Dicas de Mulher Dicas de Saúde

35 receitas de nhoque de batata com gostinho de quero mais

Versátil, ele pode ser feito com diferentes tipos de batata e ainda, ganhar os mais incríveis molhos e acompanhamentos

em 13/03/2017

Foto: Reprodução / Gordelícias

Embora seja muito consumido e apreciado aqui no Brasil, existe uma crença, de origem italiana, em relação ao nhoque de batata que muita gente ainda não conhece:

Conta-se que São Pantaleão perambulava por um vilarejo na Itália vestido como um mendigo em um dia 29 de dezembro, quando bateu à porta de uma casa e pediu comida. O casal atendeu a porta e o convidou para sentar-se à mesa… Mas, em tempos difíceis, só tinham gnocchi para comer, mas, ainda assim, dividiram sete deles para cada um.

São Pantaleão comeu e partiu, e, para a surpresa do casal, ao retirarem os pratos, encontraram, embaixo deles, moedas de ouro. Deste então, tornou-se tradição comer nhoque para atrair fortuna todo dia 29 (de qualquer mês).

Crença ou não, o fato é que este prato é uma delícia e, com suas variadas versões, costuma agradar a todos… Pode ser feito com batata inglesa, baroa, batata doce e saboreado com uma infinidade de opções de molho!

É verdade também que nhoque não é uma comida tão fácil de preparar, mas, nada que um pouco de prática e boas receitas não resolvam!

Nhoque de batata inglesa simples

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

1. Nhoque de batata simples: você já tentou fazer nhoque e ele despedaçou inteiro? Esta receita promete ser a solução dos seus problemas! Nem precisa de farinha na hora de enrolar, fica firme sem perder a leveza.

2. Nhoque de batata básico: para fazer essa massa básica para nhoque você utilizará apenas batatas, ovos, farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino. O rendimento é de 4 porções e o preparo leva cerca de 30 minutos.

3. Nhoque da Nonna: uma receita que vale a pena fazer, apesar de ser um pouco mais difícil de preparar. Para a massa, você usará ovo, manteiga, farinha de trigo e batata. Para o recheio, linguiças, azeite, erva-doce, mostarda, mussarela ralada e cebola.

4. Gnocchi original: você usará, basicamente, batatas, ovo, farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino. A dica é usar depois um molho caseiro de tomates frescos com manjericão e colocar um pouco de parmesão ralado para finalizar este delicioso prato.

5. Nhoque com molho de tomate: o resultado é um nhoque firme, leve e gostoso. Você usará batata de casca rosa (asterix), farinha, sal, margarina ou manteiga e ovo. Depois, é só colocar o molho de tomate por cima, polvilhar queijo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar.

6. Nhoque com molho cru de tomates: você vai precisar de batatas, farinha de trigo, ovo, sal, tomates bem maduros, açúcar, alho, pimenta moída, manjericão e queijo parmesão ralado. Um prato delicioso, boa pedida para o almoço de fim de semana.

7. Nhoque com molho branco: uma combinação que funciona tão bem, que você não vai sentir falta de mais nada ao provar esse prato. Uma ótima opção para um almoço de fim de semana em família ou para sempre que der vontade de um prato saboroso.

8. Nhoque ao molho vermelho: a combinação perfeita! O molho é feito com tomates pelados, cebola, polpa de tomate, açúcar, sal, manjericão e azeite. Para fazer a massa você precisará de batatas, ovo, manteiga, parmesão ralado, farinha de trigo e sal.

9. Nhoque com molho de frango: um toque diferente para a tradicional massa de nhoque de batata. O molho é feito com peitos de frango, cebola, alho, óleo vegetal, extrato de tomate, tomates maduros, salsinha e cebolinha frescas.

Nhoques de batata inglesa elaborados

Foto: Reprodução / Sem Medida/a>

10. Nhoque recheado: nhoque por si só, quando bem feito, já é bom demais, então imagina este recheado de cream cheese e parmesão! Vale a pena anotar a receita e fazer! O rendimento da receita é para duas pessoas que comem bem.

11. Nhoque de batata e queijo parmesão: você usará batatas, margarina, ovos, queijo parmesão ralado, noz-moscada e farinha de trigo. O molho é feito com carne seca, tomate, cebola, alho, água, sal, azeite, salsinha e pimenta-do-reino.

12. Nhoque de forno com recheio de frango: um prato completo e cheio de sabor. Você usará batatas, farinha de trigo, ovos, caldo de galinha, noz-moscada, sal, frango cozido, cebola, alho, cenoura, molho de tomate, ervas desidratadas, milho verde, requeijão, mussarela, parmesão ralado, pimenta-vermelha, pimenta-do-reino, sal e azeite.

13. Nhoque com ragu de cogumelos: uma maneira diferente de finalizar o delicioso prato de nhoque. Você usará cogumelo paris, shimeji, shitake, portobelo, salsão, erva-doce, alho-poró, alho, azeite, vinho branco seco, caldo de legumes, manteiga sem sal, bouquet garni, sal e pimenta-do-reino.

14. Nhoque ao molho de bacon: para fazer esta receita cheia de sabor, você usará, basicamente, bacon picado, cebolas, gorgonzola, creme de leite fresco e pimenta-do-reino. Para servir para toda a família com a certeza de que vai impressionar!

15. Nhoque com ragu de carne de porco: um prato completo, ideal para um almoço de fim de semana, por exemplo, entre a família ou amigos. A dica é deixar a carne bem macia, quase desmanchando, e o molho encorpado e marcante.

