Dicas de Mulher Dicas de Casa

12 ideias para aproveitar espaços atrás de portas

Itens simples de organização dão nova utilidade aos vãos entre portas e paredes, maximizando assim o espaço que você tem para guardar seus pertences

em 09/10/2015

Foto: Reprodução / Aliexpress

Foto: Reprodução / Aliexpress

Não é difícil, principalmente para quem não mora em um lugar muito amplo, sofrer com problema de espaço e não ter direito onde guardar roupas, bolsas, documentos ou algum outro artefato.

Nesse caso, todo canto se torna precioso, como, por exemplo, aquele vão atrás das portas que, apesar de muitas vezes ser ignorado, pode ser de grande valia para quem busca um espacinho a mais.

Para melhor aproveitar essa região do cômodo, basta usar organizadores bem simples, e facilmente encontrados em qualquer lugar, como prateleiras e ganchos. Dessa forma, é possível reinventar a utilidade das portas — que podem ter uma função além do que a usual — e conseguir mais espaço na sua casa para dependurar ou armazenar todo tipo de coisa.

Confira abaixo algumas dicas que vão te inspirar a fazer essas pequenas modificações no seu próprio lar.

1. Ganchos

Foto: Reprodução / A&H Architecture

Foto: Reprodução / A&H Architecture

Solução prática para quem precisa de espaço para armazenar bolsas ou até bijouterias, os ganchos podem ser comprados em lojas de materiais de construção e afixados na porta ou na parede. Além dos modelos tradicionais que exigem furo e prego, também há opções autocolantes e com ventosas, que não danificam a estrutura do imóvel.

2. Prateleiras

Foto: Reprodução / Hammacher Schlemmer

Foto: Reprodução / Hammacher Schlemmer

Quando o vão entre a porta e a parede é grande, a instalação de prateleiras é uma maneira de otimizar o espaço e aumentar as superfícies para guardar objetos que não possam ficar na horizontal. Nesse caso, as prateleiras podem ser estreitas, mas devem ser pregadas na parede ou na porta para que fiquem bem sustentadas.

Esse truque pode ser aplicado em diferentes ambientes da casa de acordo com a necessidade de cada cômodo. Em áreas de serviço, despensas e cozinha essa alternativa pode ser especialmente útil.

3. Varões

Foto: Reprodução / Sforganized Interiors

Foto: Reprodução / Sforganized Interiors

Estruturas com varões em diferentes materiais podem ser facilmente encontradas em lojas de utilidades para casa e geralmente são utilizadas para sustentar cortinas. Quando pregados ou afixados atrás de portas, os varões podem servir para acomodar toalhas, por exemplo.

Para aproveitar ainda mais o efeito proporcionado pelos varões, é possível adicionar ganchos móveis, que permitem o armazenamento de objetos com furos, cordões ou alças, como talheres nas cozinhas ou bolsas nos quartos.

4. Sapateiras de tecido ou materiais sintéticos

Foto: Reprodução / Loves to Create

Foto: Reprodução / Loves to Create

Tradicionalmente, esses painéis com bolsos são utilizados para guardar calçados aos pares. No entanto, sua utilidade vai muito além: é possível investir em sapateiras de tecidos ou materiais sintéticos para aumentar o aproveitamento de espaço em qualquer lugar.

Para artistas, por exemplo, esse recurso é válido para armazenar tintas e pincéis sem que esses aparatos ocupem muito espaço. De forma mais prática, as sapateiras podem acomodar produtos de maquiagem e até itens de escritório ou cabos e carregadores.

5. Prendedores de varal

Foto: Reprodução / Sally Ann Handmade Fashion

Foto: Reprodução / Sally Ann Handmade Fashion

Com pregos e corda de varal ou com uma estrutura simples de madeira é possível afixar prendedores de roupa atrás de portas. Esse truque é ideal para quem precisa ter acesso facilitado a objetos pequenos, como peças de bijouterias, ou mesmo a correspondências importantes e documentos.

