Moda e Beleza

65 ideias de luzes no cabelo e maneiras de cuidar das madeixas descoloridas

Grazi Massafera

Atualizado em 08.09.23

Um clássico atemporal quando se trata de dar aquela inovada no visual, as luzes no cabelo combinam com vários estilos, idades e gostoso. Afinal, elas são mega versáteis. Mas você sabe que existem diversas opções e tipos de luzes? Confira essa matéria com as dicas e explicações da Meire Mascarenhas, especialista em mechas, colorimetria e visagismo!

Perguntas frequentes sobre luzes no cabelo

Quais as cores de luzes mais usadas?

Meire Mascarenhas (MM): As luzes pérola ou champagne são as queridinhas pela maioria das mulheres. Ele possui brilho intenso e com nuances douradas. A vantagem desse tom é que ele fica ótimo em todos os tons de pele.

Já o cabelo platinado, apresenta nuances acinzentadas e se destaca como um dos mais pedidos. As mechas platinadas são mais aconselháveis para as pessoas que têm a cor natural do cabelo em uma base loira ou, no mínimo, na altura do castanho claro. Isso não significa que as donas de fios castanho escuros ou pretos não possam ter os fios platinados, mas a descoloração por ser muito intensa deixará o cabelo muito mais fragilizado, pois precisamos chegar em um tom de loiro quase branco para conseguir a cor desejada.

O loiro mel é aquele tom bem próximo do loiro médio natural, por isso costuma ficar bem pra quase todos os tipos e tons de pele. Apesar de ser uma cor que harmoniza com todos os de pele, por possuir fundo dourado, o tom cria um visual natural e sofisticado para as donas de pele quente ou neutra-quente. Existe uma variedade de tons de mel: claro, médio ou um pouco mais escuro – como os fios da Grazi Massafera.

Outro tipo de luzes bem pedido são as mechas caramelo, que são um pouco mais quentes e naturais do que as mechas mel. É o tom ideal para quem possui fios escuros e quer clareá-los pela primeira vez. Para as donas de pele morena ou preta com subtom quente, o loiro caramelo cai como uma luva, criando uma moldura iluminada é natural em volta do rosto.

Publicidade

Agora, quando se trata de tons mais escuros, a cor preferida é o marrom frio, que tem mais adição de azul e cinza, portanto o marrom se torna meio rosado ou até mesmo meio arroxeada e esverdeados. O preferido e mais pedido é o tom de marrom rosado, conhecido como castanho rosé, que na verdade é apenas um cabelo castanho claro com alguns reflexos rosa.

Outro queridinho é strawberry blond que, na verdade, é o resultado de mechas loiras bem claras em um fundo vermelho ou ruivo ou vice-versa. O strawberry blond é muito procurado por quem é loira há bastante tempo e tem vontade de mudar um pouco sem abrir mão das mechas loiras ou por quem sente vontade de ser ruiva, mas não tem coragem de fazer um ruivo muito intenso.

Qual cor de cabelo que rejuvenesce?

MM: Não existe uma cor ou cores de cabelo que podem, de modo geral, rejuvenescer ou envelhecer uma pessoa. O que existe são várias técnicas que, quando usadas e combinadas entre si, são capazes de trazer harmonia para o rosto, melhorando a aparência e consequentemente fazendo com que ele pareça mais jovem. A cor que irá rejuvenescer será sempre aquela que cria um visual harmônico. Por exemplo, quanto mais escuro for o tom do cabelo natural, mais escuro deverá ser o tom das mechas escolhidas e quanto mais claro for o cabelo natural, mais clara deverá ser a cor das mechas.

Para as pessoas negras, criar pontos de luz em tons de caramelo, além de luminosidade, trará um aspecto mais jovem ao semblante. No caso das peles claras e rosadas, os fios pretos ou bem loiros serão uma boa pedida. Quem possui peles amareladas (independente da etnia) é aconselhável ficar longe de fios muito pretos ou loiros muito acinzentados, pois esses tons deixam o rosto pálido e com ar de cansado. Os tons de marrons, mesmo os mais escuros, são a melhor opção.

