Dicas de Mulher Notícias

5 doenças que o café pode ajudar a prevenir

Essa deliciosa bebida por ser uma grande aliada da sua saúde

em 29/07/2013

Foto: Thinkstock

Os apreciadores desta bebida adoram ter uma boa desculpa para tomar mais de uma xícara de café durante o dia. Mas com a realização de novos estudos, que constataram que ele previne até cinco doenças, vai ser mais fácil ter todas as desculpas do mundo por uma pausa nos trabalhos para o bom e velho cafezinho. Os estudos não se aplicam à versão descafeinada. Saiba quais são as cinco doenças que ele ajuda a prevenir:

  1. Câncer de endométrio
    O câncer endometrial é o tipo mais comum de câncer de útero, que afeta geralmente as mulheres entre idades de 60 e 70 anos. O estudo realizado com mulheres obesas, no período de pós menopausa, apontou que, as que bebiam duas ou mais xícaras de café (sem açúcar) por dia, tinham um risco menor de câncer de endométrio. O estudo da Escola de Saúde de Harvard descobriu que mesmo uma xícara de café por dia reduziu significativamente esse risco.
  2. Câncer de fígado
    Segundo a pesquisa, a ingestão elevada de café – mais de três xícaras por dia – diminuiu significativamente o risco de carcinoma hepatocelular, o tipo mais comum de câncer no fígado.
  3. Câncer oral
    Mais conhecido como câncer de boca, a doença pode afetar a gengiva, bochechas e o céu e chão da boca. O café apresentou uma redução de risco de câncer na cavidade oral e da faringe, segundo um estudo realizado na Inglaterra. Porém, o risco só foi diminuído com a ingestão de quatro xícaras por dia.
  4. Depressão
    Um estudo que acompanhou 50 mil mulheres entre idades de 35 e 50 anos, descobriu que aquelas que bebiam de duas a três xícaras por dia, tinham 15% a menos probabilidade de desenvolver sintomas de depressão. No entanto, as razões ainda não são claras para os pesquisadores.
  5. Morte
    Não que a morte seja considerada uma doença, mas o café pode ser um truque para se viver mais tempo. Um estudo com 400 mil americanos entre idades de 50 e 71 anos, descobriu que aqueles que bebiam de duas a três xícaras por dia tinham 10 a 15% menos probabilidade de morrer nos próximos 13 anos! Acredita-se que o efeito está associado aos seus poderes antioxidantes, que protegem o corpo dos radicais livres.

Via Yahoo Shine

Comentários
Dicas relacionadas