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Que tal reescrever sua jornada profissional com o marketing pessoal?

Dicas de Mulher

Atualizado em 15.09.23

O marketing pessoal é uma forma autêntica de se mostrar ao mundo seguindo estratégias de autoconhecimento. Por meio de técnicas e reflexões, é possível construir um caminho sólido até os objetivos. No decorrer da matéria, Fernanda Massote, psicóloga e mentora de carreira, e Jennifer Reis, psicóloga e orientadora profissional, explicam o assunto e dão dicas que te ajudarão a fortalecer a sua imagem.

O que é marketing pessoal?

Como explica Fernanda Massote, “o marketing pessoal é a maneira como você promove a sua imagem e reputação”, ou seja, está relacionado ao seu posicionamento no mundo. Em concordância, Jennifer Reis pontua que essa estratégia envolve técnicas e planejamento, visando destacar as qualidades e criar uma percepção positiva da pessoa. Assim, há duas perguntas importantes para entender o conceito: ‘quem você quer ser?’ e ‘como te agrada ser vista?’

Qual é a importância do marketing pessoal?

De acordo com Reis, “por meio do marketing pessoal, é possível transmitir uma imagem que gera valor à atuação profissional”. Desse modo, você conseguirá ressaltar suas habilidades, qualidades e valores. Em outras palavras, você é a sua melhor referência. Segundo a psicóloga, os ganhos são muitos, entre eles: “aumentar sua visibilidade no mercado de trabalho; expandir sua rede de contatos; divulgar seu serviço ou produto; cativar mais clientes; ser referência na sua área de atuação; receber uma promoção na empresa; e conseguir um emprego”.

Em um mercado de trabalho concorrido, Massote ressalta que é essencial valorizar suas habilidades profissionais. Isso abre portas. No entanto, “não basta só sair jogando tudo aos ventos: é preciso ter estratégia!”.

Qual é o objetivo dos processos do marketing pessoal?

As estratégias do marketing pessoal visam criar oportunidades que facilitem o crescimento profissional. Para isso, Reis informa: “trabalha-se o modo como você se comunica e relaciona; como você se qualifica e se posiciona; como você expressa quem é, suas características, atitudes, competências e habilidades”.

Quais são os tipos de marketing pessoal?

A busca pelo autoconhecimento é o ponto de partida da maioria das estratégias de marketing pessoal. No entanto, para atingir objetivos distintos, é possível desenhar a jornada considerando algumas especificidades. Assim, a ferramenta se divide em diferentes tipos:

  • Marketing direto: envia a mensagem diretamente para o consumidor do seu conteúdo, sem a necessidade de um canal intermediário. Alguns exemplos são: e-mail marketing, telemarketing e venda direta. O resultado é facilmente medido.
  • Marketing indireto: possui uma abordagem mais sutil e o retorno é a longo prazo. É preciso alimentar a sua presença nos canais de comunicação, assim, o futuro cliente lembrará da sua marca quando sentir a necessidade de consumo.
  • Marketing social: visa vender uma ideia e não um produto. Para isso, utiliza mecanismos que incentivam comportamentos considerados positivos, focando em um conceito de bem-estar.
  • Marketing de relacionamento: alimenta o vínculo com o cliente mesmo após o resultado idealizado, visando a fidelização do consumidor.
  • Endomarketing: voltado para um meio organizado, alinha aspectos de um grupo por meio da aproximação de valores.
  • Marketing de nicho: atende à demanda de uma parte específica do mercado, focando em locais e públicos estratégicos.
  • Marketing de fidelização: concentra-se ainda mais no crescimento e retenção de consumidores por meio de programas de incentivo, ou seja, venda e recompensa.
  • Marketing de conteúdo: aborda tópicos pertinentes para o interlocutor, mostrando potencial, conhecimento e domínio em um determinado assunto.

O marketing pessoal possui uma potência transformadora no destaque social da mulher. Independentemente da sua área de atuação, os modelos estratégicos elencados acima podem ser aplicados para a consolidação da sua carreira profissional.

Como fazer marketing pessoal?

Canva

A delimitação da estratégia de marketing pessoal dependerá muito da individualidade de cada perfil. Entretanto, algumas competências são essenciais para todos os públicos. Abaixo, conheça os principais pontos de desenvolvimento.

