Tire suas dúvidas sobre a indigestão

Saiba quais são as causas do problema e o que fazer para aliviar os sintomas

Por Fernanda Boito
indigestao Tire suas dúvidas sobre a indigestão

Foto: Thinkstock

Conhecida popularmente como congestão, a indigestão, termo utilizado pelos médicos, é uma interrupção da digestão. Não há uma causa única para esse problema que pode ser desencadeado tanto por abuso alimentar quanto por esforços físicos realizados após a refeição. Saiba mais sobre o problema, seus sintomas e o que fazer quando você ou outra pessoa apresenta sinais de indigestão.

Quais alimentos podem causar indigestão?

O consumo exagerado de qualquer tipo de alimento pode causar uma indigestão, mas os alimentos pesados, fritos ou gordurosos, merecem atenção, pois levam mais tempo para serem digeridos.

Praticar atividades físicas após a refeição leva à indigestão?

Segundo os médicos, o ideal seria que as pessoas ficassem no mínimo meia hora quietas após as refeições. Quando acabamos de almoçar, o sangue vai de uma forma intensa para o aparelho digestivo para melhorar a digestão e a absorção de nutrientes.

Se nesse período a pessoa faz qualquer tipo de esforço físico intenso, como praticar um esporte ou caminhar por um longo período de tempo, outras partes do corpo vão solicitar o sangue que está no aparelho digestivo e pode acontecer uma indigestão.

Ao contrário do que o senso comum pensa, é importante ressaltar que atividades como tomar banho ou ler após o almoço não causam indigestão pelo fato de exigirem esforços moderados. Já os banhos de mar e de piscina, de acordo com os médicos, devem esperar, já que, normalmente, as pessoas se movimentam muito nesses casos. Os médicos orientam que as pessoas esperem pelo menos uma hora após a refeição para entrar na água.

Quais são os sintomas de indigestão?

Sensação de peso associada a uma distensão e dor no abdômen, enjôo, náusea, azia e soluços podem ser sinais de indigestão. Dependendo da progressão e da intensidade, sintomas como mal estar, sensação de desmaio, suor, extremidades frias e palidez da pele também podem aparecer.

O que devo fazer para aliviar os sintomas?

Medicamentos como efervescentes e antiácidos podem aliviar os sintomas dentro de poucas horas, mas para um alívio duradouro e eficaz vale a pena apostar em uma mudança de hábitos alimentares.

Evite comer rápido demais sem mastigar direito os alimentos, beber exageradamente durante as refeições e abusar de alimentos gordurosos e das frituras. Se os sintomas desaparecerem após adotar medidas como essas, a indigestão não oferece riscos.

Porém, se os sintomas permanecerem por mais de uma semana, ou vierem acompanhados por qualquer outro sintoma anormal, procure um médico, pois as dores no abdômen podem estar relacionadas com algumas doenças gastrointestinais.