Dicas de Mulher Notícias

5 razões para beber mais chá

Estudo aponta que chá te deixa mais feliz, saudável e esperta

em 06/10/2014

Foto: Thinkstock

De acordo com 12 novos estudos publicados na edição de dezembro do American Journal of Clinical Nutrition, o consumo diário de chá pode melhorar sua saúde óssea, a concentração, sua capacidade de resolver problemas, o seu humor e ainda te ajuda a perder peso. “Embora nós sejamos uma nação de bebedores de café, o chá é a bebida mais antiga do mundo e suas propriedades de saúde são indiscutíveis”, afirma Julie Upton, nutricionista e pesquisadora da Academia de Nutrição e Dietética. “Para experimentar os benefícios do chá, as pessoas devem procurar beber de 3 a 5 xícaras por dia”. Confira 5 desses benefícios:

  1. Aumenta a produtividade
    Beber chá preto e verde melhora sua concentração. A pesquisa descobriu que beber duas a três xícaras ao longo de um período de 90 minutos melhora o estado de alerta, atenção e foco e ajuda as pessoas a fazerem o seu trabalho com mais precisão.
  2. Melhora seu humor
    Das coisas que fazem você sorrir – elogios do seu chefe, assistir o pôr do sol, ler um grande livro – chá preto e verde não fazem parte da lista, mas deveriam. A L-teanina presente nesses chás ajuda os neurotransmissores a produzirem dopamina e serotonina, proporcionando uma sensação de bem-estar e prazer.
  3. Ajuda a perder peso
    É fato. Bebedores de chá verde têm menores índices de massa corporal (IMC), medidas da cintura e do quadril, gordura corporal em relação às pessoas que não bebem chá. Alguns compostos presentes nesses chás, como o polifenóis, aumentam o gasto energético e a oxidação de gorduras, e a catequina, aumenta o gasto metabólico durante o repouso. Julie explica que “O chá verde não é um método milagroso de perda de peso, no entanto, a pessoa vai queimar mais de 100 calorias fazendo o que faria normalmente durante todo o dia, apenas por beber”.
  4. Melhora a saúde óssea
    Quando se trata de prevenir a osteoporose, o leite sempre rouba a atenção, mas o chá verde também contribui. “Os polifenóis aumentam a produção de células ósseas em pessoas de qualquer idade e os antioxidantes chamados flavonoides contribuem para uma lenta perda óssea em mulheres na menopausa”, diz Upton.
  5. É saudável para o coração
    Um hambúrguer com batatas fritas gordurosas parece delicioso, mas o malefícios que ele causa em seu corpo não são. No entanto, terminar a refeição com uma xícara de chá preto pode neutralizar os efeitos dos alimentos gordurosos sobre a pressão arterial e o fluxo sanguíneo arterial. “O efeito é quase imediato”, explica Upton. “O chá preto solta os vasos sanguíneos, ajudando o sangue circular mais livremente e reduz a pressão arterial”, adiciona.

Via Shine

Comentários
Dicas relacionadas