Mantenha seu forno micro-ondas limpo

Saiba quais os devidos cuidados que devemos ter em relação à limpeza e utilização do forno micro-ondas

Por Danielle Bianchi
Atualizado em 05/09/2013 9:15
mantenha seu forno micro ondas limpo1 Mantenha seu forno micro ondas limpo

Foto: Thinkstock

As vantagens e praticidades de um forno micro-ondas são indiscutíveis. Entre elas estão: aquecimento e cozimento dos alimentos com rapidez; sem que eles percam os valores nutricionais, economia de energia e facilidade na limpeza diária da cozinha; pois evita a sujeira das panelas e do fogão, entre outras vantagens.

Temos que tomar alguns cuidados com a maneira com a qual levamos alguns alimentos ao forno micro-ondas, para que toda essa praticidade não acabe em sujeira e mau cheiro.

Confira algumas dicas que podem auxiliar a sua utilização do forno micro-ondas diariamente.

Evite respingos nas paredes

Adquirir uma tampa específica para forno micro-ondas é a melhor dica para evitar espirros e vestígios de alimentos no seu aparelho. Facilmente encontrada em supermercados, essas tampas contém furos que permitem a passagem de ar, evitando assim que os alimentos fiquem com aspecto de “borrachudos”. Outra dica mais prática e rápida é a do papel toalha. Ele tem o mesmo efeito que a tampa específica, basta colocar uma folha de papel em cima da vasilha que vai dentro do forno micro-ondas e pronto.

Se você vai utilizar o aparelho doméstico para ferver líquidos, certifique-se de que a quantidade utilizada fique na marca da metade para baixo do recipiente. Assim quando chegar ao processo de fervura, você não corre o risco de ter o liquido derramado dentro do forno micro-ondas.

Praticidade na limpeza

O ideal para manter o micro-ondas sempre impecável é limpá-lo diariamente, porém também é necessária uma limpeza mais profunda semanalmente. Para a limpeza externa utilize uma esponja macia com algumas gotas de detergente. Em seguida passe um pano úmido. A limpeza interna pode ser feita com um pano molhado e algumas gotas de vinagre. Para completar, retire o prato rotatório, lave com uma bucha e detergente, enxágue, seque e devolva no lugar. Se por algum motivo o aparelho estiver com manchas amareladas, é aconselhado o uso de um algodão úmido com água oxigenada 20 volumes sobre elas.

Como tirar maus odores

Alguns alimentos específicos soltam um cheiro forte quando aquecidos, mas não há com o que se preocupar. Temos algumas técnicas infalíveis para retirar os odores dos alimentos aquecidos anteriormente deixando o forno micro-ondas pronto para novo uso.

Para remover cheiro de comida do micro-ondas, coloque no aparelho uma vasilha pequena e dentro, um copo de água com gotas de limão, deixe na potência máxima por quatro minutos e depois passe um pano seco para retirar o vapor deixado.

Para que o mau cheiro seja totalmente retirado, é necessário o uso de alguns ingredientes específicos. A pipoca de micro-ondas, por exemplo, deixa um cheiro muito forte, mas que pode ser retirada com uma folha de louro em um copo com água aquecida por três minutos em potência máxima.

Cuidados na utilização do forno micro-ondas

Fique atenta aos cuidados na utilização do micro-ondas. Os alimentos tem que ser aquecidos na potência e tempo ideal para não danificar o aparelho. Carnes e batatas são alimentos que necessitam de uma potência e de um tempo maior para o cozimento do que um copo de leite, por exemplo.

Lembre-se também que o aquecimento do forno micro-ondas é feito de dentro para fora, portanto nunca utilize recipientes hermeticamente fechados. Outra dica importante é fazer furos nos alimentos como: ovos, salsichas, tomates e outros se forem cozidos inteiros. Assim o vapor sai de dentro para fora evitando uma possível explosão.