Dicas de Mulher Notícias

5 maneiras de exercitar seu lado extrovertido

Tentar se aproximar de pessoas, buscar pontos em comum e falar de assuntos positivos ajuda a fazer novos amigos

em 20/09/2013

Foto: Thinkstock

Um estudo realizado em junho de 2013 e publicado no Journal of Research in Personality mostrou que ser extrovertido quando mais jovem faz com que as pessoas se sintam mais felizes com o passar do tempo e a chegada da idade. Pesquisadores do Reino Unido entrevistaram mais de 2.500 pessoas, com perguntas sobre a personalidade e a forma como se comportavam entre os 16 e os 26 anos. Com base nesses dados, foi avaliada a satisfação deles com a vida mais de três décadas depois, quando tinham em torno de 60 anos, e os resultados mostraram que os mais extrovertidos na juventude eram mais felizes com suas vidas.

“A personalidade é parcialmente determinada geneticamente e tende a ser bastante estável a partir do início da idade adulta. Mas algumas pesquisas mostram que as pessoas que estão satisfeitas com seus relacionamentos e seu trabalho tendem a se tornarem um pouco mais extrovertidas com o tempo”, diz Catharine Gale, autora do estudo.

Veja algumas maneiras de construir mais amizades e investir num futuro mais feliz:

  1. Cause uma boa primeira impressão
  2. Dizem que a primeira impressão é que fica. Por isso, algumas dicas podem ser úteis para o momento de conhecer alguém. Experimente movimentar suas sobrancelhas para cima quando estiver próxima da pessoa e, em seguida, estenda a mão para cumprimentar. Isso ajuda a se sentir mais aberta e receptiva, além de dizer à outra pessoa que você é simpático, segundo Patti Wood, autora de “Snap: primeiras impressões, linguagem corporal e carisma”. Ela sugere praticar primeiro no espelho.

  3. Faça um amigo
  4. Para os extrovertidos é fácil tomar a iniciativa e conversar com pessoas, fazendo novos amigos. E ter amigos tem um impacto benéfico para a saúde, pois eles deixam os bons momentos ainda melhores e tornam os momentos difíceis mais fáceis de gerenciar. Mas conhecer amigos novos não é algo natural para todo mundo. Se esse é o seu caso, Patti Wood recomenda definir uma meta de conhecer uma nova pessoa a cada semana. Ao se aproximar de alguém, faça perguntas como “de onde você é?” e “o que você faz?”. Pode parecer simples, mas é uma oportunidade de descobrir pontos em comum.

  5. Equilibre as conversas
  6. Nem tagarela demais, nem calado demais. Por isso, ao terminar uma conversa com um amigo, pergunte a si mesma qual voz você ouviu mais durante a conversa. Se a outra pessoa não falou muito, é porque provavelmente você fala demais e ouve pouco. Na próxima conversa, tente fazer uma pergunta de cada vez e ouvir o que o outro tem a dizer antes de fazer um comentário. Isso faz com que a pessoa se sinta compreendida e o relacionamento cresça mais forte.

  7. Converse no trabalho
  8. Procure, no ambiente de trabalho, o local onde as pessoas costumam se reunir para bater papo. Defina uma meta e tente cumpri-la, indo para esse local por cinco minutos num determinado dia da semana. Comece aos poucos, busque pontos em comum durante as conversas e, com o tempo, pergunte se alguém quer almoçar com você.

  9. Fale sobre temas positivos
  10. Quando sair para almoçar com os colegas de trabalho ou novos amigos, tente sempre falar de histórias positivas. Se você passar o tempo contando, por exemplo, sobre o seu carro que quebrou, haverá uma associação negativa com você. Em vez disso, fale sobre um novo restaurante que você gostou, sua aula de yoga favorita, e outros assuntos que te façam parecer mais simpática na fase em que a amizade ainda está sendo construída. No fim, diga sempre algo do tipo “foi muito bom falar com você, vamos fazer isso de novo”. Lembre-se que a última coisa que você disser é o que vai ficar na memória da outra pessoa.

Via Huffington Post

Comentários
Dicas relacionadas