Os tons de castanhos ou marrons são os que mais rejuvenescem, mas os marrons achocolatados podem desfavorecer peles morenas. Nesse caso, a melhor opção é um tom de castanho puro. Pra finalizar, algumas mechas em volta do rosto ou no topo da cabeça trazem mais leveza a qualquer visual. O segredo aqui são mechas finas, sem marcação e com pouco contraste. Mulheres negras que abusam da loirice podem ficar pálidas e com um ar cansado. Já as donas de peles muito claras, com certeza não irão harmonizar com fios em um tom muito exagerado de vermelho, ou seja, tudo vai depender de quem está usando a cor.

Qual a diferença entre fazer luzes no papel e na touca?

Canva

Publicidade

MM: Existem várias diferenças, mas a principal e a mais importante é que na touca você irá fazer um trabalho igual para todas as clientes, pois ela não permite muita variação. Já no papel, podemos criar um desenho mesmo antes de começarmos o trabalho propriamente dito. Criamos um desenho imaginário do que a cliente deseja e usando a técnica adequada e os papéis, conseguimos entregar um resultado personalizado de acordo com o desejo de cada cliente.

Além dessa diferença, as mechas na touca ficam mais finas e marcadas, enquanto que no papel conseguimos fazer mechas em várias espessuras em um mesmo trabalho e ainda podemos variar as técnicas. Podemos fazer um mix entre ombré, slices, babylights, mechas tradicionais, etc. O papel também acelera o processo, já que ele aumenta a temperatura dos fios, facilitando o clareamento.

A vantagem da touca é que o risco de manchar será menor e a pessoa pode até arriscar fazer em casa. Já a técnica com o papel requer muito mais cuidado, pois se o papel escorregar ou se a mistura de pó descolorante e água oxigenada não for correta, além de manchas, também poderá ocorrer um corte químico nos fios!

Quanto custa fazer luzes no cabelo?

MM: Depende da técnica usada e do tamanho e quantidade de cabelo. Mas também depende do profissional escolhido e da localização do salão. Em salões de bairros, por exemplo, pode-se fazer luzes por até 290,00 reais. Já em grandes centros ou salões renomados, chega-se a pagar em torno de 1.200,00 reais para fazer um loiro platinado, por exemplo.

Quais são os principais cuidados que se deve ter com um cabelo com luzes?

MM: Para que os seus cabelos continuem saudáveis, você deve iniciar um cronograma de tratamentos semanas – ou até mesmo meses – antes da transformação. E o uso do shampoo antirresíduo irá garantir uma melhor absorção dos nutrientes que os tratamentos irão entregar.

Você deve fazer pelo menos uma reconstrução antes da descoloração e você pode fazer uma a cada 15 dias, pois o excesso, poderá causar endurecimento do fio e consequentemente a sua quebra. Além disso, a hidratação e a nutrição semanal irão completar a sua série de cuidados com o cabelo.

Além desses cuidados, você também precisa evitar fazer progressivas ou qualquer tipo de procedimento que alise os fios. Evite o uso excessivo de fontes de calor e quando for usá-las! Não se esqueça de proteger o cabelo com um protetor térmico.

Use também um leave-in toda vez que for entrar no mar ou na piscina, assim você irá evitar que os seus fios fiquem verdes ou om aspecto chumbado. Corte as pontinhas frequentemente, evite lavar os fios na água muito quente, use produtos adequados para cabelos coloridos ou descoloridos, evite retoques frequentes, dê um espaço de pelo menos três meses entre um retoque e outro. Assim você irá evitar afinamento capilar e quebra dos fios!

Publicidade

Como você pode perceber, o segredo para ter um cabelo com luzes bem lindo é procurar um profissional de confiança e que, de preferência, seja especialista no assunto! Também é muito importante saber o seu tom de pele e os cuidados necessários pós-procedimento.

