Incremente seu prato com legumes típicos do verão

Sugestões de legumes que costumam estar mais baratos nessa época, suas propriedades e dicas de como consumir

Por Deborah Busko
Atualizado em 06/02/2012 14:44

legumes de verao Incremente seu prato com legumes típicos do verão

Os dias mais quentes pedem comidas mais leves e frescas, para dar uma aliviada no calorão. Saladas refrescantes e sanduíches light são ótimas opções, que ficam ainda melhores se forem incrementadas com legumes típicos do verão.

Além de combinarem com a estação, esses legumes são saudáveis, nutritivos e pouco calóricos, por isso ajudam quem quer eliminar os quilos extras e exibir um corpo em forma usando biquíni. Veja agora algumas sugestões de legumes que costumam estar mais baratos nessa época, conheça suas propriedades e dicas de como consumir.

Cenoura

A cenoura tem poucas calorias (são 45 a cada 100 g), muitas fibras, tem ação diurética para combater o inchaço e ainda é enriquecida com betacaroteno.

O betacaroteno é um pigmento que se transforma em vitamina depois de passar por reações químicas no organismo. Em sua ação, o betacaroteno oferece vitamina A, um poderoso antioxidante que previne os efeitos dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e de outros órgãos.

A vitamina A também auxilia a formação da melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios solares e deixar a pele com um bronzeado bonito. Mas fique atenta: o betacaroteno não funciona como bronzeador, apenas ajuda a deixar a cor da pele uniforme e duradoura.

Portanto, nada de receitinhas caseiras de bronzeador que levam cenoura e outros alimentos. Além de não funcionar, usar bronzeadores caseiros pode causar queimaduras e outros problemas de pele. Prefira consumir a cenoura crua, ralada na salada ou em forma de bastões. Uma boa sugestão de prato é a salada de cenoura com rúcula e um toque especial de queijo.

Beterraba

Muita gente evita a beterraba por ela conter açúcar, o responsável pelo seu sabor adocicado. No entanto, não é preciso se preocupar, já que o legume não é tão calórico assim: uma porção de 100g tem apenas 50 calorias.

Uma das vantagens da beterraba é possuir muitas fibras, que prolongam a sensação de saciedade e espantam a fome. Outro componente poderoso da beterraba é a antocianina, antioxidante que é responsável pela cor arroxeada do alimento e protege o organismo contra a ação dos radicais livres relacionados a doenças graves, como o câncer.

Agora que você sabe que a beterraba oferece tantos benefícios, aproveite para usá-la no preparo de saladas e sanduíches. Se quiser inovar, experimente fazer um suco com beterraba, cenoura, salsão e erva-doce.

Pepino

É o menos calórico na lista dos legumes de verão, são apenas 13 em 100 g. O pepino contém bastante água, por isso é ótimo para manter o corpo hidratado. Essa hortaliça possui ainda vitamina C, folato e muitas fibras que ajudam na digestão.

Quem sofre com inchaços constantes causados pela retenção de líquido deve consumir o pepino regularmente, já que age como diurético. As melhores formas de servir o pepino no verão são as saladas e vinagretes.

Abobrinha

A abobrinha é saborosa, pouco calórica e cheia de nutrientes, por isso não poderia ficar de fora da lista. As vitaminas C, B1 e B3, ácido fólico, magnésio e as fibras enriquecem o legume, que é composto de 95% de água.

Para servir a abobrinha no verão, rale bem e tempere com azeite, alecrim, manjericão, orégano e quaisquer outras ervas que agradem o seu paladar. Não se preocupe com as calorias, já que são apenas 20 para cada 100g do alimento.

Tomate

Existem mais de 300 variedades de tomate com composições diferentes. De modo geral, o tomate é rico em vitamina C, vitamina A, potássio e licopeno, que entre os outros nutrientes, é o que mais chama a atenção.

O licopeno possui atividade antioxidante e reduz os radicais livres, protegendo as células da oxidação. Além disso, ajuda a controlar o excesso de peso e o diabetes, previne doenças no aparelho digestivo, doenças cardiovasculares e até câncer. É ótimo para controlar a hipertensão e tem ótimos resultados contra infecções. Outra vantagem é que o tomate possui poucas calorias.

Saladas, lanches e molhos são algumas das sugestões de como você pode consumir o tomate no verão. Inclua o ingrediente também nas receitas de sucos, fica uma delícia.

Pimentão

O pimentão pode ser encontrado em três variedades: amarelo, vermelho e verde. Todos são ricos em nutrientes importantes para a saúde, como as vitamina C e as do complexo B e minerais como potássio, cálcio e fósforo.

Além de pouco calórico (100 g contêm apenas 20 calorias), o pimentão é ótimo para quem está de dieta por ter propriedades termogênicas. Os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo, induzindo o corpo a gastar energia e, consequentemente, mais calorias durante o processo digestivo.

No verão, aposte nas saladas light com pimentão. Uma dica é caprichar bem no tempero, pois quanto mais condimentos, mais o efeito térmico se prolonga e assim, mais calorias são queimadas.