Dicas de Mulher Notícias

10 coisas que não se deve dizer a uma amiga que foi traída

Algumas frases e conselhos podem piorar ainda mais o estado emocional da sua amiga e até mesmo fazê-la tomar atitudes das quais pode se arrepender

em 28/10/2013

Foto: Thinkstock

Sua amiga foi traída e procurou seu colo para desabafar e ser confortada, mas você sente tanta raiva do homem que a traiu que tem vontade de expor seus sentimentos. Mas não faça isso! A dica de um psicólogo especialista em relacionamentos é que esse momento é apenas de ouvir a dor da amiga, pois alguns comentários podem acabar piorando a situação. Veja alguns exemplos:

  1. Uma vez traidor, sempre traidor.
    Talvez você saiba que ela nunca devia ter confiado no parceiro, mas esse comentário não melhora a situação. Diga apenas: “Não posso nem imaginar como você se sente”.
  2. Os homens traem por uma razão.
    Na verdade as razões que levam à traição variam, pode ser imaturidade ou compulsão sexual, De qualquer forma, não é seu papel fazer esta análise nem apontar culpados.
  3. Pelo menos ele não fez…
    Comparar a história com o que foi vivido por outra amiga não ameniza a dor, mas é como se menosprezasse a experiência que ela viveu.
  4. Você deve perdoar/esquecer.
    Se a amiga te procurou é porque confia em você e quer ouvir seus conselhos. Por isso, tenha cuidado com o que vai dizer, pois ela precisa de tempo para entender os sentimentos e tomar a decisão. Incentive-a apenas a compartilhar as emoções.
  5. Foi apenas sexo.
    Como já dito, as razões podem ser muitas e as mais variadas. Além disso, você não sabe se para a amiga o fato de ter sido “apenas” sexo faz diferença. Evite esse tipo de conversa.
  6. Chame um advogado imediatamente.
    Se a amiga era casada, você pode pensar que o aconselhamento jurídico é necessário. Mas a decisão é prematura. É preciso esperar um tempo, viver a crise, conversar abertamente com o parceiro e, só então, decidir o que vai ser feito.
  7. Eu suspeitava…
    Mesmo que você já imaginasse que sua amiga estava sendo traída, esse comentário nesse momento não é positivo e faz apenas com que ela se sinta estúpida por não saber.
  8. A outra mulher é (um termo pejorativo).
    Falar mal da outra pode parecer uma ideia boa para levantar o astral da amiga traída, mas não é. O assunto é o relacionamento dela com o parceiro, e não a outra mulher.
  9. Todos os homens traem.
    Essa informação não é verdade. E, mesmo que fosse, não é o tipo de afirmação que faça bem à amiga, pois dá uma visão negativa inclusive sobre relacionamentos futuros.
  10. Você devia traí-lo também.
    Esse é o pior conselho. É uma resposta imatura para a situação. Dois erros não fazem um acerto e agir assim só trará mais mágoa para a relação. É melhor incentivar a amiga a pensar sobre o tipo de relacionamento que ela deseja.

Via Yahoo Shine

Comentários
Dicas relacionadas