Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Mitos e verdades sobre o leite

Manga com leite realmente faz mal? Leia e descubra

em 23/01/2012

Quem nunca ouviu o famoso mito de que não se pode comer manga e tomar leite logo em seguida porque isso faria mal e poderia levar até a morte? Felizmente, isso não passa de uma história inventada na escravidão para fazer com que os escravos bebessem menos leite.

Porém esse não é a única crença duvidosa a respeito do consumo de leite. Por isso, mostramos aqui o que é verdade e o que é mito quando se trata de leite, confira.

Mitos mais comuns sobre o leite

A crença de que leite de vaca pode substituir o leite materno não procede. O leite materno possui anticorpos necessários para o bebê pelo menos até os 6 meses e só deve ser substituído por leite de vaca caso indicado pelo médico. Do contrário, o leite materno é sempre o recomendado.

Algumas pessoas acreditam que adultos não podem tomar leite porque faz mal. Porém isso é apenas um mito. O leite para adultos pode causar desconforto porque à medida que nos tornamos adultos podemos ter intolerância à lactose devido à perda de uma enzima que é responsável pela quebra da lactose do leite.

Apesar disso, não é recomendado que adultos parem de ingerir leite – pois este é um alimento rico em cálcio. Em vez disso, quem sofre de intolerância à lactose deve substituir o leite normal pelo leite sem lactose.

Verdades que você deve saber sobre o leite

É verdade que o leite morno ajuda a dormir. Beber leite morno ajuda a liberar a melatonina – o hormônio do sono. Porém, esse hormônio só ajuda a pessoa a ficar sonolenta. Para estimular ainda mais o sono, recomenda-se combinar o leite morno com algum carboidrato, como biscoitos.

Comenta-se que quem tem rinite alérgica não pode beber leite. Na verdade, o leite não causa crises de alergia, porém ele aumenta a quantidade de muco o que pode piorar as crises alérgicas, pois dificulta a respiração.

Outro fato a respeito do leite é que ele ajuda a emagrecer. Quem consome até 4 copos de leite desnatado por dia e associa esse consumo a uma dieta balanceada e exercícios regulares pode perder peso e diminuir a gordura abdominal, segundo uma pesquisa da UFRJ.

É verdade também que durante a menopausa as mulheres devem aumentar o consumo de cálcio. Isto é porque nessa fase da vida da mulher, ela sofre uma diminuição significativa da massa óssea e o cálcio precisa se reposto. Algumas mulheres precisam até tomar suplementos de cálcio, pois sofrem uma grande deficiência desse mineral na menopausa.

Especialistas afirmam ainda que o leite de vaca pode sim ser substituído pelo leite de soja sem problemas desde que esse tenha sido enriquecido com cálcio para manter os mesmos níveis de cálcio presentes no leite de vaca.

Agora que você sabe o que é verdade e o que não é a respeito deste alimento tão rico, já pode aproveitar seus benefícios consumindo-a de maneira adequada e moderada.

Comentários
Dicas relacionadas