Dicas de Mulher Notícias

6 maneiras de diminuir a conta de energia elétrica

Diminuir os gastos no fim do mês com energia pode ser simples com alguns hábitos

em 20/07/2013

Foto: Thinkstock

Você pensa que a conta alta de luz é algo que você praticamente não pode fazer nada a respeito? Engano seu! Conheça alguns hábitos que podem lhe ajudar a reduzir consideravelmente a sua conta de energia:

  1. Faça um orçamento
    Tomar nota dos seus gastos pode lhe tornar mais consciente. Verificar o quanto você gasta mensalmente, pode lhe permitir criar metas para gastar menos em todos os aspectos.
  2. Use os benefícios da luz solar
    Considere os aquecedores solares para aquecer os chuveiros, no lugar de usar chuveiros elétricos. Além de econômicos, são ecologicamente corretos. O aquecedor retém a luz do dia, e torna a água de sua casa sempre quente, à sua disposição.
  3. Desligue seus aparelhos durante à noite
    Quando não estiverem em uso, mantenha seus aparelhos desligados da tomada. O microondas e a televisão são exemplos de aparelhos que gastam uma quantidade notória de energia no fim do mês, por permanecerem conectados à tomada 24h por dia. Os aparelhos que você não utiliza e que permanecem ligados, representam, em geral, 30% da sua conta de energia!
  4. Use lâmpadas econômicas
    Lâmpadas com a tecnologia em LED poupam bastante o impacto em seu orçamento no fim do mês. Procure substituir o que puder em sua iluminação por luzes de LED.
  5. Use somente aparelhos econômicos
    Compre apenas aparelhos que contenham o selo A de gasto de energia. Assim você se certifica de que seus eletrônicos e eletrodomésticos não serão vilãos do seu salário no fim do mês. E ao comprar um aparelho como geladeira ou ar condicionado, verifique se ele possui a tecnologia inverter, que permite maior economia de energia.
  6. Abra as janelas
    Durante o dia, abra as janelas e aproveite a luz do sol. Evite ficar com as janelas trancadas e com a luz acesa.
Comentários
Dicas relacionadas