Manual da madrinha de casamento

Veja como arrasar no figurino e ajudar a noiva do jeito certo

Por Amanda Saraiva
Atualizado em 31/07/2012 14:33

manual da madrinha de casamento Manual da madrinha de casamento

Quando se fala em casamento, todos ficam ansiosos para ver como ficará a noiva. Porém, outra personagem da cerimônia, também importante, e que se desdobra para ficar linda é a madrinha. E é durante esse período que surgem muitas dúvidas. Que estilo de roupa usar? Qual penteado e maquiagem combinam mais? Qual o papel da madrinha?

A roupa é, geralmente, a primeira preocupação das convidadas das noivas. Mas, para a escolha, é preciso levar em consideração alguns detalhes imprescindíveis. “É importante atentar-se ao horário e local da cerimônia”, diz a consultora de uma grife francesa de vestidos de noiva, Ana Paula Silveira.

O comprimento da peça independe da hora do evento. Longos ou curtos caem bem em qualquer ocasião. Mas a noite, evite bordados. “De dia, se for usar longo, dê preferência a tecidos mais leves para não ‘carregar’ o visual”, ensina a consultora. Até porque a maioria dos casamentos diurnos acontece em locais abertos e campestres.

Caso seja um ambiente fechado, abuse um pouco mais. Nas cerimônias religiosas, cuidado aos decotes e vestidos muitos curtos ou justos. “Tenha consciência e respeite os costumes da religião”, indica.

E, atenção! Algumas noivas não querem madrinhas vestidas de preto. Portanto, se você tem a intenção de usar a cor, consulte-a para evitar gafes. Branco, pérola e suas tonalidades não devem ser cogitados. “O uso dessas cores é reservado somente à noiva”, explica Ana Paula. Em caso de tons fortes ou pastel a escolha depende do gosto e do tom de pele de quem os usará.

Há ainda a crença de que o casal de padrinhos deve combinar a cor da gravata do homem com a roupa da mulher. Mas não é uma regra. Outra dúvida frequente é sobre coincidir a cor dos vestidos das madrinhas. “Caso a noiva tenha muitas madrinhas, trocar informações para não usarem a mesma cor pode ser uma saída”, ressalta.

E depois de eleger o look da ocasião é a vez de escolher o penteado e maquiagem. “Evite usar makes pesados de dia ou muito coloridos, combinando com a roupa”, indica a consultora. Para os penteados, não existe regra.

“Não faça nada muito inusitado no dia, pois correrá o risco de não gostar. Tente combinar seu estilo com o tipo de festa e vestido”, ressalta.

Mas uma boa madrinha não se preocupa apenas com a sua produção para o dia do casamento, mas também com os preparativos para o grande dia. Mesmo sem responsabilidades diretas, a maioria das madrinhas mostra-se disposta a auxiliar a noiva a cuidar para que tudo dê certo no evento. “Geralmente, a noiva tem muitos afazeres e ninguém melhor que as amigas que ela confia para ajudar”, explica Ana Paula. Uma função geralmente destinada às madrinhas é a organização do chá de cozinha e de lingerie.

Outra dúvida constante é se os padrinhos devem dar os presentes mais caros da lista feita pelos noivos. “Isso é relativo. Ao escolher, deve-se levar em consideração quanto o casal de padrinhos está disposto a pagar. Caso tenham liberdade com os demais casais, pode-se combinar e comprar, juntos, um presente mais caro”, indica a consultora.