Nhoque de outras batatas

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

16. Nhoque de batata doce: a dica da receita é assar a batata em vez de cozinhar na água, assim você vai poder colocar menos farinha na hora de dar o ponto e deixar seu nhoque mais saboroso e levinho. Isso vale para a batata doce e também para outro tipo de batata utilizado para o nhoque.

17. Nhoque de batata doce sem glúten: boa dica para um jantarzinho a dois… Para surpreender quem você ama! Você usará batata doce, flié mignon, ovo, farinha de aveia, azeite de oliva, molho de tomate, cebola, vinho tinto seco, sal e pimenta-do-reino.

18. Nhoque de batata asterix: fica gostoso, supermacio, leve e desmanchando na boca. Você usará batatas médias do tipo Asterix, farinha de trigo, ovos, sal, pimenta-do-reino, azeite e farinha de semolina (para untar).

19. Nhoque de batata asterix com fécula de batata: você usará batata Asterix, sal grosso, farinha de trigo, fécula de batata, ovo e sal. O acompanhamento deste nhoque é o Goulash, prato feito com carne bovina.

20. Nhoque de batata rosa, ricota e ervas: um nhoque leve, fofo e nada “farinhento”. O sabor das ervas dá um sabor superespecial e uma delicadeza, assim, com apenas um molho básico, você já terá um prato perfeito.

21. Nhoque de batata doce e baroa: a mistura de batatas baroa e doce, juntamente com alguns outros poucos ingredientes, cria uma massa muito saborosa de nhoque. Para completar, um molho feito com queijo e bacon.

22. Nhoque de batata doce com manteiga e sálvia: você usará, basicamente, batata doce, ovo, farinha de trigo, sal, manteiga, folhas de sálvia e amêndoas torradas para polvilhar. Receita fácil e saborosa!

23. Nhoque de batata doce com ragu de costela: adocicado e encorpado, este nhoque de batata doce com costela bem macia é uma ótima variação das receitas tradicionais da massa. Um prato completo e que com certeza vai surpreender quem provar!

24. Nhoque de batata doce com fonduta de queijo Araxá: a proposta desta receita foi fazer um prato simples que exaltasse o queijo, mas que também propusesse uma combinação de sabores. Foi aí que surgiu a ideia da fonduta, um molho em que o queijo é derretido em leite e finalizado com um pouquinho de manteiga e noz-moscada. E para contrastar com o sal do queijo, a escolha certa foi o nhoque de batata doce.

25. Nhoque de batata doce recheado com mussarela: uma deliciosa receita de nhoque feito com a batata doce, recheado com queijo e, para contrastar com o adocicado característico da batata, um molho branco com gorgonzola.

26. Nhoque de batata doce recheado com queijo prato: você usará batata doce, ovo, farelo de aveia, sal, pimenta-do-reino, farinha de trigo, queijo prato em cubos, orégano seco e molho de sua preferência. A dica da receita é um molho de tomates com calabresa moída.

27. Nhoque de batata doce com pesto de manjericão e linguiça: para fazer este prato saboroso e completo, você usará batata doce, ovo, manteiga, farinha de trigo, sal, noz-moscada, linguiça calabresa, castanha-do-pará, manjericão, azeite e couve.

28. Nhoque de batata baroa com carne assada: a dica desta receita é fazer as batatas assadas, pois se cozidas elas absorvem água e vão demandar mais farinha para chegar ao ponto da massa. Para complementar o prato, maminha temperada com sal, pimenta-do-reino, chimichurri, azeite de oliva e shoyo.

29. Nhoque de batata baroa com ragu de linguiça: uma combinação incrível, para um almoço completo. O ragu é preparado com linguiça calabresa, cebola, alho, salsão, pimentão vermelho, ervas secas, páprica doce e pimenta calabresa.

Receitas para alérgicos, intolerantes e veganos

Foto: Reprodução / Fotografando à Mesa

30. Nhoque sem glúten: ótima opção para quem não pode consumir glúten. Além disso, o nhoque fica mais levinho e não perde em nada seu sabor. Você usará batatas inglesas, ovo, amido de milho, noz-moscada, alho picado, sal e pimenta-do-reino.

31. Nhoque integral sem ovos: um delicioso e macio nhoque de batatas. Uma versão vegana, que não leva ovos e nem farinha de trigo branca. Utiliza apenas batatas, farinha de trigo integral, noz-moscada e sal.

32. Nhoque integral de batata com inhame: a receita rende para duas pessoas e você usará inhame, batata, parmesão, ovo, farinha de trigo integral, pimenta-do-reino, noz-moscada, sal, azeite, bacon, alho, manteiga, manjericão, água e parmesão.

33. Nhoque de batata vegano com molho de tomates: o nhoque vegano é feito com batatas, farinha de trigo, farinha integral, óleo vegetal e sal. Depois, temperado com manjerona e feijão branco, que dá um toque muito especial ao prato.

34. Nhoque vegano com batata Asterix e doce: uma receita que rende bem. Você usará batata Asterix, batata doce, sal, azeite, cominho e farinha de trigo. A sugestão para completar o prato é um molho de berinjela.

35. Nhoque vegano com molho de tomates e agrião: pode ser acompanhado por uma salada de rúcula e tomates cereja, além de um bom vinho tinto seco. Boa pedida para um jantar muito especial e delicioso.

Com tantas receitas deliciosas de nhoque de batata, agora é só separar os ingredientes e colocar a mão na massa! Com certeza o esforço compensará!

Comentários
Dicas relacionadas