Tipos de luzes no cabelo

De acordo com a profissional existem vários tipos de técnicas para fazer as famosas luzes no cabelo, porém as mais pedidas nos salões são as mechas tradicionais, o hair contour, o morena iluminada, o babylights e o loiro platinado. Entenda mais sobre cada uma delas e analise melhor qual combina mais com você!

Mechas tradicionais

As mechas tradicionais são mais finas e saem desde a raiz e vão até as pontas do cabelo. Geralmente, esse tipo de luzes é feito em grande quantidade por toda a cabeça, como ressalta Meire. Ainda segundo a cabeleireira, elas são a opção preferidas de mulheres que gostam de algo mais clássico e que são naturalmente loiras. “Ou por aquelas que já possuem alguns fios brancos, pois esse tipo de mechas se mistura melhor aos fiozinhos grisalhos”, enfatiza.

Quanto à manutenão, quem tem esse tipo de luzes precisa ir ao salão fzer com retoques com mais frequência, pois as mechas são mais marcadas e em uma quantidade maior. “Quanto mais parecido for o tom das mechas com a cor natural do cabelo, menos retoque será necessário”, explica a profissional.

Hair Contour

Queridinho das famosas e influencers, o hair contour é a tendência do momento quando se trata de luzes no cabelo. Meire explica, que essa técnica consiste em “respeitar o contorno do rosto da cliente e normalmente é feita respeitando também o corte, como se estivéssemos criando uma roupa para o corte”.

Para que o resultado seja ainda melhor e mais preciso, o visagismo entra como ferramenta de apoio para os cabeleireiros que usam o hair contour. A profissinal afirma que eles estudam detalhadamente o rosto da cliente e criam assim contornos mais claros (igual na maquiagem) que valorizem e intensifiquem os pontos positivos do rosto. “Além dos contornos, também vamos clareando pontos-chave respeitando o corte e a textura dos cabelos”, pontua.

Perfeito para cortes médios, esse tipo de luzes delineia perfeitamente os contornos dos rostos, uma vez que o corte destaca as mechas mais claras. “O resultado é um cabelo personalizado e único, feito para respeitar as características de cada rosto”, Meire ressalta.

Morena Iluminada

Uma das técnicas mais populares e procuradas nos salões, o morena iluminada é muito versátil graças a sua naturalidade. A técnica consiste em faz mechas em cabelos castanhos ou pretos, em tons próximos da cor natural. Assim, cria-se uma transição sutil entre a cor das mechas iluminadas e a cor da raiz natural, como explica Meire.

Também segundo a profissional, as cores escolhidas para o morena iluminada dependem da cor natural ou da cor cosmética que esteja nos fios. “Um cabelo preto, por exemplo, fica ótimo com mechas na cor chocolate ou avelã. Já as donas de fios castanhos ficão ótimas com mechas no tom de loiro mel ou loiro dourado“, afirma.

Quanto aos tons de pele, o morena iluminada combina com quase todos, como enfatiza Meire. Já em relaçãos aos cuidados, ela ressalta que “quanto mais próximo for do tom natural, menos agressivo será para a saúde dos seus fios”.

Babylights

Já quem prefere algo mais delicado e romântico costuma se jogar no babylight, pois as mechas são fininhas e feitas da raiz às pontas do cabelo para um resultado natural e sem marcação.

Segundo Meire, essa técnica tem como objetivo imitar o efeito suave do cabelo dos bebês, “por isso são as preferidas das donas de cabelos loiros naturais que desejam dar apenas uma iluminada nas madeixas ou para as morenas e ruivas que desejam iluminar os fios sem perderem a naturalidade”.

Loiro platinado

Praticamente um sinônimo de ousadia e modernidade, o loiro platinado é aquele loiro mega claro, quase branco e que normalmente possui nuances acinzentadas e opacas. A cabeleireira explica que essa técnica é um pouco mais complicada, pois, dependendo da cor natural dos fios, a descoloração poderá ser feita em duas etapas. “Por isso os fios costumam ficar sensibilizados e muito porosos após passarem pelo processo”, alerta.

