Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Livre-se de costumes constrangedores

Confira dicas para evitar que estes hábitos te façam passar momentos constrangedores em público

em 24/02/2012

É comum ter algum costume do qual nos envergonhamos, como roer unhas ou ficar mordendo os lábios enquanto fala. Muitas vezes acabamos fazendo algo assim e nem percebemos, porém as outras pessoas reparam e, em muitos casos, isso pode tornar a situação constrangedora ou desagradável.

Para que você evite passar por esse tipo de constrangimento, siga estes quatro passos para se livrar destes hábitos constrangedores e seja uma companhia mais agradável para quem convive com você.

Passo 1 – Identifique os hábitos

Repare em si mesma para identificar quais costumes você tem que você gostaria de erradicar da sua vida. Faça uma lista deles e indique em quais momentos você costuma praticar esses hábitos.

Passo 2 – Evite situações que possam encorajar o hábito

Uma vez que os hábitos são identificados e os desencadeadores deles também, o próximo passo é evitar essas situações ou hábitos que desencadeiam os costumes que você quer eliminar.

Passo 3 – Policie-se para perceber quando está fazendo e parar

A partir desse momento, o ideal é estar sempre atenta para perceber se está praticando seu hábito e parar imediatamente. É importante tentar desenvolver consciência dos seus hábitos por meio da auto-observação.

Passo 4 – Anote seus progressos

Com a sua lista de hábitos a evitar em mãos, você pode anotar quais costumes está conseguindo eliminar do seu dia-a-dia e isso pode servir como motivação.

Costumes constrangedores comuns

Confira abaixo alguns hábitos comuns, porém nada agradáveis para quem os pratica e para quem convive com quem tem estes costumes e veja também como evitá-los.

Tiques nervosos

Os tiques aparecem geralmente em situações de ansiedade e nervosismo. Podem ser tiques faciais ou aqueles ainda mais irritantes, os tiques de balançar a perna, ficar clicando uma caneta ou fazendo qualquer tipo de movimento repetitivo com algum tipo de ruído. O ideal nesse caso é evitar as situações que encorajam o tique e sempre parar assim que percebê-lo.

Roer unhas ou cutículas

Esse costume é comum em momentos de estresse, durante longos períodos de espera e outras situações em que a pessoa se vê ansiosa para que algo aconteça. Para evitar isso, esteja sempre com as unhas esmaltadas e bem cuidadas, assim você será desencorajada a roê-las porque isso estragaria todo o seu trabalho nas unhas. Além de ser um hábito feio, é também anti-higiênico pois embaixo das unhas fungos e bactérias, além de impurezas podem ficar acumulados.

Limpar o nariz em público

Este hábito é muito reprovável e deve ser evitado sempre que possível, especialmente se você o fizer com auxílio dos dedos. Quando perceber que o seu nariz está te incomodando, vá ao banheiro e lave-o por dentro com água e limpe-o com um pedaço de papel macio. Assim você não terá porque limpá-lo em público.

Puxar o cabelo ou ficar enrolando o cabelo no dedo

Esse costume é muito comum em pessoas que ficam nervosas ao conversar com alguém ou falar em público, porém isso pode parecer estranho para quem está conversando com a pessoa ou ouvindo uma palestra dela, por exemplo. Para se forçar a controlar o hábito, prefira sair com os cabelos presos quando for se submeter a uma situação em que tenha que falar com outras pessoas e que você sabe que te deixará nervosa.

Estalar os dedos

Este hábito também é muito comum e as pessoas costumam fazê-lo muitas vezes sem até perceber. Não é um costume tão irritante, mas é recomendado evitar. Para parar com este hábito, basta prestar atenção para perceber em que momentos você o faz e evitar.

Pigarrear ou aspirar secreção

O costume de pigarrear ou aspirar secreção causa grande desconforto a quem convive com quem o pratica. Além de fazer mal para a garganta e para o pulmão, estes costumes podem causar muito constrangimento. Se estiver com o nariz e garganta com secreção, o ideal é procurar um médico e não tentar resolver o problema com soluções caseiras.

Além destes hábitos, existem muitos outros que podem incomodar quem convive com você e te colocar em uma situação desagradável. Por isso, fique atenta, siga as dicas e se livre do constrangimento que eles podem causar.

Comentários
Dicas relacionadas