Inclua alimentos refrescantes em sua dieta sem prejudicá-la

Nutróloga dá algumas dicas para aproveitar o calor e se refrescar com alimentos saudáveis

Por Ana Carolina Gabriel
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Foto: Thinkstock

Em dias muito quentes ou secos, nada melhor do que se refrescar com um delicioso mousse de maracujá ou um milk shake. Mas essas atitudes comprometem, e muito, quem está na dieta, afinal, a caloria que você já perdeu em um cardápio equilibrado orientado pelo nutricionista, são facilmente conquistadas com esses doces.

Mas é possível sim refrescar o corpo com alimentos saudáveis e que podem ser incluídos no cardápio de quem está controlando a alimentação. A nutróloga Cristiane Braga explica que todos os alimentos que possuem elevado teor de água são considerados hidratantes. “Algumas frutas e legumes, quando ingeridos frios, nos dão a sensação de muita refrescância”, comenta.

A especialista recomenda o consumo de frutas como melancia, melão, pera e laranja lima. “Essas frutas e até o tomate podem ser ingeridos inteiros ou sob a forma de sucos ou shakes gelados”, sugere. Por isso, nada melhor do que usar a criatividade no momento da preparação e criar sucos saudáveis e deliciosos.

Para quem gosta de legumes, Cristiane diz que a abobrinha, berinjela, pepino e alcachofra, por exemplo, também são ricos em água e oferecem refrescância ao corpo. “A vantagem de se optar por frutas e legumes é que teremos a sensação de refresco sem acrescentar calorias à dieta”, comenta.

Equilibre

Mas isso não significa que você não possa tomar sorvete. Mas é preciso saber que se tomar um picolé, por exemplo, cortar calorias extras do seu cardápio durante o dia é essencial para equilibrar a dieta. “Os milk shakes e sorvetes também são refrescantes, principalmente por serem ingeridos bem gelados. Mas as calorias extras podem não ser tão favoráveis”, brinca a especialista.

Uma boa opção também é abusar nos sucos e chás. “Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras. Estes, além de hidratar, possuem substâncias antioxidantes, como os polifenóis, betacaroteno, licopeno, entre outras, que ajudam a manter a integridade da pele e das mucosas”, ensina a nutróloga.

As saladas também são bem vindas durante o clima mais seco. Você pode criar opções variadas durante o almoço e o jantar, basta unir ingredientes diferentes, como cenoura ralada, queijo branco fresco e pequenas rodelas de tomate.

Comer também pequenas porções de frutas geladinhas durante os intervalos das refeições também pode garantir refrescância e hidratação ao organismo. Nada melhor do que maça, pera e até uvas. Beber água de coco também hidrata o organismo.