Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Maxixe ajuda a fortalecer o sistema imunológico e tem poder antioxidante

O fruto do maxixe tem sabor suave, lembrando o pepino, e pode ser usado em sucos, cozidos ou saladas

em 20/03/2017

Foto: Reprodução / Fernando Mack

Popular em alguns lugares do Brasil, em outros, nem tanto, o maxixe é uma hortaliça de origem africana que oferece diferentes benefícios à saúde e pode dar um toque especial a algumas receitas. Podem ser utilizados tanto seu fruto como suas folhas.

Mariellen Emidio Figueroa, nutricionista do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado, explica que a hortaliça é bastante cultivada e consumida na região Norte e Nordeste do Brasil.

“O fruto maduro é cozido com ingredientes típicos do nordeste originando o prato ‘maxixada’. Já o fruto verde cru é utilizado no preparo de saladas ou no preparo de conservas como picles”, comenta a nutricionista.

As folhas do maxixe são ricas em fibras e clorofila, de acordo com Mariellen, podendo ser refogadas de forma semelhante à couve, mas deixa na boca uma sensação de leve ardência. “Já o fruto do maxixe tem sabor suave, lembrando o pepino”, diz.

Bons motivos para incluir o maxixe no seu cardápio

Foto: Reprodução / Canal da Bela

Se você nunca experimentou e/ou, simplesmente, não tem o hábito de consumir maxixe, pode se inspirar com os benefícios oferecidos pelo maxixe, listados abaixo!

1. Fortalecimento do sistema imunológico

Mariellen explica que o maxixe é rico em zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas B1, B2, B3 e C. “Estes nutrientes são benéficos para o funcionamento adequado do metabolismo e fortalecimento do sistema imunológico. Mas, quando o maxixe é cozido ele perde parte destes nutrientes, por isso, o ideal é ser consumido cru”, diz.

2. Poder antioxidante

A especialista destaca que pesquisas recentes têm evidenciado a presença de substâncias antioxidantes, como os compostos fenólicos (ácido gálico), que possuem ação anti-inflamatória, combatendo os radicais livres e protegendo o organismo contra o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas (como o câncer).

3. Prevenção da osteoporose

Devido à presença de cálcio, o maxixe ajuda na boa manutenção de ossos, dentes e cartilagem, ajudando, assim, inclusive a prevenir a osteoporose.

4. Prevenção da anemia

Fonte de ferro, o consumo de maxixe pode ajudar tanto na prevenção como no tratamento da anemia.

5. Benefícios para a pele

Devido à presença de vitamina C, o alimento ajuda na manutenção da saúde e beleza da pele.

Assim, conclui-se que o maxixe é um alimento benéfico para a saúde como um todo. Se você ainda não consome, vale a pena pelo menos experimentar!

Como escolher e preparar o seu maxixe

Mariellen explica que, na hora da compra, o ideal é escolher os frutos firmes, de cor uniforme e com espinhos inteiros. “Ele pode ser armazenado em temperatura ambiente, mas logo os frutos murcham e ficam amarelados, podem mantidos na geladeira por no máximo três dias”, diz.

A nutricionista ressalta que a melhor maneira de consumir maxixe é comer o fruto cru, podendo ser utilizado no preparo de sucos (apenas retire a casca) ou cortado em rodelas e preparado com outras saladas (como tomate e cenoura, por exemplo).

A quantidade recomendada, de acordo com Mariellen, é de 2 a 3 frutos ao dia.

Inspire-se com 5 receitas com maxixe para, quem sabe, inclui-lo na sua alimentação.

1. Picles de maxixe

Foto: Reprodução / Fernando Mack

Ótima opção para quem gosta de aperitivos, para fazer este picles, além do maxixe, você usará vinagre de arroz, açúcar, sal, pimenta-do-reino, alecrim e pimenta de cheiro. Confira todos os detalhes da receita aqui.

2. Vinagrete de maxixe, jiló e cebola roxa

Foto: Reprodução / Sem medida

Uma maneira de inovar na hora de servir vinagrete! Você usará cebola roxa, jilós em rodelas finas, maxixe também em rodelas finas, além de limão, azeite e cheiro-verde para temperar. Veja o passo a passo.

3. Maxixe refogado com quiabo

Foto: Reprodução / Canal da Bela

O preparo é fácil, leva cerca de 20 minutos, e o rendimento é de 4 porções. Além de quiabo e maxixe, você usará cebola, alho, azeite, urucum, sal, limão, coentro e água. Confira a receita completa neste vídeo.

4. Maxixe com carne seca

Foto: Reprodução / Cozinha Afetiva

A dica, para começar, é lavar os maxixes, um a um, na água corrente com auxílio de uma escovinha, retirar as extremidades, cortar ao meio e fatiar. O preparo é fácil, mas garante um prato diferente e cheio de sabor. Confira a receita completa aqui.

5. Pescoço de peru com maxixe

Foto: Reprodução / Diga Maria

Um prato totalmente diferente. Você usará pescoço de peru, maxixe, agrião, alho, cebola, vinho tinto, óleo ou azeite para refogar, salsinha, cebolinha e sal. Confira todos os detalhes da receita aqui.

O maxixe é, enfim, um ótimo ingrediente para quem gosta de fazer pratos diferentes na cozinha.

Por fim, Mariellen destaca que não existem contraindicações no consumo de maxixe.

Agora que você já conhece algumas receitas, as formas mais indicadas de consumo e os benefícios do maxixe, vale a pena experimentar!

Comentários
Dicas relacionadas