Dicas de Mulher Dicas de Saúde

20 receitas de kafta para apreciar a culinária árabe e incrementar o churrasco

Prato de origem árabe, a kafta é uma boa pedida para uma refeição rápida e cheia de sabor

em 16/03/2017

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

A kafta é um prato de origem árabe o qual muito se assemelha com nosso espetinho de carne. Este pode ser definido como um preparado utilizando carne moída de origem bovina ou de carneiro, temperada com especiarias e temperos variados.

Em alguns países como Índia, Paquistão, Turquia e Irã, existem opções deste espetinho preparadas com carne de cordeiro e até mesmo com frango ou porco. Fácil e prático de preparar, sua forma característica de apresentação é moldar o bolo de carne em volta do espeto de churrasco, podendo assumir um formato cilíndrico ou ovalado.

Conhecida também como “churrasco sírio”, dentre os temperos mais utilizados para garantir um prato saboroso estão a hortelã, a cebola, cheiro verde, cominho, sal e pimentas variadas.

Ótima opção para ser apreciada sozinha, a kafta ainda pode aparecer em ocasiões como um bom churrasco de final de semana, preparada na própria brasa, além de ser um bom acompanhamento para saladas, arroz, húmus, tahine e até mesmo batatas fritas. Confira a seguir algumas receitas deliciosas de kafta e escolha sua favorita para experimentar:

Receitas básicas

Foto: Reprodução / Fotografando à Mesa

1. Kafta simples: nesta receita, a autora utilizou o patinho moído como a carne escolhida. Para conferir sabor ao prato, apenas cominho, hortelã, salsinha, alho, sal e pimenta. O toque especial ficou por conta do suco de meio limão, o qual foi adicionado na mistura.

2. Kafta tradicional: o segredo desta versão está na adição de uma colher de sopa de azeite. Este truque irá garantir maior facilidade na hora de moldar os bolinhos de carne moída, ajudando a agregar os ingredientes. Para um sabor diferenciado, uma colher de chá de pimenta síria.

3. Kafta no espeto: preparada no forno, ao invés de utilizar a grelha, esta receita leva gotas de molho inglês e molho de alho para um prato ainda mais saboroso. O truque para deixar os espetinhos ricos em sabor e não ressecarem, é adicionar meia colher de manteiga em cima de cada kafta.

4. Kafta simples com salada refrescante: temperada apenas com hortelã, pimenta síria, cebola e sal, esta kafta preparada com patinho moído ainda é servida com uma deliciosa salada preparada com pepino, rabanete, tomates, molho de qualhada, páprica doce, limão azeite e sal. Prática e saborosa!

5. Kafta com molho especial: o segredinho inusitado ensinado nesta receita é mergulhar os palitos de churrasco em água, deixando-os de molho. Este processo irá garantir melhor aderência da carne na hora de moldá-la. Para um paladar diferenciado, especiarias como cravo, canela e noz-moscada garantem uma riqueza sabores.

6. Kafta ao forno: versão desconstruída do prato, aqui o recurso do palito de churrasco é dispensado, sendo que o prato é montado em camadas de carne, batatas e molho de tomate. O molho é feito com tomates naturais, trazendo riqueza de sabor ao prato e a carne moída ainda leva pão francês, o qual é umedecido e misturado à carne e temperos.

Receitas com toque especial

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

7. Kafta com legumes: preparada na forma de bolinhos, junto ao preparado de carne, esta receita ainda leva uma batata grande e um chuchu médio, cozidos e amassados em purê. Como tempero da mistura, canela, pimenta chili, sal, salsinha, cebolinha e manteiga. Para um visual mais belo, acomode uma fatia de cebola e uma fatia de tomate em cima do bolinho e leve ao forno.

8. Kafta com pão pitta: para preparar os espetinhos, colocou-se o patinho moído no processador juntamente com meia cebola picada, suco de limão, pimentas preta e branca moídas, cúrcuma e sementes de coentro. O toque todo especial fica por conta do ramo de alecrim que é utilizado no lugar do tradicional palito de churrasco. Para acompanhá-la um pão delicioso e de fácil preparo.

