Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Noivas

Maquiagem para noiva: delicadeza nos traços e durabilidade são essenciais

Para a maquiagem do grande dia, preparação da pele, escolha cuidadosa das cores e respeito ao seu estilo são fundamentais

em 19/12/2013

Foto: Thinkstock

Se a maquiagem que a gente usa para ir em uma festa já é motivo de indecisão, imagine então a maquiagem do nosso casamento? Apesar de gerar muita dúvida na sua escolha, existem algumas dicas e truques essenciais para que a make do grande dia seja tão perfeita quanto a gente deseja!

A preparação

Engana-se quem pensa que a maquiagem começa apenas algumas horas antes da cerimônia. Quanto mais saudável e bem tratada a pele já estiver quando o grande dia chegar, mais facilmente será feita a maquiagem e muito mais bonita ela ficará. Assim, protetor solar 24 horas, bons hidratantes, uma alimentação saudável e beber muita água são fatores que ajudam a manter a pele bem cuidada. Além disso, uma consulta ao dermatologista semanas antes ajuda a manter uma rotina de cuidados com a pele até a chegada do grande dia.

O que deve ser levado em conta?

A personalidade da noiva: Antes de mais nada é importante conversar muito com o maquiador, mostrando algumas referências e ideias que haviam sido pensadas para a maquiagem.

É dever dele orientar o que se encaixa melhor, mas tudo é pensado em conjunto para manter a personalidade da noiva, como conta a maquiadora profissional Célia Fernandes. “É papel do maquiador fazer uma make que se encaixe no perfil da noiva, usando técnicas profissionais para valorizar seus pontos fortes e disfarçar seus pontos fracos.” Essa leitura de personalidade ajuda a criar uma maquiagem que combine com a pessoa e seu estilo, seja ele romântico, moderno ou tradicional.

Cabelos e acessórios: A maquiagem não precisa e nem deve ser feita exclusivamente para combinar com o vestido, mas algumas informações como o penteado e os acessórios usados pela noiva são importantes para seu estilo e escolha de cores.

Detalhes da cerimônia: O maquiador precisa saber de informações da cerimônia como o período em que ela irá ocorrer – manhã, tarde ou noite – e o lugar – igreja, campo, praia, etc. Além disso, outros detalhes como a decoração e traje dos convidados também são importantes.

A escolha de cores e o acabamento

Make clássica para noivas. Foto: Reprodução/Pausa para Feminices

Maquiagens muito coloridas acabam atraindo para si atenção em excesso, além de soarem carregadas nas fotos. Isso, no entanto, não quer dizer que não se pode inovar. “Se a noiva tiver um perfil mais ousado, mais moderno, porque não fazer a make mais escura, como um total black?” destaca Célia.

Para as mais clássicas, tons mais claros como nude e marron são certeiros e mais fáceis de criarem harmonia, mas também é importante lembrar que maquiagem mais natural não é sinônimo de pouca maquiagem. A pele sempre deve estar muito bem preparada e viçosa e mesmo que a maquiagem seja leve, todo o acabamento deve ser preciso. Base e pó devem ser aplicados não só na região do rosto, mas também por todo o pescoço e colo, equilibrando o tom da pele e evitando que nas fotos a noiva aparente duas tonalidades.

Tutorial da maquiagem de noiva

Foto: Reprodução/Supervaidosa

A maquiadora Célia ensinou um passo a passo sem erros para uma maquiagem deslumbrante de noiva. E, de cara, ela já afirma “é aquela que valoriza a sua pele e o seu olhar!”

  1. O primeiro passo é uma boa preparação da pele, usando sempre produtos que durem a noite inteira e sejam específicos para o tipo de pele da noiva. Machinhas e olheiras são disfarçadas logo em seguida, e a pele ganha uma boa cobertura HD própria para ser muito fotografada.
  2. Nos olhos pode ser usado tom nude esfumado com marrom, ou preto dependendo do gosto da noiva. Algumas optam por maquiagem matte (sem brilho), já outras não dispensam uma boa sombra iluminadora para dar um realce no olhar.
  3. O blush deve ser feito sempre usando a harmonia de cores feita no restante da maquiagem e sempre passando um ar de saudável.
  4. Para os lábios, o batom nude quase sempre é o mais comum, mas noivas mais modernas optam por vermelho ou vinho.
  5. Para finalizar os produtos sempre devem ser à prova d’água justamente por ser um dia em que a mulher tem tendência a chorar. Além disso, um bom spray deve ser usado para fixar a maquiagem de forma com que ela dure a noite inteira.

Vídeos: veja como fazer sua própria make de casamento

Nesse grande dia é importante ter o maior número possível de opções de maquiagem para decidir qual será de fato a escolhida. Nos vídeos abaixo a maquiadora Alice Salazar ensina uma opção de maquiagem de noiva para um casamento de manhã e as blogueiras Luísa Ferreira e Vic Ceridono ensinam o tutorial de maquiagem que usaram em seus respectivos casamentos.

O ideal é que antes do casamento a noiva marque um dia com o profissional para fazer um teste de maquiagem, fazendo assim todas as escolhas do processo com antecedência e podendo avaliar a duração dos produtos, além do resultado daquela maquiagem em fotos e vídeo. E o mais importante de tudo, como bem ressalta nossa especialista Célia “É importante lembrar sempre que a decisão final dos tons e estilo da maquiagem é dada pela noiva; o maquiador apenas valoriza e utiliza suas técnicas para o que ela escolheu!”

Anotou tudo?! Então pronto, com a maquiagem definida agora você pode relaxar e apenas aproveitar o seu grande dia. Afinal, você merece, né?

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas