Dicas de Mulher Dicas de Moda

Como seguir um estilo e ter o seu próprio look do dia como as blogueiras

Conheça diversos estilos, saiba como inseri-los no seu dia a dia e veja como otimizar suas compras e a montagem dos seus looks

em 17/05/2016

Foto: Reprodução / Blog da Thássia

Foto: Reprodução / Blog da Thássia

Atualmente a moda está mais democrática e o acesso às informação de moda está muito mais fácil e rápido. A internet é a principal ferramenta nos dias de hoje para se informar das tendências instantaneamente, em qualquer lugar que você estiver.

As blogueiras são grandes responsáveis por essa rápida informação, pois além de fazerem muitos posts sobre a moda em si, tendências e semanas de moda, elas também dividem seus looks diários, sendo eles básicos para o dia a dia, ou até mesmo para um evento de gala.

Os looks das blogueiras podem ser grande fonte de inspiração, pois proporcionam ideias de novas combinações para peças de roupas que você já tenha. Mas é fundamental sempre ter em mente que é fundamental manter-se fiel ao seu gosto e o usar apenas o que te faz sentir bem.

11 estilos de looks do dia das blogueiras para você se inspirar

É importante ressaltar que a maioria das blogueiras tem acesso ao melhor da moda nacional e internacional, sendo assim elas transitam com liberdade entre vários estilos. Porém, confira abaixo 12 estilos que estão muito presentes no guarda roupa da blogueira que o ilustra.

Apesar de existiram estilos definidos, não significa que devemos nos prender a exclusivamente um. A moda também uma ferramenta de expressão e que oferece liberdade para criar, assim como mesclar estilos e adaptá-los ao nosso gosto, mas sem perder a essência.

1. Fashionista

Foto: Reprodução / Blog da Thássia

Foto: Reprodução / Blog da Thássia

A blogueira Thássia Naves é sem dúvidas um ótimo exemplo do estilo fashionista, que exige muita ousadia e personalidade. Discrição não é o fator principal nesse estilo. Muitos modelos e cores são permitidos, assim como uma forte carga de tendências.

Thássia usa sempre o que está em alta, e o que foi recentemente lançado. Nos looks dela, sobretudo nas semanas de moda, é possível observar que a ousadia se sobrepõe à sensualidade, o que torna o estilo mais indicado para mulheres confiantes, com personalidade e se interessam pela moda.

Nas semanas de moda do mundo todo, a brasileira Helena Bordon também se destaca por seus looks únicos e também tem seus looks registrados pelas principais paginas de streetyle da moda mundial.

2. Sexy

Foto: Reprodução / Camila Coelho

Foto: Reprodução / Camila Coelho

Para ostentar um look sexy, pernas a mostra e decotes são bem vindos. Camila Coelho é um ótimo exemplo de como balancear essas informações no look, sem perder a fidelidade ao seu estilo pessoal e a sofisticação.

A blogueira é fã de decotes nas costas, rendas, e transparências, mesmo nos vestidos longos. Nos calçados, sandálias de tirinhas finas e scarpins dão o toque final para os looks. Para ostentar um look sensual, pouco importa a forma física da mulher, e sim o quanto ela se sente bem e confiante usando aquele look.

Um estilo sexy, porém com muita delicadeza e sofisticação, também pode ser visto no blog Viva-Luxury, fundado por Anabelle Fleur.

3. Boho

Foto: Reprodução / Rocky Barnes

Foto: Reprodução / Rocky Barnes

O estilo boho se traduz em uma espécie de releitura do estilo hippie dos anos 60. A blogueira Rocky Barnes vive na California e abusa deste estilo, mesclando muitos tecidos fluidos, botas e acessórios que fazem a diferença em qualquer look.

É importante ressaltar que para ter um look com influencias boho, não é preciso que todas as peças tenham essa características. Apenas alguns acessórios, como a bolsa ou colares e pulseiras, podem complementar looks básicos com jeans e t-shirt branca. O estilo é recorrentemente visto nos looks nos festivais de musica e combinam muito com mulheres que acreditam na ideia de liberdade de espirito.

No Brasil, a blogueira Bia Perotti, do blog Os Achados, também cria muitos looks com influencias boho, como peças com bordados e estampas étnicas.

4. Casual

Foto: Reprodução / Garotas Estúpidas

Foto: Reprodução / Garotas Estúpidas

O jeans é certamente um dos principais integrantes do look casual. Camila Coutinho, do Garotas Estúpidas, sabe combinar este tecido como ninguém, inserindo-o em looks para diversas ocasiões, desde as que pedem um look mais informal, assim como em situações que pedem um look mais arrumadinho.

