Dicas de Mulher Notícias

6 dicas essenciais para as compras de fim de ano

Antecipe-se para não correr risco de se atrapalhar com as compras de presentes

em 29/11/2013

Foto: Thinkstock

Evite cair em ciladas nesse fim de ano! Confira algumas dicas para que suas compras de Natal não se tornem um pesadelo financeiro e/ou um estresse desnecessário:

  1. Compre antes, não deixe para a última hora
    Se você costuma deixar as compras de Natal para meados do dia 20, já sabe que encontrará menos opções de preço, produtos e marcas, além de lojas e estacionamentos lotados, sem falar no trânsito caótico. Aproveite o início de dezembro para adiantar as compras com tranquilidade, tempo e opções.
  2. Faça uma lista
    Para não se esquecer de ninguém e não arriscar sair comprando um monte de coisas sem um presenteado definido, faça uma lista completa com: nome do presenteado, valor máximo a ser gasto e 2 ou 3 opções de presentes para ele ou ela. Leve em consideração idade, gênero e gosto pessoal na hora de escolher o presente.
  3. Estabeleça limites
    Sejam limites individuais (valor máximo por presente) ou um limite total, o importante é se manter fiel à ele. Se pretende gastar R$30 com cada lembrança, tente não ir além disso. Trabalhe dentro do que você tem disponível e não estoure o limite do seu cartão. Lembre-se que em janeiro você pode ter gastos anuais, por exemplo, o IPTU e a matrícula escolar.
  4. Pesquise preços na internet antes de ir às lojas físicas
    Por vezes, o preço online é mais atraente, sendo assim, compensa comparar os preços nas lojas físicas e nas virtuais. Mas lembre-se de considerar o frete, o tempo de entrega e que nesta época do ano as entregas podem se atrasar devido ao grande volume de pedidos.
  5. Embrulhe seus presentes e deixe tudo organizado
    Ao chegar em casa com as compras, finalize essa tarefa deixando tudo pronto, embalado, identificado e organizado no local certo. Assim você já elimina um item da sua lista de afazeres do fim do ano e não precisa ficar se preocupando em mexer com isso novamente depois.
  6. Cuidado com as tentações consumistas
    Ao fazer as compras de presentes, você será tentada de todas as formas a comprar até mesmo o que você não precisa. Nesses momentos, tenha calma e avalie se realmente você tem condições de pagar pelo produto sem comprometer suas finanças e questione-se se realmente precisa daquilo. Para não sofrer muito, permita-se dar um presente a você de um valor máximo estipulado dentro do seu orçamento.

Via Shine

Comentários
Dicas relacionadas