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12 passos para emagrecer sem mudar sua rotina radicalmente

Pequenas atitudes podem fazer toda a diferença em sua dieta

em 17/07/2013

Foto: Thinkstock

Emagrecer não é tarefa tão fácil, sabemos. Mas pequenas atitudes do cotidiano podem fazer toda a diferença nesse processo. Que tal incorporá-las ao seu dia a dia? Confira os 12 hábitos que lhe ajudam a emagrecer de uma forma mais simples:

  1. Não pule o café da manhã
    É importante começar a acelerar o seu metabolismo. E, para isso, você deve fazer todas as refeições diárias.
  2. Troque o elevador pelas escadas
    Esse hábito pode lhe fazer diminuir quase 2% da sua cintura em 12 semanas!
  3. Saiba do que realmente tem vontade
    Quando você está com desejo de comer doces, você pode estar apenas sentindo necessidade de açúcar no sangue. Comer um pedaço de fruta pode eliminar essa vontade rapidamente. Quando você sabe o que seu corpo realmente necessita, é mais fácil encontrar uma alternativa de supri-lo da forma correta.
  4. Beba mais água!
    Você sabe que é de suma importância a ingestão de água, mas sabemos como é difícil se lembrar de adquirir o hábito, já que as tarefas do dia a dia nos consomem boa parte do tempo. Leve uma garrafinha cheia com você para onde for, assim, o hábito se torna mais natural.
  5. Beba água antes de “beslicar”
    Muitas vezes você sente vontade de “beliscar” algo durante o dia, quando pode estar apenas sentindo sede. Em vez de recorrer ao pãozinho, experimente beber um pouco de água. Ela irá ajudar a saciar a vontade e, caso você esteja realmente com fome, também ajudará a digerir melhor o alimento.
  6. Leve pequenos lanches saudáveis com você
    Certifique-se de sempre ter uma fruta ou barra de cereal na bolsa, antes de correr à padaria para comprar um salgado e matar sua fome.
  7. Substitua o refrigerante por chá verde
    Um estudo publicado no The Journal of Nutrition concluiu que consumo do chá verde ajuda a eliminar gordura corporal. É também uma ótima maneira de ingerir sua dose de cafeína com menos calorias.
  8. Coloque a comida em pratos pequenos
    Costuma comer mais do que sente vontade? Talvez seja porque você enche demais o prato. Colocar a sua comida em pratos pequenos vai ajudá-la a comer apenas a quantidade que você deve e acostumar seu cérebro com isso. Para ajudar, use pratos azuis. Estudos apontam que a cor azul desestimula o consumo exagerado de comida.
  9. Pense sobre o que você está colocando em sua salada
    As saladas podem ser enganosamente ricas em calorias. Certifique-se de que sua salada é equilibrada, ignorando as opções de alto teor calórico (como frango frito ou molhos ricos em gordura para salada) e corte o tamanho de suas porções.
  10. Coma devagar
    Ao comer lentamente, você é capaz de dar tempo ao seu estômago para digerir. Desta forma você se sente satisfeita mais rápido, do que quando come rápido.
  11. Mova-se!
    Realizar caminhadas de duas horas, distribuídas ao longo do dia, pode lhe fazer gastar até 350 calorias extras por dia. Então, levante-se e comece sua caminhada ainda hoje!
  12. Acalme-se
    Ficar obcecada com a perda de peso pode se tornar contraproducente. O estresse desequilibra as funções do seu organismo e, assim, você vai ter mais dificuldade em perder peso. Então, mantenha a calma e o foco em sua saúde e bem-estar.
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