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20 dicas para perder peso com atividades do dia a dia

Essas ações não exigem muitos esforços e podem ser poderosas aliadas no seu emagrecimento

em 22/07/2013

Foto: Thinkstock

Se você está em plena dieta e já começou a perder algum peso, estas dicas podem maximizar seus esforços e a velocidade dos seus resultados. Conheça algumas estratégias bem-sucedidas para cortar calorias e queimar gorduras, que gastam só 60 segundos para serem executadas.

  1. Coloque mais água no suco
    Utilize mais água em seu suco, do que frutas. Faça-o como se fosse um refresco. Assim, a quantidade de açúcares da bebida se reduzirá pela metade.
  2. Ande enquanto faz suas tarefas
    Se você fizer pequenas caminhadas pela casa enquanto lava a roupa, você gasta 68 calorias. Pondo a mesa, 85. Nessas pequenas ações, você perde cinco quilos ou mais em um ano.
  3. Aprenda sobre o que te faz ou não engordar
    A princípio, uma barra de chocolate pode conter 220 calorias. Mas um olhar mais atento pode revelar que uma garrafa de suco, um pacote de biscoitos ou até um pacote de nozes pode conter as mesmas calorias. Não se trata do que você come, e sim, do quanto come.
  4. Beba chá verde antes de uma caminhada
    A cafeína libera ácidos graxos para que você queime gorduras mais facilmente. E os polifenóis (substâncias antioxidantes) do chá verde aparecem para trabalhar com a cafeína, e ajudar na queima de calorias. (Se você tem pressão alta, pule esta dica).
  5. Aproveite a comida do almoço no jantar
    Jantar fora mais do que cinco vezes por semana pode fazer você comer mais – cerca de 300 calorias por dia – do que se você comer fora com menos frequência. Além disso, aproveitar a comida do almoço, em vez de jogá-la fora, é ecologicamente correto.
  6. Polvilhe linhaça nos cereais da manhã
    Rica em fibra, a semente de linhaça moída pode ajudar a reduzir o apetite e a eliminar calorias. Adicione ao iogurte, pães e até em vitaminas e sucos. Fica delicioso e nutritivo!
  7. Agende um exame de sangue
    Cerca de 1 em cada 12 mulheres (a maioria das quais não sabem) tem um sub ativo da tireóide, o que pode desacelerar seu metabolismo. Descubra já se esse é o seu caso. Consulte um endocrinologista.
  8. Use uma garrafa de água maior
    Compre uma garrafa maior de água – e ande com ela. Assim, você se obrigará a beber mais água durante o dia. A água é uma forte aliada no combate à gordura!
  9. Coma pedaços grandes de legumes
    Coma cenouras inteiras, aipo, batata-doce, abobrinha ou outros legumes em vez de ralá-los ou cortá-los em pedaços pequenos. É preciso mais esforço para mastigar pedaços maiores, assim, você mastigará mais, e seu corpo entenderá que você comeu mais comida (sentindo-se, assim, mais satisfeita).
  10. Chame um amigo!
    Preencha a solidão com boas conversas e companheirismo – e não com biscoitos.
  11. Saiba o que você anda comendo
    Anotar o que você come pode ajudá-la a cortar calorias e ficar no controle da situação, porque você se torna mais ciente do que está ingerindo.
  12. Compre pacotes pequenos
    Quanto maior o pacote, maiores as chances de você comer mais. De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, é comum que a pessoa coma 44% a mais do que ela estava com vontade, quando tem um pacote grande de comida à sua disposição.
  13. Corra!
    Se você já caminha, adquira o hábito de correr. Esse poderoso exercício aeróbico queima as gordurinhas localizadas, faz um bem enorme ao coração e fortalece os ossos. Quer motivos melhores que esse para começar sua maratona? Não se esqueça de consultar um médico antes de realizar exercícios físicos.
  14. Largue o pote de comida e vá para o chão!
    Antes de “assaltar” aquele pote de sorvete, faça 10 abdominais ou flexões. Fazer alguma atividade física pode colocá-lo novamente em contato com o seu corpo – e seus objetivos. Discipline-se!
  15. Faça sopa com pedaços grandes de alimentos
    Em uma pesquisa, pessoas que comeram sopas contendo grandes pedaços grandes de vegetais relataram se sentirem mais saciadas e comeram 20% a menos durante o almoço, do que aquelas que tinham batido totalmente os mesmos ingredientes em sua sopa.
  16. Diminua a gordura usada no preparo dos alimentos
    Utilize uma colher a menos de óleo na hora de cozinhar e prefira alimentos com gordura reduzida – e mais saudáveis.
  17. Coma alimentos mais leves
    O peso dos alimentos – não apenas a gordura e as calorias – é o que a enche. Comer menos e ainda se sentir satisfeito com alimentos pesados de baixa caloria, como laranjas, morangos, uva, melão, espinafre cozido, couve e brócolis pode te deixar saciada mais rapidamente.
  18. Consuma peixe!
    As variedades ricas em ácidos graxos e ômega-3 são: atum, cavala, bacalhau e salmão. Esses, principalmente, podem ajudá-la a perder peso e a melhorar seu metabolismo. Pessoas obesas que comeram uma dieta reduzida em calorias que incluiu peixe todos os dias, perderam cerca de 20% mais peso do que aquelas com uma dieta livre de peixe, segundo uma pesquisa. Mas cuidado: Nem todos os tipos de peixes são saudáveis.
  19. Engane seu paladar
    Chupar uma bala de menta, eucalipto ou hortelã (sem açúcar) interrompe seu desejo instantaneamente.
  20. Escreva frases de inspiração
    Para se manter motivada, espalhe pela casa, em pontos estratégicos, frases que te motivam a prosseguir com sua dieta. Na geladeira, computador ou TV, por exemplo. O importante é manter o foco!.
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