Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Naked cake: o bolo charmoso sem cobertura que é um sucesso

Veja diversas receitas de bolo pelado e confira dicas e ideias de decoração para fazer o seu em casa

em 06/05/2015

Naked cake de maracujá. Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Naked cake de maracujá. Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Na tradução literal do inglês, naked cake significa bolo pelado, uma ótima alternativa para fugir dos bolos tradicionais. A principal característica deste tipo de bolo é a falta de cobertura, deixando aparentes as camadas de massa e recheio.

Essa tendência que se iniciou nos Estados Unidos e na Inglaterra, chegou ao Brasil e conquistou muitos adeptos diante das possibilidades de decoração que ele oferece. Açúcar especial, flores e frutas são alguns dos adornos possíveis para incrementar o visual do naked cake.

O bolo pelado pode ser a escolha certa para uma festa de aniversário, de noivado, chá de bebê ou até mesmo para arrematar a mesa de doces de um casamento. As camadas e o recheio expostos enchem os olhos e abrem o apetite.

Receitas de naked cake

Confira abaixo diversas opções de receitas para fazer seu próprio naked cake em casa, dicas de decoração e veja fotos para inspirar a criação do visual do seu bolo pelado:

1. Naked cake de coco com creme de framboesa: A receita indica que sejam utilizadas formas de 13cm de diâmetro, a massa é feita no liquidificador com sabor de coco, o recheio é um creme de framboesa com textura mais espessa. Na ornamentação, foram usadas frutas vermelhas e flores comestíveis para dar o toque final.

Naked cake de coco com creme de framboesa. Foto: Reprodução / I could kill for dessert</a

Naked cake de coco com creme de framboesa. Foto: Reprodução / I could kill for dessert

2. Naked cake de chocolate com frutas vermelhas: A base deste bolo é a massa de chocolate, o recheio consiste em um creme branco que leva cream cheese e o bolo é arrematado por ganache de chocolate no topo. A receita indica que sejam feitas 2 camadas de massa, portanto é uma boa opção quem está iniciando e não se sente confortável para ousar com muitas camadas.

3. Naked cake de limão: Com massa pão de ló, este bolo é recheado com creme de limão e coberto com açúcar de confeiteiro e raspas de limão. A receita é simples e a decoração pode ser adaptada e receber novos adornos. O bolo de limão é uma boa opção para quem quer fugir dos sabores mais tradicionais.

4. Mini naked cake: Uma boa opção para lembrancinhas, o mini naked cake pode ter vários recheios e pode ser usada qualquer massa de bolo comum. A principal exigência desta receita é uma forma específica de mini bolo, porém a delicadeza e a liberdade para exercer a criatividade são os pontos altos.

5. Naked cake de cereja: O bolo tem três camadas de massa que são molhadas com licor de cereja, o enfeite do topo do bolo leva o mesmo creme do recheio, que é baseado em natas. A decoração é finalizada com morango e cereja, e o charme final fica por conta do chocolate granulado.

6. Naked cake com recheio de doce de leite: A massa branca sabor baunilha contrasta com o recheio que é baseado em doce de leite com creme de leite, e ainda leva pedaços de morangos. A decoração do topo sugerida pela receita é feita com açúcar de confeiteiro e morangos inteiros.

7. Naked cake com massa de iogurte: Para garantir a massa fofinha deste bolo, a receita indica a massa de iogurte e oferece opções de caldas para complementar o bolo depois de servido. A receita se torna mais elaborada devido aos andares do bolo e das opções de caldas, mas podem ser adaptadas.

Naked cake com massa de iogurte. Foto: Reprodução / Cozinhando para 2 ou 1

Naked cake com massa de iogurte. Foto: Reprodução / Cozinhando para 2 ou 1

8. Naked cake na taça: O grande charme desta receita é a apresentação, feita na taça. A massa utilizada é a quatro quartos, o recheio e cobertura levam mascarpone e maçã caramelizada. A receita traz uma sobremesa diferenciada e que pode impressionar seus convidados.

9. Naked cake com morango e amora: A receita é acessível e pode ser a escolha para os iniciantes na cozinha. A massa é adaptada de uma receita de pão de ló e o recheio é feito com chantilly. A decoração é finalizada com açúcar de confeiteiro e frutas no topo.

10. Naked cake de amêndoas e mirtilo: Esta receita é uma adaptação mais leve para os naked cakes calóricos. A massa leva farinha de soja e adoçante, o recheio se baseia em chantilly e mirtilos. Na montagem, um copo pode auxiliar a cortar mini discos e a ornamentação fica por conta de mirtilos com amêndoas.

11. Naked cake de Nutella: A receita é mais elaborada devido ao uso de produtos específicos na massa e da preparação mais complexa do recheio. A massa e o recheio são de chocolate, mas o toque especial fica por conta da decoração com frutas vermelhas, bombons e confeitos de chocolate.

12. Naked cake de maracujá: Este receita é simples e muito refrescante! O recheio de maracujá é o diferencial da receita, e se servido gelado pode ser uma opção refrescante para o verão. A forma indicada na receita é de 14cm de diâmetro e as frutas vermelhas dão o colorido na ornamentação do bolo.

Dicas para deixar o bolo ainda mais bonito

Naked cake de Nutella. Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Naked cake de Nutella. Foto: Reprodução / I could kill for dessert

O naked cake é um bolo muito versátil e a falta de cobertura permite criar e inovar na decoração. A Chef Alessandra Alvarenga, fundadora do Atelier de Gâteau, em Belo Horizonte, alerta que é fundamental idealizar o visual final do bolo antes de iniciar a montagem.

Ela acrescenta que a montagem é o primeiro passo da decoração, pois pela falta de cobertura, o recheio fica em evidência. Caso queira a camada de recheio maior, é necessário se atentar à consistência do creme para que o bolo se mantenha firme.

Para a finalização do bolo, a chef indica o uso do açúcar gelado para dar o efeito nevado, pois é um açúcar que tem maior resistência à umidade e mantem o efeito mesmo com o passar das horas, sem ser absorvido pela massa.

Ainda sobre a ornamentação, podem ser usadas flores, frutas e oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas. Sendo importante se atentar para que a decoração escolhida faça referência ao recheio e que estejam harmonizados.

Finalizando, Alessandra ressalta que a cobertura é uma nova tendência no tema naked cake, e pode ser aplicada na forma de glaçagens coloridas ou ganache escorrendo levemente pela lateral, ou ainda pasta americana aplicada apenas no topo do bolo.

Inspirações para o seu naked cake

Agora que você já viu várias receitas e conferiu várias ideias para a decoração dos naked cakes, pode reunir seu conhecimento e executá-lo fazendo um lindo bolo pelado, porém se atentando para a harmonização entre sabor da massa, o recheio e a decoração. Veja as fotos abaixo para se inspirar:

Comentários
Dicas relacionadas