O jeans pode estar presente no look, seja na calça, short, jaqueta, ou até mesmo colete. Este estilo é versátil, pois as mesmas peças podem ser adaptadas para o fim de semana, assim como para o trabalho, dependendo da combinação de calçado e acessórios.

Jéssica Flores, do Borboletas na Carteira, também é referencia entre as blogueiras brasileiras pelo seu estilo casual, geralmente arrematado por sapatilhas e rasteirinhas.

5. Elegante

Foto: Reprodução / Nati Vozza

Foto: Reprodução / Nati Vozza

Um estilo elegante, que dispõe de maior sofisticação, pode ser criado com tecidos diferenciados, salto alto e acessórios. A blogueira Nati Vozza, do Glam4you, é um belo exemplo de como seguir o estilo a risca, mantendo a elegância mesmo em um look com rasteirinha.

Para este estilo, o jeans não é a primeira opção, e Nati exemplifica isso em seus looks compostos por tricô e camisas de seda. Nos pés, sandálias de salto e scarpins marcam presença, mas eles podem ser facilmente substituídos por espadrilles em situações mais casuais.

As blogueiras Anna Fasano e Lu Ferreira, do Chata de Galocha, também ostentam muitos looks sofisticados e podem inspirar seus loooks.

6. Esportivo

Foto: Reprodução / Modices

Foto: Reprodução / Modices

No estilo esportivo, os tênis são os primeiros a marcarem presença, ainda mais se unirem o conforto à casualidade. Acompanhados do calçado estão os shorts e jaquetas em tecidos esportivos, como o poliéster, por exemplo.

Carla Lemos, do Modices, traduz este estilo usando camisetas com shorts esportivos, e algumas vezes complementando com bonés, e ainda se mantem fiel ao seu estilo carioca. Este estilo é muito indicado para quem prioriza o conforto ao escolher as roupas e calçados do armário, e que não frequentam intensamente ambientes formais.

Helo Rocha também ostenta em seu perfil no Instagram inúmeros looks arrematados pelos tênis que colocam o conforto em primeiro lugar.

7. Romântico

Foto: Reprodução / Just Lia

Foto: Reprodução / Just Lia

Tons pastel, laços e renda garantem o romantismo de qualquer visual. Lia Camargo, do Just Lia, ensina como aderir ao estilo, reforçando-o pelo uso de golas charmosas, cardigans e a estampa pied de poule.

O estilo é indicado para mulheres que buscam delicadeza no visual. Mas ao mesmo tempo, a forte influencia romântica pode ser amenizada por calçados com aparência mais pesada, o que também proporciona um toque atual ao visual.

Bruna Vieira, do Depois dos 15, também compartilha seus looks com influencia romântica, que muitas vezes são arrematados por meias calças que dão o charme final.

8. Colorido

Foto: Reprodução / Style Pantry

Foto: Reprodução / Style Pantry

Um estilo cheio de cores é o que pode ser visto no blog Style Pantry, da blogueira Folake Huntton, que tem 39 anos e um estilo cheio de jovialidade e personalidade. Folake abusa do color block, que combina cores vibrantes em um mesmo look.

Estampas coloridas também são frequentemente vistas nos looks nos looks de Folake. Neste caso, é sempre interessante combinar uma peça estampada e outra lisa de uma cor que esteja na estampa. O blog é uma boa fonte de inspiração para harmonização de cores e um grande incentivador para fugir das cores neutras. Este estilo pode ser facilmente adotado por quem tem disposição para ousar e não prioriza a discrição.

Muitas cores também podem ser vistas no blog Atlantic Pacific, de Blaire Eadie, e no da nova iorquina Cynthia, do Simply Cyn.

9. Boyish

Foto: Reprodução / Fadela Mecheri

Foto: Reprodução / Fadela Mecheri

O estilo boyish se traduz por peças com modelagem masculina presentes em looks femininos. Essas peças podem ser calças conhecidas como boyfriend, que são mais largas e com cós maior, blazers, calças de alfaiataria e camisas.

Fadela Mecheri, dona do blog que leva seu próprio nome, expõe inúmeros looks cheios de tendência boyish. A blogueira também insere calçados masculinos em seus looks, suéteres com a gola da camisa aparente e compartilha inúmeros looks que podem ser uma boa inspiração para o ambiente de trabalho.