Para que as madeixas fiquem lindas após o processo, Meire enfatiza a necessidade de vários cuidados e que super valem a pena, afinal o platinado é um dos visuais mais glamouroso que existe. “Ele combina muito bem com peles claras e rosadas ou com peles negras acinzentadas e a sua versão com a raiz esfumada é uma escolha certeira para quem tem fios escuros, pois irá conferir mais naturalidade ao visual”, afirma.

Ombré hair

Uma técnica clássica e que está sempre passando por renovações, o ombré hair é perfeito para quem quer clarear as pontas do cabelo e deixar a raiz mais escura. Meire explica que esse tipo de luzes consiste basicamente em “descolorir ou fazer mechas com uma coloração mais clara (no caso dos fios virgens) do que sua base natural a partir da altura da orelha ou a um palmo da raiz do cabelo”.

Assim, conserva-se a raiz natural, criando um degradê que clarea em direção as pontas. “Quanto menos marcação tiver entre a cor da base e a cor das mechas, mais natural será o resultado. O ideal é que a cor das mechas possua de dois a três tons abaixo da cor natural do cabelo”, a profissional ressalta. Por se tratar de um visual bem natural, o ombré hair tem baixa manutenção e o retoque mais indicado é a cada seis meses.

O que não falta são opções de luzes para os cabelos, não é mesmo? No entanto, você deve sempre se atentar para o tipo dos seus fios, o corte das madeixas e o tom da sua pele, pois esses são detalhes que podem parecer simples, mas que fazm toda a diferença no resultado do cabelo. Para isso, a dica é sempre procurar um profissional de confiança e que entenda desses assuntos, ok?

65 fotos de luzes no cabelo que vão agradar vários estilos e gostos

Ainda está na dúvida sobre qual tipo de luzes fazer no seu cabelo? Sem problemas! A lista a seguir traz 65 ideias mega variadas para você analisar e se inspirar. Separe alguns modelos, já mande para o seu cabeleireiro e peça a opinião dele. Assim, vocês podem criar a descoroação perfeita para os seus fios e que combinem perfeitamente com o seu estilo!