9. Kafta de frigideira com creme de ricota: e por que não preparar a kafta na frigideira? Receita ideal para os momentos de tempo curto, fica pronta em apenas 10 minutos. Para preparar o espetinho, basta utilizar o patinho moído, hortelã, azeite, sal e pimenta síria. Mais fácil impossível!

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

10. Kafta recheada de presunto e queijo: para mais sabor, a carne foi temperada com creme de cebola, fumaça em pó, curry, alho, cebola, azeite preparado com alecrim, pimenta síria e salsinha. O fator surpresa se dá pela utilização de presunto e queijo como recheio do prato.

11. Kafta recheada com queijo prato: outra opção recheada, cheia de sabor. Aqui o queijo prato é cortado em fatias, e espetado com o palito de churrasco. Desta forma, a carne temperada será moldada ao seu redor, garantindo seu visual tradicional, porém com um delicioso recheio ao ser saboreada.

12. Kafta grelhada com abobrinha: moldadas em pequenos bolinhos de carne moída, estas deliciosas kaftas são servidas sobre uma “caminha” de abobrinhas fatiadas e temperadas com sal e azeite. Destaque para a canela em pó e a manteiga, ingredientes que garantem mais sabor à carne.

Receitas criativas

Foto: Reprodução / Figos & Funghis

13. Kafta de frango: o segredo para garantir uma kafta suculenta e saborosa é adicionar legumes no preparo da carne. Aqui, o pimentão vermelho e a cenoura são triturados e adicionados à mistura, conferindo sabor e umidade ao prato. Para temperá-la, cheiro verde, sal, pimenta síria e pimenta do reino, azeite, cebola e alho.

14. Kafta de cordeiro: essa versão tradicional do prato utiliza carne de cordeiro juntamente com a opção bovina. O sabor inigualável é garantido pelo uso de pinoli, cominho, canela em pó, pimenta síria, dentre outros temperos. Como sugestão, esta kafta ainda pode receber um molho de iogurte e ser acompanhada por uma salada fatouche.

15. Kafta vegan ao forno: que tal saborear uma opção vegana deste prato? Ideal para que não consome produtos de origem animal, aqui a kafta é preparada com proteína de soja hidratada. Um recurso esperto para garantir a aderência dos ingredientes ao palito de churrasco é utilizar farinha de trigo na mistura, juntamente com o restante dos temperos.

16. Bolo de kafta: variação do prato, aqui a kafta é apresentada como um bolo de carne, facilitando seu processo de preparo. Para um sabor mais acentuado, suco e raspas de limão siciliano, dill, hortelã, cebola, alho, azeite, salsinha e até um ovo batido para ajudar a agregar os ingredientes.

Foto: Reprodução / Mulheres na Churrasqueira

17. Bolinhas de kafta: servida no formato de pequenas bolinhas, esta versão é uma boa opção para servir como aperitivo. Preparada com poucos ingredientes, só é necessário o uso de carne moída, creme de cebola, pimenta, hortelã e farinha de trigo para moldá-las. Ideal para servir aos amigos, esta receita rende cerca de 80 porções.

18. Kebab de kafta: este kebab (churrasco de carne turco) é feito com kafta moldada em pequenas bolinhas e grelhadas. Para servir, passe húmus no pão pita, acrescente o alface, tomate, cebola, azeite, sal e limão e adicione 4 kaftas antes de enrolar o pão. Saboroso e inusitado!

19. Parmegiana de kafta: que tal uma fusão cultural? Adicionando o lado italiano a este prato, basta preparar a kafta, moldá-la em camadas, levar ao forno, tomando cuidado para não dourar muito. Então, cubra o prato com molho de tomate caseiro e uma generosa camada de queijo.

20. Hambúrguer de kafta com cebola no shoyu: novamente uma mistura de culturas e sabores diferentes. Aqui a kafta é preparada e moldada em formato de hambúrguer e então frita em um fio de óleo. Na mesma frigideira, as cebolas são refogadas, só então adicionando o shoyu, tradicional molho de soja da culinária japonesa.

Seja em sua versão clássica, com carne de cordeiro, ou opções abrasileiradas, com temperos diferenciados e receitas adaptadas, sem dúvida nenhuma, a kafta é um prato de preparo simples e rápido, mas com muito sabor. Escolha sua opção favorita e aprecie este tradicional prato.

Comentários
Dicas relacionadas