Dicas de Mulher Notícias

10 curiosidades sobre a depilação

Saiba como o método era realizado ao longo dos tempos

em 13/06/2013

Foto: Thinkstock

Definitivamente um dos hábitos de beleza mais populares hoje em dia é também o de um passado longo e árduo para as mulheres. Nós buscamos algumas curiosidades sobre a depilação e sua evolução ao longo do tempo. As informações são da ELLE.com.

  1. Antigo Egito: As mulheres do antigo Egito removiam todos os seus pêlos do corpo com uma pinça feita de conchas, pedras-pomes, ou ceras de abelha e açúcar.
  2. O Império Romano: Homens e mulheres usavam navalhas feitas de pedras para remover os pêlos. Mesmo os pubianos eram retirados, por serem considerados “incivilizados”.
  3. A Idade Média: As mulheres removiam os pêlos de seus rostos, mas não de seus corpos. A moda da época era remover as sobrancelhas e os cabelos da testa, usando ataduras embebidas em amônia e vinagre.
  4. 1700: Jean Jacques Perret, um barbeiro francês, criou a primeira navalha para os homens em 1760, que foi usado por algumas mulheres para removerem seus pêlos.
  5. 1800: Em 1844, Dr. Gouraud havia criado um dos primeiros cremes depilatórios chamado Poudre Subtile. Logo depois, em 1880, o rei Gillette criou o primeiro barbeador moderno para os homens e, portanto, uma revolução nasceu.
  6. 1900: Em 1915, a Gillette, que se tornara uma marca, criou a primeira navalha especificamente para as mulheres, a decotada Milady. O início de 1900 marcou a popularidade dos cremes depilatórios entre elas.
  7. 1950: A depilação tornou-se mais aceita. Enquanto muitos cremes depilatórios ainda eram irritantes para a pele, as mulheres contavam com lâminas de barbear para raspar as pernas e axilas.
  8. 1960: As tiras de cera tornaram-se o método de escolha para remoção de pêlos nos braços e nas pernas. A depilação a laser chegou ao mercado em 60, mas logo caiu em desuso por prejudicar a pele.
  9. 1970: Década em que se consolidou a remoção dos pêlos na área do “biquíni” para as mulheres.
  10. Década de 80 até hoje: Hoje, a maioria das mulheres inclui a depilação com cera ou creme depilatório e a pinça em seus cuidados de beleza rotineiros. Além disso, há também o uso da depilação a laser de forma segura. As novas tecnologias fazem da prática uma das mais populares para as mulheres.
Comentários
Dicas relacionadas