Dicas de Mulher Notícias

6 passos para pedir um aumento e ter mais chances de conseguir

Quer um aumento de salário mas acha difícil pedir isso ao seu chefe? Saiba como fazê-lo da forma ideal

em 09/08/2013

Foto: Thinkstock

Já faz mais de 12 meses desde que você recebeu um aumento salarial? Se a resposta for sim, você pode estar atrasada para recebê-lo novamente. Se você hesita em abordar o seu gerente para pedir algo assim, lembre-se: muitas vezes, se você não levantar o tema da compensação, o gerente vai apenas continuar com seu status-quo. Então, cabe a você tomar uma iniciativa e ter o que merece. Confira seis passos para pedir um aumento – e ampliar suas possibilidades de obtê-lo:

  1. Saiba quando as decisões salariais são feitas
    Após ter essa valiosa informação em mãos, planeje falar com o seu gerente três meses antes da revisão salarial. Assim ele terá tempo para se organizar, e assim, poder dar o seu aumento.
  2. Faça uma avaliação honesta de seu desempenho
    Faça uma lista de suas realizações ao longo dos últimos 12 meses. Procure listar as informações mais detalhadas sobre os seus sucessos. Excelentes avaliações de desempenho são a melhor maneira de posicionar-se diante de seu gerente, para pedir um aumento.
  3. Colete dados de mercado para comparar situações
    Você precisa saber sobre as taxas salariais de outros funcionários de sua posição no mercado. Tente fazer uma comparação justa, pesquisando o salário de funcionários de organizações no mesmo local e do mesmo tamanho que a que você trabalha. As variáveis que mais influenciam o seu pagamento são a educação, experiência, desempenho, indústria e tamanho da organização.
  4. Agende uma reunião com seu gerente
    Uma vez que você coletou dados do mercado de trabalho, você está pronta para pedir um aumento. Agende um horário com o seu gerente para discutir seus objetivos de carreira e aspirações.
  5. Fale sobre suas contribuições e seu valor de mercado
    Quando encontrar com seu gerente, articule claramente como você contribuiu para o sucesso da organização. Mapeie suas habilidades. Deixe seu gerente saber que você, como todos os profissionais de negócios experientes, sabe o valor de sua posição de mercado.
  6. Antecipe possíveis objeções
    Se você receber contra argumentos sobre os dados que apresentou, mude o foco da conversa para como você deseja compreender melhor a sua compensação salarial e como ela está definida no momento. Se você disser que não há dinheiro suficiente no orçamento ou existem restrições financeiras, ofereça soluções criativas. Tente obter um acordo razoável. Certifique-se de terminar a conversa com uma nota positiva.

Via Huffington Post

Comentários
Dicas relacionadas