Dicas de Mulher Notícias

Alerta: refrigerantes viciam tanto quanto cigarros

Além disso, os açúcares contidos nas bebidas são uns dos maiores causadores da diabetes tipo 2 e da obesidade

em 15/05/2013

Foto: Thinkstock

Cientistas europeus deram o alerta definitivo: as bebidas doces e gaseificadas não só engordam e causam problemas nos dentes como também viciam. Segundo eles, as garrafas e latas deveriam conter avisos que alertassem a população da mesma maneira que os cigarros. O estudo foi feito em diversos países, como Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e França, nos quais 350.000 indivíduos foram interrogados sobre seus hábitos alimentares em uma pesquisa que, a princípio, tinha como objetivo relacionar a alimentação à causas do desenvolvimento de câncer.

Os pesquisadores apontam que a cada lata consumida, por dia. de bebida com açúcar excessivo. o risco do aparecimento de diabetes tende a aumentar. Mesmo levando o tipo de cada corpo em consideração, o índice de diabetes do tipo 2 ainda era muito alto nos entrevistados que bebiam frequentemente refrigerantes e bebidas com açúcares artificiais, que dizem conter menos calorias. As bebidas ainda podem prejudicar o fígado e os rins, aumentando o risco de câncer.

Os efeitos do açúcar são comparados aos do tabaco, chegando a viciar e a causar tantos males à saúde quanto o cigarro. As embalagens deveriam trazer alertas claros e precisos sobre a quantidade de açúcares que contém, assim a população pode manter uma dieta saudável, sem ser enganado e manter o controle da química que entra no organismo. As bebidas ainda ajudam a desencadear a obesidade, que por si só, já traz inúmeros problemas de saúde, inclusive a diabetes.

Recomenda-se abrir mão dos refrigerantes e bebidas adoçadas artificialmente em prol de uma saúde melhor e uma vida mais estável e agradável. Os problemas acarretados por alguns tipos de alimentos e bebidas são muito sérios e preocupantes. Fique de olho no que você consome.

Comentários
Dicas relacionadas