Dicas de Mulher Notícias

9 fatos que todo mundo deve saber sobre mau hálito

Desvendar alguns mitos acerca do temido "bafo" ajuda a combater o mal com mais eficácia

em 06/09/2013

Foto: Thinkstock

O mau hálito pode causar impactos negativos, fazer com que pessoas se isolem e mantenham distância, e atrapalhar relacionamentos e oportunidades profissionais. Alguns fatos relacionados ao problema podem ajudar a lidar com isso de uma forma melhor e levar uma vida mais confiante. Veja:

  1. Tentar disfarçar não funciona
  2. Muitas vezes os antissépticos bucais são utilizados para disfarçar o odor, ao invés de tentar acabar com ele. Para eliminar o mau hálito é preciso limpar a boca e restabelecer o equilíbrio natural do fluxo de saliva e bactérias saudáveis. Para isso, use escova e fio dental diariamente.

  3. Pode ser um problema mais sério
  4. Se o mau hálito for persistente, fique atento, pois pode indicar que o corpo tem alguma doença mais grave. Procure um otorrinolaringologista.

  5. Dieta pode ser ruim
  6. Fazer dieta restritiva quase sempre leva o corpo a funcionar de forma inadequada, especialmente as que se concentram na perda rápida de peso. Como elas não têm efeitos a longo prazo, outra dieta começa logo em seguida. E as dietas contínuas podem causar problemas que fazem com que um cheiro ruim seja expelido.

  7. Saliva reduz o mau hálito
  8. Quando o corpo está bem hidratado, a produção de saliva acontece em quantidades saudáveis, impedindo que as bactérias indesejadas se movam pela boca.

  9. Boca seca causa bactérias
  10. A boca seca, com sensação felpuda e áspera, que pode ser sentida pela manhã, ocorre como resultado da redução da produção de saliva, favorecendo o aparecimento de bactérias. Procure beber um pouco de água pela manhã e manter-se sempre bem hidratada.

  11. Há bactérias amigas
  12. Nem todas as bactérias são ruins. Algumas, como o streptococcus salivarius, são amigáveis e não produzem odores desagradáveis.

  13. Cuidado com os compostos voláteis
  14. Os resíduos libertados por bactérias são a principal fonte dos compostos voláteis. Por isso, siga a recomendação dos dentistas de escovar bem os dentes.

  15. Fumar é ruim
  16. O cigarro faz mal à saúde e prejudica também o hálito. A boca irá apresentar todos os produtos químicos contidos no tabaco e muitos deles podem secar a boca e propiciar o crescimento de bactérias. Além disso, pode danificar o tecido na boca, levando a infecções e até a doenças como o câncer.

  17. Se tiver comido algo, espere
  18. Não há outra solução. Se comer alimentos como cebola, alho, ou outros que causam cheiro forte, o único jeito é esperar que os compostos sejam digeridos totalmente. Mesmo escovando os dentes o cheiro pode continuar, já que esses compostos ficam na corrente sanguínea e podem permanecer no corpo por vários dias.

Via Global Healing Center

Comentários
Dicas relacionadas