6. Sequência de cabides

Foto: Reprodução / ukBathrooms

Foto: Reprodução / ukBathrooms

Para ampliar o espaço de closets ou quartos e conseguir armazenar mais roupas e acessórios, uma boa solução é montar um conjunto de cabides com o auxílio de cordões ou estruturas de acrílico ou metal, que possibilitem o encaixe de várias peças, e suspendê-lo no topo da porta. Esse também pode ser um bom substituto para cabideiros comuns, que costumam ocupar bastante espaço dos cômodos e, além disso, por ficar atrás da porta, o acúmulo de objetos nos cabides também fica escondido.

7. Cestos e potes suspensos

Foto: Reprodução / The Baloney Bug

Foto: Reprodução / The Baloney Bug

Seja com a ajuda de varões ou a partir da fixação em estruturas de metal, madeira ou plástico, cestos e potes podem ser suspensos tanto na porta quanto na parede com pregos ou materiais autocolantes. Na prática, esse truque funciona como as sapateiras e comportam objetos pequenos e leves, que precisem ficar acessíveis.

8. Acessórios imantados

Foto: Reprodução / Keeping Up With the Joneses

Foto: Reprodução / Keeping Up With the Joneses

Simples e barato, o ímã pode ser adotado como recurso de organização ao ser instalado atrás da porta no formato de folhas ou placas. A ideia, aqui, é utilizá-lo para agrupar objetos de metal, como grampos de cabelo ou chaves de fenda, de forma acessível. Antes da aplicação, porém, é necessário que seja avaliado se a superfície imantada aguentará o peso dos itens que serão dispostos.

9. Painel aramado

Foto: Reprodução / Then She Made

Foto: Reprodução / Then She Made

Uma estrutura simples de arame quadriculado pode ser usada como painel para suspender objetos pequenos, bolsas ou bijouterias. Esse artifício ainda pode ser completado com ganchos móveis, cordões e prateleiras que se encaixem nos vãos, proporcionando maior aproveitamento do espaço entre a porta e a parede.

10. Pranchetas

Foto: Reprodução / Artistic Designs for Living

Foto: Reprodução / Artistic Designs for Living

Essa é uma ideia criativa que pode ser usada também como elemento decorativo. Quem gosta de colecionar imagens inspiradoras pode usar pranchetas simples ou encapadas com papéis autoadesivos coloridos e fixá-las em lugares estratégicos da casa. Para referências de produções e estilo, por exemplo, a porta do quarto ou do closet é uma ótima opção; já para organizar receitas, a porta da cozinha pode receber um jogo de pranchetas que possibilite maior organização.

Além disso, as pranchetas também podem ser pregadas na porta principal da casa para armazenar documentos importantes, contas à pagar ou itens que possam ser pendurados em sua presilha e não possam ser esquecidos no dia a dia.

11. Arquivos e pastas suspensas

Foto: Reprodução / Sicora Desing | Build

Foto: Reprodução / Sicora Desing | Build

Pessoas que precisam guardar muitos papéis ou ter fácil acesso a documentos importantes podem montar um arquivo vertical, que não ocupa muito espaço e pode facilmente ser instalado atrás das portas. A combinação de aramados ou outras estruturas resistentes é perfeita para armazenar papéis e manter a organização.

12. Alfinetes e cortiça

Foto: Reprodução / Sarah Greenman

Foto: Reprodução / Sarah Greenman

O material sintético pode ser comprado em folhas, rolos ou por metro e instalado tanto na porta quanto na parede. Quanto maior a espessura da cortiça, mais fácil fica para espetar alfinetes que sustentem objetos mais pesados. Com essa combinação, também é possível suspender recipientes vazados, que permitem o armazenamento de um maior volume de artefatos.

Onde comprar organizadores

As 12 dicas proporcionam maior aproveitamento do espaço e são bastante acessíveis, podendo ser postas em prática com materiais baratos e que podem ser encontrados facilmente tanto em lojas de utensílios domésticos quanto em depósitos de construção ou mesmo na internet!

O grande segredo para a instalação de qualquer uma das soluções é pensar antes qual das opções se encaixam melhor nas suas necessidades. Por conta do peso, avaliar o tipo de objeto você precisa armazenar lhe indicará o melhor material para a sua casa!

Comentários
Dicas relacionadas