1. Em busca de uma mudança de visual?

2. Então, as luzes no cabelo são a opção perfeita

3. Afinal, o que não falta são opções e combinações

4. E a primeira dica é analisar o seu tom de pele

5. Pois é por ele que você vai se orientar

6. E escolher a cor das mechas que irá fazer

7. Por exemplo, peles escuras combinam mais com este tipo de mecha

8. Já as mais claras ficam perfeitas com uma técnica assim

9. O tom mel para luzes no cabelo é sucesso a certa!

10. Conseguiu pegar a ideia?

11. Então, agora é a hora de se jogar nas referências

12. O que combina com o seu estilo e corte de cabelo

13. Se você quer algo mais clássico, o morena iluminada é uma ótima opção

14. Muito pedido nos salões ele combina com vários estilos e personalidades

15. Pois é mais neutro e versátil

16. Ele fica lindo tanto em cabelos curtinhos como este

17. Ou em madeixas longas de Rapunzel como esta

18. Ondulado e morena iluminado? O match perfeito!

19. Cachinhos? Destaque para as lindas curvas

20. E os fios lisos? Efeito de volume e balanço na certa

21. As luzes no cabelo dão um super destaque para os fios

22. Prefere manter o castanho e trazer pontos de luz para os fios?

23. Então, que tal algo assim?

24. Com poucas mechas cabelos assim são ótimos para manter o cabelo escuro

25. E a manutenção é muito mais fácil!

26. Outra opção bem bacana são as luzes chocolate

27. Tradicionais elas estão sempre em alta

28. Pois dão um ar de naturalidade aos fios

29. Sem contar que fica com um estilo praiano incrível!

30. Mas se você nunca descoloriu o cabelo, então comece por algo simples

31. Assim você vai se acostumando aos poucos

32. E se curtir, então passe a fazer mais luzes

33. De pouco em pouco você vai descobrindo o que combina mais com você

34. E logo logo já se está se jogando em algo mais ousado

35. Como este visu, cheio de personalidade e poder

36. E se engana quem acha que cachos não combinam com luzes

37. Além de dar um up no visu, as mechas deixam os cachos mais cheios

38. E dão um destaque muito maior aos fios enroladinhos

39. Mas lembre-se sempre de investir em um cronograma pós química

40. Pois é ele que vai preservar os seus cachinhos

41. E também deixar as mechas com uma cor bem bonita

42. Quer ir para um tom mais loiro?

43. Então, que tal apostar em algo assim?

44. Lindo, o loiro dá aquele ar de poder

45. E que combina muito com vários tipos de corte e tom de pele

46. Você ainda pode alinhar diferentes técnicas de mechas

47. Criando assim um visual único e que seja a sua cara

48. A dica é juntar as suas ideias preferidas

49. E levar ao salão para trocar uma ideia com o seu cabeleireiro

50. Dessa forma, vocês discutem juntos qual é a melhor opção para os seus fios

51. Afinal, a ideia é investir em tons bem bonitos

52. Ainda não decidiu o que fazer no seu cabelo?

53. Então analise bastante antes de tomar a decisão

54. Pense bem no que fará você se sentir mais confortável e poderosa

55. Pois é uma mudança grande

56. Mas acredite, existe um tipo de descoloração para cada mulher

57. Que potencializa a sua beleza

58. E a faz se sentir ainda mais especial

59. Pois é esse o poder de um cabelo bem lindo

60. Deixar qualquer mulher ainda mais incrível!

Tonalidades, cortes, textura do cabelo, tons de pele… Tudo isso faz uma grande diferença quando se trata de escolhar as luzes perfeitas para as suas madeixa! Agora que você tem uma ideia melhor desses detalhes, converse com o seu cabeleireiro e veja quais são as melhores opções para você.

Como fazer luzes no cabelo

Agora, se você prefere se arriscar em casa e quer investir em luzes no cabelo de forma mais caseira, então a dica é dar uma olhadinha nesses tutoriais de como descolorir o cabelo sozinha. Comece por algo mais simples e, com o tempo, você vai pegando o jeito e aprendendo os segredinhos!

Como fazer luzes no cabelo sozinha

Se você é principiante e nunca fez luzes no cabelo em casa, então esse tutorial é para você! De maneira muito simples e didática, a Sheyla Cavalcante ensina o passo a passo certinho de como fazer as mechas usando touca. O resultado é incrível!

Como fazer morena iluminanada em casa

Um dos tipos de mecha mais populares é, como a Meire afirmou, o morena iluminada. Uma técnica um pouco mais simples, ele traz aquele brilho lindo às madeixas e pode ser feito em casa. Mas atenção: para isso você precisa seguir cada etapa à risca, ok? Quem te ensina melhor sobre a técnica é a querida Fran Souza!

Como fazer retoque de luzes em casa

Sente que está precisando fazer aquele retoque de rotina nas suas luzes, mas não quer ir ao salão? Então, a dica é conferir esse tutorial completo e muito bem explicadinho de como deixar os fios bem lindos e cheios de vida. Você vai amar a praticidade.

Como cuidar do cabelo com luzes

Não tem jeito: descolorir o cabelo resseca bastante o fios e pede um cuidado extra após o procedimento. E para recuperar as madeixas, você pode seguir alguns truques dados pela Tâmara Corsi nesse vídeo que promete ser a salvação para o seu cabelo. Confira!

Cronograma capialr para cabelos com luzes

Além dos cuidados imediatos pós salão, você também precisa investir pesado em um cronograma capialr, pois é ele que vai garantir a saúde dos fios, devolvendo a massa e textura perfeita para o seu cabelo. Então, lápis e papel na mão para anotar os segredos revelads nesse vídeo bem completo e explicativo!

Ficou morrendo de vontade de fazer essa mudança linda no cabelo? Então, invista em um bom profissional e em produtos de qualidade no pós química! E se você tem cachinhos, a dica é aproveitar e conferir também essa matéria sobre cabelo cacheado com luzes incrível.

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.