Dicas de Mulher Notícias

Anúncios com modelos magras demais intimidam o público, diz pesquisa

Reações comparativas, negativas e falta de interesse são causadas pela exposição exagerada à "perfeição"

em 02/03/2013

Candice Swanepoel. Foto: Reprodução

Uma recente pesquisa feita pelo Warwick Business School mostra que modelos muito magras e artistas famosas não são atraentes em propagandas de produtos. O estudo foi feito apenas com mulheres, aponta que nos casos de campanhas feitas com mulheres que representam um ideal de beleza, acabam intimidando e afastando o público do produto. Isso acontece porque as mulheres tendem a criar uma postura defensiva em relação a imagem para se sentirem melhor em relação a auto-comparação que elas fazem até mesmo inconscientemente.

As participantes observaram campanhas no meio de várias outras e o foco era uma em questão que se encontrava ao lado de uma propaganda de vodka. Algumas receberam anúncios com modelos que não eram super atraentes, uma segunda parte das mulheres recebeu a mesma campanha com mulheres de biquíni mas posicionadas de maneira sutil, e a parte final do grupo, foi exposto a campanha com mulheres em evidência na mesma proporção da vodka. A forma como a modelo foi apresentada, afetou nitidamente o comportamento e a assimilação, diferente da defensiva criada quando a modelo é muito evidente, as propagandas mais sutis ajudavam a assimilar o produto e auxiliaram nas vendas.

Uma das colaboradoras da pesquisa, Tamara Ansons, ressalta que “para usar com sucesso imagens idealizadas no marketing, ela deve ser apresentada de forma sutil, nós descobrimos que a forma como a imagem da modelo perfeitamente em forma foi utilizada foi muito importante na determinação de um efeito positivo ou negativo sobre as mulheres e sua auto-percepção. É importante entender quando podemos esperar efeitos positivos pelo uso de imagens corporais idealizadas em marketing e como isso influencia as decisões de compra”.

E vocês, o que acham das campanhas exageradas e das modelos idealizadas?

Comentários
Dicas relacionadas