Dicas de Mulher Notícias

5 dicas para turbinar o funcionamento do seu fígado

É possível melhorar o funcionamento do fígado adotando uma vida saudável e incluindo alguns hábitos no dia a dia

em 05/11/2013

Foto: Thinkstock

Por ser a maior glândula do corpo humano, o fígado possui importância inegável para a manutenção das funções de nosso organismo. Porém, muitas vezes o sobrecarregamos com hábitos do dia a dia, e tornamos seu desempenho inferior ao habitual. Por isso, confira algumas dicas de como melhorar o funcionamento desse importante órgão e se sentir cada vez melhor:

  1. Acrescente limão à água
    Beber água durante todo o dia é um cuidado primordial com nosso corpo. Adquira esse hábito e procure acrescentar gotas de limão em um ou dois copos dos quais vai beber no dia. O limão ajuda a reforçar a capacidade de desintoxicação do fígado. Isso porque o ácido cítrico do suco de limão estimula o fígado a produzir a bile, veículo que seu corpo usa para excretar as toxinas.
  2. Coma vegetais
    Alimentos como beterraba, cenoura, repolho, couve, rúcula, cebola, alho, brócolis, couve e outros vegetais são verdadeiros reconstrutores do fígado. Certifique-se de comer pelo menos duas porções por dia. A desintoxicação do fígado requer uma quantidade considerável de nutrientes, portanto, consulte um nutricionista e, se necessário, utilize suplementos vitamínicos naturais.
  3. Massageie-o
    Isso mesmo! Massageie o seu fígado. Deite-se de costas, e friccione suavemente a área da vesícula biliar e fígado, que estão localizados ao longo da costela inferior do lado direito do corpo. Isso ajuda a melhorar a circulação do sangue para o órgão.
  4. Não o sobrecarregue
    Seu fígado já trabalha duro o suficiente processando o que você come no dia a dia. Portanto, não o sobrecarregue com álcool em excesso. Saiba beber com moderação, e não durante todos os fins de semana. Analgésicos também fazem seu fígado trabalhar em excesso, portanto, dispense-os sempre que puder.
  5. Consuma minerais
    Os minerais são essenciais para o processo de desintoxicação do fígado, por isso, certifique-se que você está comendo alimentos ricos em minerais ou tome um bom suplemento mineral líquido, sob a supervisão de um nutricionista. Minerais importantes para a desintoxicação do fígado incluem o magnésio, cálcio, potássio, cobre, sódio, ferro, zinco, selênio, manganésio e outros.

Via Fitnea

Comentários
Dicas relacionadas