Adriana Gastelúm, que comanda o blog Fake Leather, também posta muitos looks inspiradores e recheados da tendência boyish.

10. Rocker

Foto: Reprodução / Le-Happy

Foto: Reprodução / Le-Happy

A cor preta, bem como jeans gastos e detonadas certamente fazem parte de um visual roqueiro. A blogueira, Luanna Perez, do Le-Happy, abusa desses elementos, e também costuma finalizar seus looks com coturnos e botas.

O estilo também inclui diversas camisetas de bandas de rock. Ainda que você não queira fazer um grande investimento para aderir ao estilo, mantenha o foco em peças escuras e acessórios mais pesados, de preferência pretos e com detalhes com tachas. Camisas xadrez também podem arrematar o visual.

Camilla Marques, do blog De Coturno e Spikes, exibe suas tatuagens e compartilha seus looks escuros, mas também dá muitas dicas para fazer maquiagens góticas.

11. Básico

Foto: Reprodução / Sincerely Jules

Foto: Reprodução / Sincerely Jules

As cores neutras são sem duvidas um verdadeiro coringa no guarda roupa. As peças lisas facilitam muito a montagem de um look, e a arma para incrementar looks básicos e sair da mesmice, é investir em acessórios. Clutchs e calçados, por exemplo, podem ser estampadas e coloridas, e assim protagonizar o visual.

O benefício de aderir a este estilo é que as peças podem ser repetidas com frequência, pois são pouco marcantes, o que torna o estilo econômico. Jules Sariñana, do Sincerely Jules, mostra como montar looks básicos, mas sempre com um charme especial.

Sara, a espanhola do blog Collage Vintage, também é referencia em looks recheados de cores neutras e jeans.

Como definir seu look do dia

Ter uma definição do seu estilo pode facilitar muito a montagem dos looks, assim como a economia com compras e menor acumulo nos armários. Sobre a definição do seu estilo, a consultora de estilo Danyla Borobia comenta os benefícios: “Mesmo com o guarda-roupas lotado de roupas existe a sensação de ‘não tenho nada para vestir’, isso ocorre, pois, a mulher não tem um estilo definido, ou seja, acaba copiando looks de vitrines, novelas, sites e etc. e sua criatividade e personalidade ficam esquecidas, e o medo de ‘errar’ acaba falando mais alto”.

Para encontrar seu estilo, o autoconhecimento é fundamental, como garante a consultora de estilo Danyla Borobia: “Para responder todas essas questões o melhor é sair do automático, fazer uma reflexão profunda do que realmente gosta e o que não gosta, a busca pelo autoconhecimento é fundamental para esse dilema que as mulheres enfrentam diariamente”.

Para alcançar este autoconhecimento é importante analisar suas necessidades, o que te faz sentir bem e os tecidos, as cores e caimentos que mais te favorecem, e também a imagem que deseja passar. A partir do momento que este autoconhecimento é adquirido, as compras se tornam muito mais conscientes e assertivas, deixando para trás a atitude de comprar por impulso e deixar as peças esquecidas no guarda-roupa.

Para otimizar seu armário, a consultora Danyla dá a dica para fazer compras inteligentes: “Cada peça deve combinar com no mínimo mais 3 outras peças do guarda-roupas, não estamos falando de calça jeans, preta ou camiseta branca, mas com peças variadas, em tecidos, caimentos, cores e etc., as composições devem ir para o trabalho, lazer e todas as estações do ano, a mesma regra vale na hora de comprar”. Essa atividade sem duvidas, otimiza seu tempo durante as compras, mas também no dia a dia na montagem dos looks.

O armário cápsula é uma alternativa para exercitar a criatividade e versatilizar seu armário sem fazer compras desnecessárias. Danyla explica o que é o armário cápsula: “Um guarda-roupas cápsula consiste em um numero reduzido de peças, compacto de 30 a 40 peças, versáteis e coordenáveis entre si, que podem ser usados por 3 meses”. Para iniciar o armário, o primeiro passo é eliminar as roupas que não usa mais, planejar as atividades dos próximos 3 meses e o tipo de looks que elas exigem, e então definir o estilo o qual quer seguir, usando o auto conhecimento como base.

Sendo assim, a consulta de imagens dos looks do dia de uma blogueira que você se identifique pode ser uma ótima fonte de inspiração para encontrar seu próprio estilo e sugerir novas idéias de combinações das roupas que estão no seu armário. O importante é manter-se fiel ao seu estilo e à sua personalidade.

Comentários
Dicas relacionadas