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10 benefícios de consumir aveia

O grão pode ser um grande aliado para beneficiar sua saúde através das refeições

em 15/07/2013

Foto: Thinkstock

Além de gostosa, a aveia é repleta de nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Ainda quer se convencer em incluí-la em sua dieta? Então conheça 10 motivos para fazê-lo:

  1. É um alimento de baixa caloria
    Um copo de aveia possui apenas 130 calorias! Além disso, também permanece no estômago por mais tempo, fazendo você se sentir saciada por mais tempo. Desta forma, você sentirá menos fome e desejos de outros alimentos.
  2. É cheia de nutrientes
    A aveia possui elevados níveis de fibra, baixos níveis de gordura e está na lista dos alimentos com mais alto nível de proteína, em relação a outros grãos.
  3. Estabiliza o açúcar no sangue e reduz o risco de Diabetes tipo 2
    A alta quantidade de fibras e carboidratos retardam a conversão deste alimento em açúcares simples. Os altos níveis de magnésio nutrem o corpo e suprem os níveis adequados de glicose e secreção de insulina.
  4. Diminui o colesterol ruim, sem afetar o colesterol bom
    Muitos estudos têm demonstrado que a fibra da aveia, chamada beta-glucana, tem efeitos benéficos sobre os níveis de colesterol.
  5. É livre de glúten
    Se você tem alergia ao glúten, ou possui doença celíaca, não se preocupe. A aveia é inofensiva para a sua dieta. Mas fique atenta: alguns cereais de aveia industrializados podem conter rastros de glúten, por isso, verifique sempre as informações no rótulo dos produtos que consome.
  6. Contém linganinas, que protegem contra doenças cardíacas e câncer
    A farinha de aveia, como muitos grãos inteiros, contém lignanas vegetais, que são convertidas para a flora intestinal em linhanos. Essa conversão protege o organismo de possíveis doenças cardíacas e do câncer, em geral.
  7. Contém antioxidantes contra doenças cardiovasculares
    O antioxidante avenanthramides, encontrado exclusivamente na aveia, ajuda a prevenir os radicais livres a partir do colesterol prejudicial LDL, reduzindo assim, o risco de doenças cardiovasculares.
  8. Protege contra insuficiência cardíaca
    Um estudo de Harvard com 21 mil participantes de mais de 19 anos mostrou que os homens que gostam de uma tigela matinal diária de grãos integrais (não refinados) tiveram um risco 29% menor de insuficiência cardíaca.
  9. Melhora o sistema imunológico
    A fibra beta-glúten também tem sido demonstrada como ajudante da eliminação de bactérias, o que pode fazer com que as doenças sejam prevenidas.
  10. É deliciosa!
    A aveia passa por um processo de calor, que lhe dá o sabor parecido com o da noz. Quem adere aos benefícios da aveia garante que é um hábito, além de saudável, muito saboroso!
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