Ingerir doce no café da manhã pode auxiliar na perda de peso

Pesquisa aponta que ingerir uma porção pequena de sobremesa no café da manhã pode acelerar a perda de peso

Por Danielle Bianchi
Ingerir doce no café da manhã pode auxiliar na perda de peso2 Ingerir doce no café da manhã pode auxiliar na perda de peso

Foto: Thinkstock

Para perder peso com saúde é necessário um acompanhamento médico e muito esforço e dedicação. Alimentação saudável aliada à atividade física regular diminui o risco de adquirir doenças cardiovasculares e aumenta a sensação de bem-estar.

Os doces e as frituras estão no topo da lista dos alimentos mais calóricos, por isso quem precisa perder peso deve esquecê-los, certo? Certo apenas para as frituras, o doce não precisa ser totalmente cortado da sua dieta. Segundo pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, ingerir uma pequena porção de doce no café da manhã auxilia na perda de peso.

A sensação de alívio e prazer enquanto se come um doce está diretamente ligada à produção de serotonina, uma substância responsável por melhorar o humor, causando sensação de bem-estar.

Porém, especialistas alertam que a noção da quantidade de doce ingerido é perdida se a pessoa estiver em uma situação de alto estresse ou ansiedade. Por isso o prazer é seguido por culpa, o que acaba piorando o humor ao invés de melhorar.

A pesquisa aponta que as pessoas que cortam totalmente o açúcar ao iniciar uma dieta, tendem a ingerir o dobro da quantidade ao retornarem para os seus hábitos diários. O café da manhã foi escolhido para a ingestão de uma sobremesa, por ser a refeição mais importante do dia e porque o metabolismo é mais acelerado na parte da manhã.

Os voluntários da pesquisa realizada tiverem uma porcentagem de perda de peso igual até o momento da introdução do doce na dieta de uma parte deles. Cada um perdeu 15 quilos com a mesma dieta e no mesmo período de tempo. O resultado veio depois que esse grupo foi dividido em dois. O primeiro grupo continuou a dieta normalmente e o segundo acrescentou uma pequena porção de doce no café da manhã.

Após quatro meses, o grupo que passou a ingerir uma sobremesa no café da manhã continuou a perder peso mais rapidamente. Enquanto os outros se mantiveram estáveis ou ganharam parte dos quilos perdidos. Segundo os especialistas, isso aconteceu porque o grupo de pessoas que ingeriu doce no café da manhã conseguiu controlar mais a vontade de comer compulsivamente. A pesquisa apontou também que eles se mantiveram saciados por mais tempo, evitando assim o consumo de alimentos altamente calóricos no decorrer do dia.

Agora que o docinho está liberado no café da manhã ficou mais fácil emagrecer, não é mesmo? Só não esqueça que só cuidar da alimentação não é suficiente, a atividade física também é fundamental para auxiliar no processo de emagrecimento. Lembre-se de procurar um médico antes de começar qualquer programa para perder peso.