Mapa astral

Entenda tudo sobre signo solar, signo ascendente, signo lunar e mapa numerológico

Por Carolina Werneck
Atualizado em 12/11/2013 10:48
mapa astral Mapa astral

Foto: Thinkstock

O mapa astral – também conhecido como mapa-natal ou mapa astrológico – determina o posicionamento exato de estrelas e planetas no momento do nascimento de uma pessoa.

Segundo os estudiosos da astrologia, esse posicionamento interfere na personalidade e nas características pessoais, tais como temperamento, talentos, dificuldades e mesmo preferências. Fazer um mapeamento astral de alguém é, portanto, como tirar uma fotografia da configuração em que o céu se encontrava em um momento específico, para melhor entender a personalidade de pessoas nascidas nesse momento.

Signo solar

É o que se conhece por signo pessoal. É o que você responde quando perguntam de que signo você é. Ele é identificado observando-se em que signo o Sol se encontrava no dia do seu nascimento e dita o tom central da sua personalidade. É este signo que orienta o modo como você se enxerga e a sua identidade. Em suma, com que tipo de ideologia e estilo de vida você se identifica.

Ascendente

É o signo que se encontrava subindo no horizonte leste no momento do seu nascimento. Muito da sua personalidade vem das características deste signo, que representa a maneira como você age diante de situações diversas e a impressão que passa para outras pessoas, quando as conhece. O signo ascendente é mais difícil de ser calculado que o signo solar uma vez que, para obter resultados mais assertivos, é necessário que se conheça a hora exata (com precisão de minutos e segundos, de preferência) do nascimento.

Signo lunar

Trata-se do signo no qual a lua se encontrava no momento em que você veio ao mundo. É este signo que determina seu lado mais sensível e emocional. Dele depende também o modo como você encara e assimila as experiências pelas quais é submetido ao longo da vida. O signo lunar é, de modo geral, responsável por nossas emoções e pensamentos mais íntimos.

Esses são os principais pontos analisados pela leitura do mapa astral, mas não são os únicos. Ao redor dessas três informações são avaliadas outras mais, como o posicionamento dos planetas em relação aos signos, casas astrológicas e até aos ângulos formados. Somente com todos esses dados é possível desenvolver uma análise completa e exata da natureza de cada um.

Mapa numerológico

O mapa numerológico é a análise da personalidade através de uma série de cálculos matemáticos desenvolvidos por Pitágoras. Segundo a numerologia, cada letra do nome de uma pessoa corresponde a um número de 1 a 9. Cada número possui um significado e a combinação entre eles resulta em várias informações acerca das características pessoais e mesmo das experiências a que esta pessoa estaria destinada.

De acordo com os numerólogos, o mapa numerológico pode mostrar as habilidades, desejos e profissões adequadas à pessoa analisada, dar pistas sobre seu futuro e as melhores decisões a tomar e até detectar possíveis problemas de saúde.