  1. Tenha equilíbrio: extremos são problemáticos no marketing pessoal, seja com muito ou pouco investimento. O excesso gera o efeito rebote, e a escassez pode prejudicar seus objetivos.
  2. Autoconhecimento: uma competência fundamental para mapear seus potenciais. Reflita sobre o que você quer deixar para trás, o que quer conservar e o que deseja evoluir.
  3. Defina um perfil: coloque no papel como você quer se mostrar para o mundo. Para isso, pergunte-se: quem sou? Onde quero chegar? Como quero ser vista? As características mais marcantes da sua personalidade te ajudarão a traçar o seu perfil.
  4. Trace seus objetivos: primeiramente, você precisa estabelecer o seu objetivo final, o grande propósito da sua jornada. A partir disso, estabeleça objetivos específicos que te ajudarão a evoluir de etapa em etapa.
  5. Utilize as vitrines virtuais: use as redes sociais, os aplicativos de conversa, o e-mail e os sites para divulgar o seu perfil. Produzir conteúdo é uma ótima forma de conquistar um público orgânico.
  6. Conte a sua história: como você chegou até onde está? Existem muitas formas de viver uma jornada e a sua história pode motivar outras pessoas. Para isso, explore o fator emocional, cative seu interlocutor e estabeleça uma narrativa consistente.
  7. Espelhe-se em profissionais de sucesso: pessoas que alcançaram o sucesso são ótimas professoras. Tenha modelos, acompanhe a jornada dos grandes líderes e espelhe-se.
  8. Invista na colaboração com especialistas: uma psicóloga especialista em orientação de carreira pode te ajudar a conhecer suas potencialidades, distinguir seus pontos cegos e expandir seu repertório profissional.
  9. Peça por feedbacks: se quer saber o efeito que causa na vida das pessoas, nada melhor do que perguntar para elas. A partir dos feedbacks, você poderá trabalhar os pontos fracos e continuar avançando nos pontos fortes.
  10. Avalie os resultados do seu trabalho: tenha tudo anotado em planilhas. Assim, será possível comparar estatísticas, medir os resultados e ver o que precisa de outra abordagem.

É importante sempre se perguntar: o que eu preciso fazer para ter o diferencial competitivo? Vale combinar as técnicas de marketing pessoal com uma qualificação profissional. Atualize-se, tenha uma rede de networking e troque experiência com outras mulheres empreendedoras.

Vídeos sobre marketing pessoal que vão incentivar sua jornada

Um perfil humanizado, consciente e sustentável ganha visibilidade e engajamento social. Outra habilidade muito valorizada é o trabalho em equipe. Talvez, o resultado não venha imediatamente, no entanto, você só conseguirá ver o progresso se der o primeiro passo.

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Abaixo, confira uma seleção de vídeos com dicas e informações sobre o marketing pessoal. Especialistas falam sobre a importância da visibilidade, planejamento e organização. Além disso, há um exemplo muito famoso do cinema que te ajudará a compreender o assunto na prática:

Conheça as bases do marketing pessoal

Nesse vídeo, você acompanhará um resumo de todos os pontos abordados no decorrer da matéria. A explicação é didática e visual. Separe um caderninho para a sua jornada, anote as dicas e estude todos os dias. O esforço valerá a pena!

A importância da imagem pessoal

Joel Jota conversa com Dani Almeida, jornalista e especialista em imagens. A profissional explica como a apresentação pessoal é importante para construir autoridade, credibilidade e sucesso. Além disso, ela fala como traçar um caminho para alcançar a alta performance. Acompanhe!

A vida imita a arte

O filme ‘O Diabo Veste Prada’ (2006) é um ótimo exemplo para compreender a importância do marketing pessoal. Uma assiste sofre a pressão do mundo da moda. No entanto, com o tempo, ela vai lapidando seu perfil profissional, inclusive vestimenta, postura e atitudes. Nesse vídeo, observe algumas cenas que ilustram a jornada da personagem.

O marketing pessoal é muito sobre atitude! Antes de tudo e de todos, você precisa acreditar no seu potencial. Trabalhe suas qualidades, sonhe alto e marque presença. Nas redes sociais, você pode utilizar sua expertise para se tornar uma digital influencer – conheça as mulheres que estão arrasando nas redes.

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Redatora, pesquisadora feminista e futura psicóloga. Gosta de falar de coisa que mexe com a gente e de mexer com gente. Apaixonada pela escrita e pelas diferentes formas de existência. Busca viver e promover a autenticidade de ser.