Inclua o iogurte natural no seu cardápio

Entenda porque o iogurte é um alimento tão benéfico para o organismo e aprenda a fazer iogurte natural caseiro

Por Andressa Dias
Atualizado em 19/03/2013 14:10

inclua o iogurte natural no seu cardapio Inclua o iogurte natural no seu cardápio

O iogurte é um alimento apreciado por pessoas das mais diversas idades, sendo assim uma excelente opção para incrementar as refeições.

Além de ser um alimento muito saboroso, é também extremamente benéfico para o nosso organismo, pois é uma importante fonte de: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas (A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D), potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, sódio, biotina, ácido pantotênico, ácido fólico, colina e inositol.

Sendo assim, listamos nesta matéria os principais benefícios do consumo de iogurte natural e ensinamos como fazer o iogurte natural caseiro, com uma receita simples e prática. Confira.

Os benefícios do iogurte natural

O maior benefício que o consumo de iogurte proporciona ao nosso organismo é a ação dos lactobacilos probióticos presentes nele. Os lactobacilos são organismos vivos que auxiliam o corpo na digestão dos alimentos, sintetização das vitaminas e processamento dos hormônios.

Além disso, o consumo dos lactobacilos vivos ajuda na prevenção e no tratamento de doenças como infecções vaginais até outras mais sérias como úlcera e câncer do intestino.

O iogurte também é uma excelente opção para quem sofre de intolerância à lactose. Como os lactobacilos acidificam todo o açúcar natural do leite – a lactose – mesmo quem sofre com o problema pode consumir o produto à vontade.

Segundo uma pesquisa recente do Departamento de Bioquímica do Instituto de Biologia da UERJ, o iogurte também ajuda a diminuir a quantidade de nitritos no organismo, responsáveis pela formação das nitrosaminas. E considerando que as nitrosaminas podem provocar câncer de estômago e esôfago a ingestão de lactobacilos se torna ainda mais importante.

Porém, para se beneficiar totalmente da ingestão dos lactobacilos, é importante consumir o iogurte o mais próximo possível da sua data de fabricação. Isso se deve ao fato de que os lactobacilos diminuem com o passar do tempo.

Impacto do consumo de iogurte no organismo

Incluir o iogurte na sua alimentação diária pode contribuir nos seguintes aspectos:

  • Bom funcionamento do intestino e combate às bactérias presentes nele, promovendo a limpeza do local;
  • Aumento dos níveis de cálcio no organismo, ajudando no combate à osteoporose e mantendo os ossos e dentes mais fortes;
  • Bom funcionamento do sistema de absorção de nutrientes;
  • Restauração da flora bacteriana, livre de efeitos colaterais;
  • Diminuição da fermentação, dos gases, das flatulências, das inflamações e das infecções intestinais;
  • Melhoria do sistema imunológico;
  • Renovação dos tecidos do corpo;
  • Desaceleração do processo de envelhecimento;
  • Melhoria na queima de gorduras e diminuição da barriga;
  • Reposição do cálcio no período da menopausa.

Receita de iogurte natural caseiro

Aprenda a preparar iogurte natural em casa e inclua já este rico alimento em suas refeições, contribuindo assim com a sua saúde e da sua família também.

Ingredientes

  • 1 copo de iogurte natural (pode ser desnatado ou integral);
  • 1 litro de leite (pode ser desnatado ou integral);
  • Frutas à gosto;
  • Açúcar ou adoçante (à gosto).

Como preparar iogurte natural

  1. Esquente um pouco o leite;
  2. Em uma vasilha com fechamento hermético, misture todo o leite com o copo de iogurte e mexa devagar até misturar completamente;
  3. Deixe a vasilha bem fechada até o dia seguinte (por volta de 24 horas);
  4. Se você puder, deixe a vasilha dentro do forno (apagado), assim o processo se acelera por ser um local abafado;
  5. Verifique a consistência de tempo em tempo para ver se engrossou, mexendo com uma colher;
  6. Quando tiver engrossado, leve à geladeira e utilize aos poucos;
  7. Guarde um copo de 250ml do iogurte para preparar novamente a receita, assim não precisará comprar o iogurte natural;
  8. O iogurte natural pode ser conservado na geladeira, mas para o consumo ele deve estar em temperatura ambiente.

Você pode também transformar o seu iogurte natural caseiro em iogurte de frutas batendo-o no liquidificador com a fruta de sua escolha. Adicione alguns pedaços da fruta após bater para dar um gosto ainda melhor ao iogurte.

Outra opção é servir o iogurte natural é adoçá-lo a seu gosto e coloca-lo por cima de uma deliciosa salada de frutas. Sendo assim uma ótima alternativa ao leite condensado ou caldas.

Sendo assim, fica evidente que o consumo do iogurte só traz benefícios para a nossa saúde e deve ser incluído na alimentação de todos, especialmente das mulheres, porque também contribui para a prevenção do câncer de mama.