Livre-se da coceira no couro cabeludo com 8 remédios caseiros

Conheça algumas soluções simples, baratas e eficazes para deixar os fios saudáveis e acabar de vez com este problema

Por Juliana Prado
livre se da coceira no couro cabeludo com 8 remedios caseiros Livre se da coceira no couro cabeludo com 8 remédios caseiros

Foto: Thinkstock

Quem sofre de coceira no couro cabeludo sabe o quanto isso pode ser desagradável! Muitas vezes a secura na pele causa até descamação, o que, além de incomodar, tende a deixar os fios feios e com aspecto sujo.

A boa notícia é que nem sempre é preciso investir em tratamentos químicos ou gastar com produtos caros para obter bons resultados. Há muitas maneiras de melhorar a irritação e deixar os fios ainda mais saudáveis com os ingredientes que tem em casa.

Se você procura soluções simples e naturais, confira abaixo 8 receitas caseiras e eficazes para eliminar o problema!

1. Bicarbonato de sódio

Esta é uma das dicas mais fáceis! Faça uma pasta fina dissolvendo o bicarbonato de sódio na água e aplique sobre o couro cabeludo. Deixe agir por cerca de 10 minutos e depois lave normalmente. Para obter um resultado ainda melhor, você pode esfregar um pouco de azeite de oliva no couro cabeludo antes de aplicar a mistura.

2. Abacate e banana

Além de aliviar a coceira, este tratamento também é ótimo para hidratar os fios. Basta amassar duas bananas e misturar com um abacate. Aplique a pasta ao couro cabeludo (e, se quiser, ao cabelo também), deixe agir por 30 minutos e enxágüe bem. As duas frutas têm propriedades nutritivas e hidratantes, que farão muito bem ao couro cabeludo seco.

3. Vinagre de maçã

Outro remédio barato e eficaz é o vinagre de maçã. Misture ¼ de xícara de vinagre a ¼ de xícara de água e coloque em um frasco de spray. Borrife a mistura no couro cabeludo e massageie, depois coloque uma toalha em torno da cabeça e espere 15 minutos. Então, é só lavar e ver o efeito.

4. Hamamélis

A Hamamélis é uma erva medicinal usada para ajudar no tratamento de pequenos ferimentos superficiais da pele, e também pode solucionar o problema. Basta misturar uma porção da erva para duas de água destilada e despejar no couro cabeludo. Massageie bem, deixe agir por alguns minutos e enxágüe.

5. Suco de limão

O suco de limão é mais um remédio barato e eficaz. Junte uma colher de suco de limão a um copo de água e despeje a mistura no couro cabeludo. Enxágüe bem com água e aplique novamente. Você pode repetir o processo diariamente, até que os sintomas desapareçam. Mas, atenção: lave bem depois do procedimento, pois o limão pode clarear os cabelos escuros. Além disso, esta receita não é recomendada se sua pele tem algum tipo de ferida ou irritação, pois pode arder.

6. Óleo de Melaleuca (tea tree oil)

O óleo de Melaleuca é um ingrediente versátil para muitos remédios caseiros e pode ajudar a amenizar a coceira e a descamação. Misture de 10 a 20 gotas do óleo em uma xícara de xampu e use o produto normalmente quando lavar o cabelo. Você também pode combinar 2 ou 3 gotas do óleo da árvore a uma colher (de sopa) de óleo vegetal para massagear o couro cabeludo e ajudar a desobstruir os folículos pilosos.

7. Óleo de Jojoba

O óleo de Jojoba é um excelente hidratante natural. Especialistas dizem que sua estrutura molecular é muito próxima à do próprio óleo natural da pele, e por isso é tão eficiente nos tratamentos para rejuvenescer e hidratar. Você pode utilizar um pouco do óleo de Jojoba para massagear o couro cabeludo. Repita o processo uma vez por semana.

8. Babosa

Se você tem alguma planta do tipo Aloe vera (conhecida por babosa) por perto, aproveite! Ela é um remédio natural incrível. Corte uma folha de babosa, e retire a substância gelatinosa que ela libera. Aplique esta “pasta” diretamente no couro cabeludo, deixe agir por cerca de 30 minutos e lave como de costume.

Lembre-se: dependendo da intensidade do seu problema, é importante procurar orientação de um médico dermatologista para avaliar o caso e a melhor forma de tratamento.