Dicas de Mulher Notícias

6 coisas que influenciam os sonhos

Muitas coisas ao nosso redor são responsáveis pelo enredo do que sonhamos. Saiba quais são esses fatores

em 01/10/2013

Foto: Thinkstock

Quando estamos dormindo, nosso corpo trabalha de todas as maneiras para que não acordemos. Portanto, estímulos externos como cheiros, sons e sensações, muitas vezes se tornam narrativas para nossos sonhos. De acordo com a analista de sonhos e membro da Associação Internacional de Estudo dos Sonhos, Lauri Loewenberg, quando a mente sonha, ela incorpora todas as interferências externas no enredo do sonho.

Já os sonhos naturais, ou seja, aqueles que não estão à mercê do que está acontecendo ao nosso redor, nos ajudam a processar os pensamentos e sentimentos sobre o nosso dia. Muitas interferências externas podem impedir que nossa mente processe e resolva tais sentimentos, segundo Loewenberg. Conheça alguns fatores que podem interferir em nossos sonhos:

  1. Sons
    Se você já incorporou o som do seu despertador em seu sonho – talvez tornou-se um alarme de incêndio ou um apito – você sabe que os sons da vida real podem “se encontrar” em histórias de seus sonhos. Loewenberg aponta que a trilha sonora pode influenciar o conteúdo dos seus sonhos. Porém, ela recomenda que você não coloque música para dormir. O silêncio absoluto deixará sua mente realmente descansada e seus pensamentos serão melhor processados.
  2. Cheiros
    Em um estudo de 2008, pesquisadores alemães introduziram ou um cheiro positivo (de rosas) ou um cheiro negativo (de ovos podres), enquanto mulheres entravam na fase do sono REM. Quando as mulheres foram acordadas, elas foram questionados sobre o que haviam sonhado. As que sentiam cheiro de rosas enquanto dormiam, tiveram sonhos positivos. Já as que dormiram em contato com os ovos podres, tiveram pesadelos e sonhos com conteúdos ruins. Segunda a doutora, “A parte do sistema límbico do cérebro que controla a capacidade de receber cheiros, é a mesma querecebe as emoções”.
  3. Posição para dormir
    Um estudo recente realizado em Hong Kong descobriu que dormir de barriga para baixo aumenta as chances de se ter um sonho sexual – ou de perseguição.
  4. Seu estado mental
    O estado de sua mente tem um enorme impacto em seus sonhos. A depressão, por exemplo, pode influenciar as paletas de cores dos seus sonhos. Se você tem um sonho em preto e branco, ou em que as cores são suaves ou em tons de cinza, pode ser um sinal de depressão”, segundo Loewenberg.
  5. Privação de alimentos/vícios
    Você já se perguntou por que você está sendo “assombrada” por pizzas e sorvete em seus sonhos quando você está tentando perder peso? “Sempre que você para de consumir algo, como a bebida ou o cigarro, ou até mesmo doces – você vai sonhar com eles”, aponta Loewenberg. Ou seja, se você faz dieta ou está cortando o açúcar, os seus sonhos são propensos a lhe mostrar deliciosos doces. As pessoas que param de fumar costumam ter sonhos com cigarro até, pelo menos, dois anos após a interrupção total do vício.
  6. Uso de drogas e vitaminas
    Há uma série de maneiras nas quais os produtos farmacêuticos podem influenciar seus sonhos. A vitamina B6, por exemplo, pode ajudar as pessoas a lembrar de seus sonhos de forma mais viva. Assim como medicamentos podem ter outros impactos nos seus sonhos.

Via The Huffington Post

Comentários
Dicas relacionadas