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7 maneiras inusitadas de amenizar a pressão alta

Fuja do comum e turbine sua saúde de formas diferenciadas

em 24/09/2014

Foto: Thinkstock

Quando sua pressão arterial beira a zona de perigo, você sabe como agir? Muitas pessoas recorrem a melhorias na alimentação, como o corte nos níveis de sódio, ou até buscam medicações que auxiliem no problema. Porém, existem diversas outras maneiras alternativas de baixar a pressão arterial, às quais você pode recorrer sem medo. Conheça quais são elas:

  1. Procure o sol
    Um dia ensolarado não só nos faz manter mais animados, mas, também, faz maravilhas por nossa saúde. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Edimburgo descobriu que pessoas expostas aos raios UV experimentaram uma queda significativa da pressão arterial. Mas essa exposição deve ser apenas em horários seguros e por um curto tempo, para evitar danos à pele.
  2. Visite um zoológico
    Você não precisa adotar um bichinho de estimação para desfrutar do benefício redutor da pressão arterial que os animais oferecem (embora fosse de grande ajuda). Um estudo recente produzido no Japão apontou que pessoas que visitaram um zoológico, tiveram a pressão arterial sistólica (o número mais alto) diminuída em 6%, e a pressão diastólica (o número mais baixo), em 8%. Por quê? Observar os animais “acorda” o sistema nervoso parassimpático, que reduz a pressão arterial, de forma a ajudar a neutralizar picos de adrenalina induzida pelo estresse.
  3. “Dê uma mãozinha”
    Adultos que oferecem ajuda pelo menos 200 horas por ano – cerca de 4 horas por semana – são 40% menos propensos a desenvolver pressão alta do que os não-voluntários, de acordo com um recente estudo da Universidade Carnegie Mellon. A vantagem é dupla: “As atividades voluntárias oferecem oportunidades para fazer conexões sociais saudáveis”, segundo a autora do estudo, Rodlescia Sneed. “Isso também pode dar-lhe perspectivas diferentes sobre seus problemas. Ao aprender a lidar com os desafios de maneira positiva, você evita os efeitos fisiológicos negativos do estresse”.
  4. Medite no trabalho
    Acorrentada à sua mesa todos os dias? Você pode reduzir o estresse em seu próprio ambiente de trabalho. Trabalhadores que meditaram em suas cadeiras de escritório durante apenas 15 minutos mostraram um declínio significativo da pressão arterial, de acordo com um estudo recente realizado na Austrália. Segundo o autor da pesquisa, Dr. Elefteriades, a meditação pode acalmar o sistema nervoso.
  5. Abrace seu marido
    Mulheres que abraçam seus parceiros com tendem a ter a pressão arterial mais baixa do que aquelas que o fazem menos, segundo um estudo publicado na revista Biological Psychology. O benefício pode resultar da ligação do hormônio oxitocina, que não só ajuda você a se sentir mais calma, mas também pode diminuir a atividade do sistema nervoso simpático em seu coração, e dos vasos sanguíneos, de acordo com a autora do estudo, Kathleen Luz.
  6. Entre em contato com a música
    Um novo estudo realizado na Holanda descobriu que os músicos têm pressão arterial mais baixa do que os não-músicos, possivelmente porque tocar um instrumento é tão exigente fisicamente como o exercício físico. Se tocar um instrumento não é pra você, dançar, e até mesmo cantar, lhe trarão os mesmos resultado. Em um recente estudo japonês, as pessoas que regularmente cantavam junto com a música tinham um declínio significativo na pressão arterial. A música pode aumentar a liberação de dopamina no cérebro, levando a uma queda da pressão arterial.
  7. Faça uma viagem
    Mesmo que seja curta, mude um pouco de ares, e experimente uma sensação diferente e mais prazerosa, relaxando assim, a sua mente e coração.

Via Yahoo Shine

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