Dicas de Mulher Dicas de Saúde

20+ receitas com molho branco simples e deliciosas

O molho branco é muito versátil, pode ser feito com diferentes ingredientes e apresentar diversas formas de preparo, além de poder ser servido com pratos diversos

em 16/08/2016

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O molho branco é um molho bem tradicional e pode ser usado para acompanhar diversos pratos. “O molho deixa tudo mais gostoso, mas combina perfeitamente com panquecas, lasanhas, macarrão e massas em geral” comenta a chef Jacque Schaidt do Officina Restô Bar. Carnes, aves, peixes e legumes também ficam deliciosos com molho branco.

O molho branco, que também pode ser chamado de molho bechamel, seu nome original de origem francesa, é um molho simples de ser feito e que serve para complementar e dar textura cremosa aos pratos. A receita tradicional do molho branco leva manteiga, farinha de trigo, leite, noz moscada em pó e sal, mas existem muitas outras receitas com a adição de ingredientes diferentes que podem ser utilizadas em ilimitados pratos.

A receita pode variar e ter diferentes ingredientes em sua composição: “ele pode ser preparado com queijo, mostarda, vinho branco, vinho do Porto, vinho licoroso, conhaque, ketchup, curry, chutney e também pode ser misturado ao molho de tomate”, comenta Jacque. “Especiarias como canela, cravo-da-índia, anis, pimenta-do-reino, cardamomo, curry, pimenta-da-jamaica e zimbro também podem ser usadas”, completa a chef.

A textura do molho também pode ser diferente de acordo com cada receita ou com a forma de preparo. A dica no geral é que para um molho mais espesso, é necessário mais tempo de cozimento. Confira abaixo receitas de diferentes molhos brancos e de pratos incríveis com o molho:

Como fazer o molho branco

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Existem variações nos ingredientes e no modo de preparo do molho branco. Geralmente, cada variação do molho é indicada para um tipo de prato. Confira abaixo algumas dessas receitas:

1. Molho bechamel: essa é a receita do tradicional molho francês bechamel, que no Brasil é conhecido como molho branco. Além da receita, a autora também dá algumas dicas para o molho não empelotar, dicas de temperos interessantes para adicionar ao molho e também diferentes formas de preparo.

2. Molho branco com creme de leite: o diferencial da receita está no creme de leite que é adicionado ao molho após o cozimento, ainda na panela. A dica da autora da receita para um molho ainda mais incrível é adicionar queijo ralado ao molho, especialmente em gratinados .

3. Molho branco com cebola e louro: o diferencial dessa receita está nos temperos. Além da tradicional noz moscada, essa receita leva também 1 cebola picadinha, folha de louro e pimenta do reino branca. Uma delícia para quem deseja um molho branco mais picante.

4. Molho branco light: para quem não abre mão da alimentação light, essa é a versão pouco calórica do molho branco. Essa versão apresenta menos gordura do que a tradicional e é bem menos calórica.

5. Molho branco com iogurte: o diferencial dessa receita é o uso do iogurte natural para substituir o leite. A receita também leva alho, pimenta do reino e cheiro verde picadinho. Uma versão light e bem temperada do molho branco.

6. Molho branco de liquidificador: nessa receita o molho branco é feito normalmente com os ingredientes tradicionais. O diferencial é que o molho é batido no liquidificador ao final do cozimento para que a textura fique uniforme e livre de pelotas.

7. Molho branco vegano: para quem faz uso de dietas veganas ou de dietas que restringem a lactose, essa é uma ótima opção de molho branco. A receita leva tofu como substituto do leite e missô como substituto da manteiga. O modo de preparo é bem simples e os ingredientes não precisam ser cozidos.

8. Molho branco ao funghi: essa receita de molho branco também é livre de lactose e vegana. O leite de vaca é substituído por um leite vegetal de sua preferência e o cogumelo funghi faz o diferencial da receita.

9. Molho branco trufado: o ingrediente especial desse molho é a trufa branca, um tipo de cogumelo raro e nobre, encontrado mais facilmente na Itália. A sugestão da receita é que o molho seja servido com panquecas.

Receitas incríveis com molho branco

O molho branco pode acompanhar diversos tipos de pratos e potencializar diversos sabores. “Um bom bechamel temperado com noz-moscada e queijo parmesão ralado é indispensável na tradicional lasanha. Além disso, também pode complementar recheios de maneira espetacular, como coxinhas de galinha e risólis”, recomenda Jacque.

