Iontoforese: novo tratamento para eliminar a celulite

Técnica para redução de celulites promete ser mais eficaz do que os tradicionais tratamentos estéticos

Por Ana Carolina Gabriel
iontoforese novo tratamento para eliminar a celulite Iontoforese: novo tratamento para eliminar a celulite

Foto: Thinkstock

Problema que afeta aproximadamente 80% das mulheres, a celulite pode abalar a autoestima das brasileiras. Dependo do nível em que ela se encontra, é possível sim investir em tratamentos específicos para se ver livre delas.

Caracterizadas pelas ondulações na pele, são classificadas em quatro níveis: no primeiro, podem ser percebidas ao pressionar a região atingida. Na segunda, surgem pequenos nódulos na pele, e na quarta, a celulite já pode ser observada até mesmo com roupas.

Existem tratamentos estéticos que podem reduzir ou auxiliar na eliminação delas no corpo. Um deles é o processo de iontoforese. Você já conhece esse tratamento?

O tratamento com ionização ou iontoforese é responsável por promover a penetração de cosméticos diretamente na pele, permitindo uma melhor absorção. Diferente dos demais tratamentos, a técnica favorece a atração entre o produto e o organismo, contribuindo para se obter resultados mais positivos.

A fisioterapeuta Bárbara Richter explica que “a iontoforese tem capacidade de introduzir substâncias superficiais na pele para ajudar no processo de emagrecimento anti-celulítico através da ação de eletro cosméticos”.

Funcionamento

Através do aparelho disponível na clínica, são introduzidas substâncias com princípios ativos específicos, que ativam a circulação sanguínea e linfática, proporcionando um resultado melhor e menos invasivo.

Para conquistar efeitos positivos, o recomendado é fazer, no mínimo, de 5 a 10 sessões. Lembrando que cada sessão dura, em média, 30 a 40 minutos.

Mas é preciso entender que o tratamento sozinho não soluciona o problema. É de extrema importância aliar exercícios físicos a uma alimentação de qualidade e equilibrada. O ideal é procurar o seu nutricionista para que ele te dê orientações do que você deve ou não consumir.

Fique atenta

Assim como os demais tratamentos estéticos, é preciso redobrar atenção em alguns casos específicos. Gestantes, portadores de marca passo, quadros de infecção, próteses metálicas, por exemplo, não podem investir na iontoforese.

Por isso, antes de aderir a qualquer tratamento estético, é preciso consultar seu dermatologista para que ele analise se o seu quadro clínico permite com que você o faça.

Cuidados caseiros

Além dos tratamentos feitos em clínicas especializadas, você pode ter alguns cuidados caseiros para o combate a celulite. No banho, aplique, todos os dias, sabonete líquido esfoliante nas áreas atingidas. Para isso, use uma esponjinha simples e esfregue a região com movimentos circulares.

Utilizar cosméticos que prometem a redução delas também pode ajudar. Mas antes, procure seu dermatologista para que ele ensine os movimentos que serão mais eficazes.