Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Mulheres pensam em ser mãe cada vez mais cedo

Sucesso profissional combina com a maternidade?

em 12/01/2012

Muitas mudanças no comportamento da sociedade ocorreram nesse século XXI, e uma das mais marcantes é um conflito que ocorre para as mulheres, no que diz respeito: Sucesso profissional combina com a maternidade?

Responder essa questão não é uma coisa fácil. Primeiro, para os feministas mais acirrados, a mulher batalhou muito para alcançar seu lugar ao sol, e mesmo assim, existem pesquisas mostrando que mulheres e homens com a mesma finalidade e currículo, ganham salários diferentes, os homens ganham mais. Sendo assim, os feministas acham que as mulheres não devem diminuir o ritmo do trabalho para conciliar a maternidade, essa nova fase deve ser dividida igualmente com o marido.

Claro, estamos falando sobre essa dúvida para mulheres de classe A e B, onde a renda familiar te permite fazer uma escolha. Até porque, as pesquisas atuais mostram que as mulheres da classe C querem e acham mais importante a busca pela ascensão profissional.

Bom, se fossemos pensar friamente sobre a primeira pergunta, acho que até seria fácil respondê-la. Se estivermos falando de uma mulher com poder aquisitivo, pensaríamos, mas essa mulher não pode contratar uma ótima babá? E aí, eu te pergunto novamente: seu filho vai ter as suas características de mãe, ou da sua babá?

Nem tanto ao céu, nem tanto a terra, vamos pensar juntas em algumas possibilidades.

Uma boa dica para as mulheres que são profissionais liberais é conciliar seu tempo, para continuar trabalhando, ter seu salário e a sua satisfação, mas encaixar a isso tudo uma rotina com a criança, por exemplo: levar ou buscar na escola, cuidar dos temas, cuidar das atividades extras, alimentação, e claro brincar, amar, curtir muito seu filho.

Outra ótima dica para as mulheres que trabalham com horários a cumprir (são funcionárias), é criar horários que conciliem as suas atividades profissionais com as atividades da criança. Acho que estas mulheres enfrentam dificuldades diferentes, pois nem sempre, conseguirão cumprir com o planejado com a criança. Buscar horários para cuidar de si e descansar, para a hora programada com a criança, sua mente estar focalizada, para amar, brincar e educar muito seu filho.

Bom, parecem coisas tão básicas e óbvias, não é? Mas aí eu te pergunto, você que já é mãe, consegue fazer um planejamento para ter tempo exclusivo para seu filho? Na hora de colocar em prática, muitas vezes, não é uma tarefa fácil.

Por isso remetemos ao título: Mulheres pensam em ser mãe cada vez mais cedo. Pesquisas atuais mostram que as mulheres estão pensando em ser mãe e depois apostar tudo na vida profissional. Durante o início da maternidade, essas mulheres ocupam seu tempo estudando, se dedicando a criar situações e manter um círculo de relacionamento, para se manter atualizada na sua profissão e com o que está acontecendo no mundo. Esta possibilidade, também não deixa de ser uma dica, ter seu filho mais cedo, cuidar da sua profissão planejando para voltar ao mercado de trabalho e organizar seus horários, sua vida de mãe, de mulher (que também não dá para deixar para trás).

Você que já é mãe, conte sua experiência!

Você que está pensando em ser mãe, já planejou sua vida profissional?

Moana Freitas

Comentários
Dicas relacionadas