Dicas de Mulher Dicas de Casa

Lixa: 15 usos diferentes que você nem imagina

A utilidade da lixa vai muito além dos cuidados com as unhas, podendo servir até mesmo para evitar acidentes

em 21/01/2014

Foto: Thinkstock

A lixa é, sem dúvida, um componente indispensável da nécessaire feminina e também item valioso em um kit de ferramentas de qualquer casa. Além de servir para cuidar das unhas e também das paredes, há muitas outras maneiras de se beneficiar desse utensílio.

Procure ter em casa lixas de papel de variados grãos para solucionar alguns problemas do dia-a-dia e facilitar sua vida.

Com um pouco de criatividade, elas também podem ser importantes auxiliares para as tarefas de casa e desenhos dos seus filhos e com técnica, podem até mesmo afiar ou abrandar o fio de tesouras, facas e objetos pontiagudos.

Da prevenção de quedas à um novo visual para suas roupas, descubra 15 maneiras inesperadas de usar a lixa.

Formas criativas de aproveitar a lixa em casa

    Dar um ar gasto

  1. Nas molduras ou porta retratos: Depois de pintar as molduras ou porta-retratos com tinta spray, utilize a lixa a seu gosto para dar efeito de “envelhecido pelo tempo”.
  2. Nas roupas em jeans ou couro: A sempre imprevisível moda às vezes valoriza a história e o tempo de uso de uma peça de roupa, chegando a cobrar mais caro pela lavagem de uma calça jeans ou esfoliação de uma jaqueta de couro. Faça seus efeitos em casa com uma lixa!
  3. Anti-escorregão

  4. Nas escadas: Mas do que útil, é lei. O corpo de bombeiros exige a aplicação de lixas em escadas para evitar escorregões que podem resultar em acidentes.
  5. Nas solas dos sapatos: Quando o solado desgasta e os sapatos ficam escorregadios em dias de chuva, lixar as solas é uma solução prudente.
  6. Limpeza e polimento

  7. Dedos e calcanhares: Conquiste pés e mãos lisos. Apesar de existirem ferramentas específicas para isso, com cabos de madeira ou plástico, o elemento funcional dos objetos é a lixa.
  8. Afiar tesoura: Use uma lixa de grão fino cortando-a em pedacinhos. Isso vai remover possíveis sujeirinhas que ficam grudadas na tesoura com o tempo.
  9. Abrandar o fio: Objetos pontiagudos ou muito cortantes podem ser perigosos. Para abrandar o fio, passe uma lixa de grão grosso no sentido que quer desgastar, mas com muito cuidado para não se machucar.
  10. Livrar-se de manchas nas paredes: Contra tinta ou argamassa, a boa e velha lixa é sempre a melhor opção.
  11. Livrar-se de lesmas: Um papel de lixa na base do vaso impede que elas adentrem e alimentem-se de suas plantas.
  12. Conservação de vestuário

  13. Passar tecidos plissados: Um pequeno pedaço de lixa em baixo do plissado mantém o tecido no lugar e fica mais fácil de passá-lo. É importante que a lixa seja de grão fino e que você use a técnica com cuidado para não puxar fios ou bolinhas da roupa.
  14. Remover bolinhas da roupa: Uma lixa fina passada no sentido oposto a trama de um suéter velho ajuda a remover bolinhas.
  15. Auxiliar a limpeza da camurça: Passar uma lixa fina suavemente e em seguida escovar para o lado contrário remove riscos e manchas da camurça.
  16. Na cozinha

  17. Abra potes teimosos com ajuda de uma lixa passada nas laterais. Assim você cria atrito e consegue firmar as mãos para abrir o pote.
  18. Utilize lixas para facilitar a limpeza de panelas de ferro ou barro que foram esquecidas no fogo.
  19. Arte

  20. As lixas podem ser usadas para arte de incontáveis maneiras, no acabamento ou no processo criativo. Incentive a criatividade de seu filho, oferecendo-lhe giz de cera ou lápis de cor, papéis e lixas para criar efeitos de textura.
Comentários
Dicas relacionadas