Dicas de Mulher Notícias

10 regras para manter a etiqueta na fila

Algumas dicas importantes vão ajudar a enfrentá-las sem problemas

em 06/08/2013

Foto: Thinkstock

O grande movimento em bancos, lojas, estacionamentos, restaurantes e no comércio em geral faz surgir um problema que incomoda muita gente: as filas. E se não há como escapar delas, a dica é seguir algumas regras de etiqueta que podem ajudar a tornar a espera menos desagradável.

  1. Fale baixo no telefone. Ninguém é obrigado a ouvir suas conversas.
  2. Use um fone de ouvidos para escutar suas músicas preferidas. Isso ajuda a distrair e dá a impressão de que o tempo passa mais rápido.
  3. Dê a vez para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, mesmo que não esteja na fila de atendimento preferencial.
  4. Mantenha a distância de um braço da pessoa que está à sua frente, assim você ajuda a evitar esbarrões, cotoveladas, e todos ficam mais confortáveis.
  5. Se precisar reclamar, procure alguém que possa efetivamente resolver o problema. Ficar resmungando ou reclamando com as outras pessoas que estão na fila não muda nada e ainda deixa os outros irritados.
  6. Ao cruzar uma fila, peça licença, espere a pessoa abrir espaço, passe a agradeça.
  7. Não se esqueça de pedir desculpas caso, sem querer, empurre, tropece, ou bata a bolsa em alguém. Educação é sempre bem vinda.
  8. Se estiver a fim de conversar, tente iniciar uma conversa com quem está próximo a você, mas sempre com simpatia e sem forçar. Se notar que a pessoa não quer papo, não insista.
  9. Em algumas ocasiões, como cinemas e teatros, é possível evitar a fila comprando os ingressos com antecedência.
  10. E o principal: nunca fure fila. Não importa se você está com pressa ou se seu caso é urgente. Você não sabe a situação das demais pessoas que estão ali. Mesmo se houver amigos localizados mais à frente, nada de se juntar a eles.
Comentários
Dicas relacionadas