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7 números nos quais você deve prestar atenção

Peso, pressão arterial, colesterol, taxa de açúcar no sangue são alguns fatores que podem fazer diferença na saúde

em 27/09/2013

Foto: Thinkstock

Um pouco de matemática pode fazer uma grande diferença na saúde. É que alguns cálculos simples podem ajudar. Veja como:

  1. Minutos de exercícios
  2. A Organização Mundial da Saúde recomenda que os adultos completem pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana. Se você dividir esses minutos em períodos mais curtos, de 10 minutos, irá diminuir o seu risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, obesidade e câncer de mama.

  3. Açúcar no sangue
  4. A porcentagem de açúcar no sangue indica se você tem risco de ter diabetes. O médico verifica essa taxa em exames anuais: um que mede o nível de açúcar no sangue nos últimos meses, que deve ser menor que 5,7%, e o de glicemia de jejum, que mede o nível de açúcar depois de não comer por cinco horas, que deve ser inferior a 100.

  5. Pressão arterial
  6. O ideal é que a pressão seja inferior a 130/80 mm Hg, já que um número mais elevado que isso pode levar a vasos sanguíneos enfraquecidos e danificados, colocando pressão sobre o coração e aumentando o risco de insuficiência cardíaca. Uma dieta saudável e atividades físicas ajudam a manter a pressão sob controle.

  7. Frequência cardíaca
  8. Esta é a taxa que mostra se você está se exercitando de forma suficiente para promover o condicionamento cardíaco. A faixa saudável para uma mulher de 40 anos é de 85 a 145 batimentos por minuto.

  9. Colesterol
  10. A recomendação da American Heart Association para os níveis de colesterol das mulheres é abaixo de 100 mg/dl para o LDL (colesterol ruim) e acima de 50 mg/dl para o HDL (colesterol bom). Um LDL muito elevado pode levar ao acúmulo de placas nas artérias, que pode contribuir para um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Exercícios físicos e dieta ajudam a controlar o colesterol. Evite ingestão de gorduras saturadas, encontradas em carnes gordas e laticínios.

  11. Peso
  12. Uma forma de descobrir se seu peso é saudável é através do cálculo do IMC, o Índice de Massa Corporal. Quando o IMC é superior a 25, pode elevar o risco de pressão alta e diabetes. Perder alguns quilos pode ajudar também a reduzir os riscos de doenças cardíacas. É preciso prestar atenção também no tamanho da cintura. A gordura abdominal é perigosa e pode colocar seu coração em risco.

  13. Passos diários
  14. Se a rotina de exercícios for pouca, tente aumentar as atividades diárias. Substitua o elevador pelas escadas, estacione o carro um pouco mais longe do local onde vai, desça do ônibus um ponto antes e caminhe até sua casa. O movimento ideal é de 10 mil passos por dia.

Via Yahoo Shine

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