“Outra boa sugestão para o molho é a finalização de legumes gratinados, por exemplo”, comenta a chef. “Para acompanhar peixes, sirva o bechamel temperado com mostarda e tempere-o com ervas frescas”, completa. Existem inúmeras possibilidades para o uso do molho, confira abaixo algumas sugestões e dicas de receitas para experimentar:

Carnes

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

10. Torta de carne moída: essa torta é feita a partir de um purê de batatas que é recheado com carne moída bem temperada com colorau, alho, cheiro verde e azeitonas. O toque final é o molho branco disposto por cima da torta que garante uma textura bem cremosa.

11. Almôndegas de carne com aveia: as almôndegas dessa receita apresentam um leve toque picante já que leva gengibre e páprica picante entre seus ingredientes. O molho branco leva abóbora entre os seus ingredientes, o que torna a receita nutritiva.

12. Filé mignon ao molho branco: o filé mignon é temperado com sal, alho e pimenta do reino e grelhado no azeite. O prato é finalizado com o molho branco tradicional disposto sobre os filés e cheiro verde picadinho.

Aves

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

13. Panqueca de frango: panqueca com molho branco é uma combinação bem tradicional e deliciosa. O recheio dessa receita é feito com frango, tomates, cebola, alho e pimenta. O toque final é levar as panquecas cobertas com o molho branco para gratinar no forno por alguns minutos.

14. Frango com brócolis: o preparo dessa receita é simples, mas resulta em um prato bonito e com cara de bem elaborado. Primeiramente o frango é cortado em cubos, temperado e refogado. O brócolis é cozido até ficar al dente e por último molho branco e parmesão ralado são disposto por cima e levados ao forno para gratinar.

15. Filé de frango com molho cremoso: para fazer essa receita basta temperar e grelhar os filés de frango e em seguida adicionar o molho branco. O toque especial da receita fica por conta dos champignons.

Peixes

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

16. Filé de peixe ao molho branco: o peixe utilizado na receita pode ser qualquer peixe branco de sua preferência. Para o preparo coloque os filés em um refratário junto com o molho, tomates, cheiro verde, azeitonas e leve ao forno. A sugestão é que o prato seja servido com risoto de açafrão e parmesão.

17. Filetes de linguado ao molho branco: essa receita é feita em duas etapas. Primeiro os filetes são temperados com limão e sal e assados no forno. Depois de assados, adiciona-se o molho branco com alcaparras e queijo ralado para voltar ao forno até gratinar.

18. Bacalhau ao molho branco : essa é uma receita bem sofisticada e seu preparo é um pouco complexo. As trufas podem ser difíceis e caras de serem encontradas, portanto a autora garante que a receita pode ser feita sem elas tranquilamente.

Massas

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

19. Lasanha bolonhesa com molho branco: para quem gosta de uma lasanha bem recheada essa é uma ótima receita. Além da bolonhesa, a lasanha tem como recheio ovos, presunto e queijo, além do molho branco para deixar a massa bem suculenta.

20. Tortelinni com carne : a receita apresenta duas sugestões de molho para acompanhar o tortelinni, um de tomates e o molho branco. Você pode escolher um deles ou até mesmo combinar os dois que fica uma delícia.

21. Penne com frango: para essa receita são preparados dois molhos, um de frango com tomates e o molho branco. Depois que o macarrão estiver cozido junte os dois molhos e leve ao forno para gratinar.

Saladas e legumes

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

22. Salada de repolho com molho: para essa salada são utilizados repolho, uvas passa, maçã verde e gergelim. Já o molho branco é feito a partir de iogurte, limão e mostarda.

23. Couve flor gratinada: essa receita é simples, leva poucos ingredientes, mas não deixa de ser deliciosa. Para preparar basta cozinhar os floretes da couve flor, levar a um refratário, adicionar o molho branco, polvilhar queijo ralado e levar para gratinar.

24. Gratinado de legumes e bechamel: para essa receita você pode utilizar os legumes de sua preferência, além dos que são sugeridos na receita. Para o preparo basta cozinhar os legumes, escorrer, colocar em um refratário junto com molho branco e parmesão ralado e levar para gratinar.

25. Legumes com ervas provençal : os legumes utilizados na receita são batatas, cenoura e vagens que são cozidos no vapor e depois salteados com as ervas. Para finalizar bacon e molho branco são adicionados aos legumes e levados ao forno.

Bom apetite!

Comentários
Dicas relacionadas