Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Missão difícil: como presentear quem já tem tudo?

Você já se viu naquela situação em que parece impossível pensar em algo para presentear uma pessoa? Veja 5 dicas de ouro para solucionar este problema

em 30/06/2014

Foto: Thinkstock

Todo mundo adora ganhar presente. Só o ato de ser presenteado já deixa clara a atenção e o carinho de uma pessoa, o que já é uma ótima sensação. Mas todo mundo que gosta de dar presentes, também quer saber que agradou na escolha.

Algumas pessoas são muito fáceis de presentar. Mas sempre há aquelas situações que tornam a missão de conseguir um presente adequado uma tarefa árdua.

Presentes úteis, temáticos, românticos, infantis. Quem quer presentear e acertar em cheio tem que conseguir pensar na categoria do evento e no efeito que deseja atingir. Acrescenta-se aí detalhes como a embalagem, cartão, momento de entregar o presente, entre outros.

Antes de sair comprando qualquer coisa, procure descobrir algumas pistas do interesse de quem vai ser presenteado. Sabendo do que ele gosta, as chances de acertar na escolha vão ser bem maiores.

Passo a passo para escolher o presente ideal

Está difícil de escolher? Acompanhe 5 dicas importantes para que essa tarefa fique mais fácil:

Foto: Thinkstock

1. Analise a pessoa, o contexto e a ocasião

O primeiro fator a ser analisado é o motivo do presente. Pode ser de aniversário, formatura, casamento, boas-vindas… De acordo com cada ocasião, já podemos ter ideia de algumas categorias de presente que combinam. É comum, por exemplo, dar-se objetos de cozinha para os noivos, mas talvez não seja a melhor opção para o colega de escritório.

Um caso complicado pode ser o presente de aniversário. Como a celebração é somente referente à pessoa, o ideal é que a escolha seja feita de acordo com os gostos mais pessoais do aniversariante. Para crianças, um brinquedo indicado para a faixa etária dificilmente não agrada. Roupas e assessórios podem ser um problema a não ser que se conheça exatamente o gosto e os tamanhos da pessoa.

2. Observe os gostos e pertences de quem você vai presentear

Se você tem algum tipo de convívio com a pessoa a quem você vai dar o presente, fique atenta aos objetos dela. Quem sabe você não percebe que aquele batom favorito da sua amiga está acabando? Telefone celular, relógios e até o mouse do seu colega de trabalho – se você soube que algum objeto dele estragou ou está com defeito, aí pode estar a sua deixa.

3. Descubra o que a pessoa gosta perguntando a parentes e amigos

A boa comunicação continua sendo a tática mais eficiente. Vale perguntar aos amigos, familiares ou cônjuge. Amigos mais próximos podem dar algumas dicas valiosas dos interesses da pessoa, se ela está precisando de alguma coisa ou se tem uma coleção, por exemplo.

Se você tem contato com alguém bastante próximo de quem será presenteado, aí está a sua melhor fonte de informação.

4. Investigue as preferências da pessoa através das redes sociais

Mas se você não conhece ou não tem contato com ninguém mais próximo, não se desespere. Por sorte, hoje temos uma incrível ferramenta de busca: a internet. A convivência online é uma ótima janela para descobrir muitos dos interesses de uma pessoa. As redes sociais reúnem rica informação sobre preferências, seja em esportes, cultura ou música. Dá até para saber de quais livros a pessoa gosta, artistas que curte etc.

E ainda existem redes sociais específicas para cada aspecto da vida, como trabalho e carreira, interesse musical e vídeos preferidos. Se você não o conhece muito bem, uma rápida busca na internet, pelo nome, pode revelar locais de trabalho ou de estudo. Para os intelectuais, que tal um vale compras em livrarias? Para os que gostam de música, uma coletânea do seu artista favorito. Com as informações disponíveis na internet, certamente você terá um leque maior de opções.

5. Escolha um presente baseado no signo da pessoa

Você acredita na astrologia? Então descobrir o signo da pessoa a ser presenteada pode ser uma boa ajuda. Como cada signo apresenta um comportamento básico em relação aos bens materiais, analisar esse fator pode te dar algumas ideias adicionais. Muitos sites oferecem indicações de presentes de acordo com o signo. Se quiser ir mais à fundo, o conhecimento da posição da Lua no dia de nascimento vai te dar ainda mais detalhes.

Como escolher presente para quem tem tudo

Foto: Thinkstock

Você tem aquele amigo ou parente que vai muito bem de vida? Em um caso desses pode surgir a dúvida: “Tudo o que eu der, ele provavelmente terá de boa qualidade”. Nesses casos, o melhor a se fazer é escolher algo exclusivo. Que tal um lindo buquê de flores para enfeitar a casa? Uma joia diferente ou tecidos exóticos, o importante é que seja inovador.

Algumas ideias para presentear quem já tem de tudo:

  • Ingressos para teatro ou concerto;
  • Caixas organizadoras decoradas ou feitas de espelho;
  • Uma viagem (verifique se a pessoa pode usufruir desse presente);
  • Dinheiro (somente se você for íntima da pessoa);
  • Um objeto decorativo (escultura, quadro, etc);
  • Uma caneta luxuosa com o nome da pessoa inscrito nela;
  • Chocolates exóticos importados.

Presentes feitos por você mesma sempre são boas opções. Se você tem dotes manuais ou mesmo culinários, pode ser uma ótima ideia produzir algo exclusivo, feito por você especialmente para a pessoa. Esse tipo de presente demonstra um profundo cuidado e dedicação. Mas muito cuidado, essa opção só é válida se você levar jeito para coisa. Não vale presentear com algo inútil ou mal feito, a impressão pode ser péssima.

Outra opção de presente para quem tem de tudo, é oferecer algum serviço útil. Se você é contador, jardineiro, publicitário, seja o que for, uma boa ideia é presentear a pessoa com um serviço seu. Essa opção é melhor quando a relação é mais estreita e se conhece bem as necessidades do outro. Uma noite de babá para quem tem filhos, por exemplo, pode ser uma ótima ajuda e certamente não será esquecida tão cedo.

Não se esqueça de não deixar para a última hora. Assim, você evita comprar algo no desespero do momento e errar a mão na escolha. Siga os passos: observe, escute e compreenda os gostos da pessoa em questão e tire tempo para se dedicar ao presente.

Comentários
Dicas relacionadas