Dicas de Mulher Notícias

5 coisas que te deixam cansada e você nem imagina

Saiba como interpretar os sinais da fadiga e descubra o que pode estar te deixando apática durante o dia

em 19/09/2013

Foto: Thinkstock

Anda com fadiga excessiva e não faz ideia do motivo? Conheça cinco razões pelas quais você pode estar se sentindo assim tão cansada:

  1. Desidratação
    Mesmo a desidratação moderada pode fazer você se sentir mentalmente lenta e mexer com a sua concentração. A próxima vez que você estiver se sentindo com a cabeça “nebulosa”, ou até mesmo com vertigens, pode não ser carência de algum alimento, e sim, de um ou dois copos de água.
  2. Celular
    Ficar checando o celular antes de dormir amplifica a atividade do cérebro, tornando mais difícil pegar no sono. Além disso, a luz azul artificial de qualquer aparelho eletrônico pode suprimir o hormônio melatonina do sono. Uma pesquisa realizada em 2011 pela Fundação Nacional do Sono apontou que 20% das pessoas com idades entre 19 a 29 anos são despertados por uma chamada, texto ou e-mail, pelo menos algumas noites por semana. Desligue o celular antes de se deitar.
  3. Medicação
    Muitos remédios têm como efeitos colaterais o cansaço e a falta de energia. O principal deles são algumas classes de antidepressivos e alguns beta-bloqueadores utilizados para prevenir enxaquecas ou tratar a pressão arterial elevada. Se você iniciar uma nova medicação e se sentir mais apática do que o habitual, consulte o seu médico para uma alternativa.
  4. Exercícios demais
    Exercícios são excelentes para o bom funcionamento do organismo, porém, como tudo em excesso pode ser prejudicial, eles também entram nessa regra. Faça um treino de acordo com um profissional que entende do assunto e procure um médico antes de iniciar sua ginástica.
  5. Baixa taxa de ferro
    Se você não está ingerindo a quantidade diária suficiente de ferro para seu organismo, ele pode não funcionar corretamente e você pode se sentir esgotada. Baixos níveis de ferro podem levar a anemia. Se você se sentir fraca, solicite ao seu médico um exame de sangue para ver se um suplemento é necessário.

Via Yahoo Shine

Comentários
Dicas relacionadas