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10 maneiras de se divertir e relaxar segundo a ciência

Algumas ações podem tornar sua rotina mais leve, e manter distante sua ansiedade

em 17/07/2013

Foto: Thinkstock

Organização, pontualidade e consistência são muito incentivados nos locais de trabalho, nas escolas ou na criação dos filhos. Mas existe um ponto em que ficamos exigentes demais conosco. Pessoas que vivem sob muita pressão e sempre em busca do perfeccionismo costumam se sentir frustradas, pois nem todos agem desta mesma forma. Confira a seguir 10 dicas para tornar sua rotina mais flexível e relaxada, driblando a frustração.

  1. Observe seus comportamentos rígidos
    Tire um tempo do seu dia para anotar sua rotina e suas regras. Em seguida, peça ao seu filho, parceiro ou colega para que avalie o quão rígidas parecem as ações que você anotou. Esse exercício não tem o intuito de fazê-la se sentir mal, e sim, fazê-la entender como sua rotina pode estar lhe trazendo uma sobrecarga emocional.
  2. Experimente coisas novas
    Experimente uma nova comida, um novo esporte, tipo de filme, desodorante, qualquer coisa! Use seu cérebro pra fazer coisas diferentes. Isso diminui a sua ansiedade e a torna mais flexível em outras situações da vida.
  3. Abrace as oportunidades
    Não diga “não” puramente pela força do hábito. Ao invés de pensar em 20 motivos para não fazer algo, pense em cinco razões pelas quais você deve fazê-lo. Considere o que é realmente grande e importante. Por exemplo: você não sentiu vontade de sair com amigos, mas quis preservar e reforçar suas amizades.
  4. Foque só no que está fazendo
    Não pense sobre todas as outras coisas que você precisa fazer. Isso não vai resolvê-las. Diminua a velocidade e se concentre no que está fazendo exatamente naquele momento. Isso diminuirá seu estresse e fará suas tarefas do momento serem melhor desempenhadas.
  5. Mude
    Você sempre faz as coisas por uma razão ou apenas por hábito? Comece a fazer as coisas de forma diferente. Escolha um novo caminho para ir ao trabalho, substitua o exercício atual por ioga, cozinhe coisas diferentes. Essa é uma ótima maneira de você ver como se sente sem a rigidez que lhe é tão comum.
  6. Siga o fluxo
    Este pode ser um desafio maior: permitir que outros assumam o comando. Tenha um dia em que o seu parceiro ou amigo planeja tudo, sem a sua opinião. Assim você se torna mais flexível em todos os outros aspectos da sua vida, de forma natural e espontânea.
  7. Reconheça os sentimentos do próximo
    Identifique as situações em que você está sempre no comando. Há outras pessoas na sua vida que merecem dar um outro ponto de vista? Eles podem ter parado de dar as suas opiniões, porque você não os reconhece, e modificar esse comportamento será um benefício para ambas as partes. Aprenda a ouvir mais os outros e a ser mais flexível em relação às suas opiniões.
  8. Deixe quem convive com você ser livre
    Deixe um pouco de ser controladora e pratique deixar as pessoas ao seu redor mais livres. Se o seu parceiro não dobrar as toalhas do jeito que você gosta, ou se as crianças não fizerem bem suas camas, apenas deixe-as serem assim. Manter o silêncio pode parecer um ato muito difícil, mas considere a liberdade que você vai ganhar em não ter que monitorar os outros. Isso irá tornar sua vida mais leve e com menos preocupações.
  9. Monitore-se
    Verifique seu vocabulário e modifique os “não pode”, “não deve” ou “não consigo”. Essas são frases típicas de quem não tem uma atitude flexível.
  10. Pratique
    Assim como você faz exercícios para fortalecer os seus músculos, você deve fazer o mesmo com seu pensamento e vocabulário, para tornar-se mentalmente flexível. Defina metas pequenas no início, como fazer uma pequena mudança a cada dia. Quanto mais você puder desafiar a si mesma para permitir novas experiências, mais fácil será para integrá-las em sua vida cotidiana.
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