Dicas de Mulher Dicas de Noivas

Ideias diferentes para fazer um noivado

Conheça opções tradicionais e descontraídas para realizar sua festa de noivado

em 20/03/2013

Foto: Thinkstock

Uma festa de noivado é geralmente reunião íntima para comemorar a decisão dos noivos de se casarem. Não há regras estabelecidas sobre o estilo, o que deve ou não ter na festa, ou seu horário, sendo esta celebração de livre expressão do futuro casal.

As tradições mais antigas determinavam que a festa de noivado fosse oferecida pela família da noiva, realizada em sua casa e que somente nesta ocasião houvesse a troca de alianças, mas estas obrigatoriedades não mais existem, inclusive, a grande maioria dos noivos prefere a liberdade de organizar este evento por si próprios, onde quiserem, conforme seus gostos e colocar a aliança um no dedo do outro em um momento a dois.

A tendência de se realizar festas menos tradicionais, tem feito também com que muitos noivos comemorem seu noivado em duas reuniões separadas, uma com a família e outra junto com os amigos, por julgarem mais fácil administrar o ambiente conforme o interesse de cada grupo.

Independente do fato de haver ou não integração de familiares e amigos do casal, ou de conservar ou não aspectos das tradições antigas; o mais importante é que a festa de noivado seja um momento alegre que faça os noivos lembrarem e dividirem com os convidados a origem do seu amor que será expresso em breve em união. Veja algumas ideias diferentes de como pode ser feita a comemoração:

Almoço ou jantar de noivado

A versão tradicional é feita pela mãe da noiva na casa da família ou pela noiva em sua futura casa, servindo refeições formais – com entrada, prato principal com acompanhamentos e sobremesa; ou informais – com apenas um prato e uma sobremesa. Estas refeições podem ser coerentes com a origem da família ou de culturas diferentes.

Para quem não quer dar trabalho à mãe e nem desgastar-se na cozinha há a opção de manter a tradição de forma mais prática, selecionando um restaurante sofisticado para realizar o evento.

A versão descontraída do almoço ou jantar de noivado pode ser um churrasco ou um rodízio de pizza feito pela família em casa, por churrasqueiros ou pizzaiolos contratados ou em churrascarias e pizzarias.

Coquetel de noivado

O coquetel de noivado pode ser clássico, servindo finger foods e drinques, ou mesas de frios e vinhos; ou mais simples, com salgadinhos, sanduíches de metro e bebidas diversos. Os comes e bebes podem se feitos pela família, pela noiva ou por um serviço contratado; e realização pode ser na casa da família da noiva, na casa do futuro casal ou em um salão de festas.

Brunch ou chá da tarde de noivado

O brunch ou chá da tarde de noivado em estilo antigo, pode ser realizado pela mãe da noiva, pela noiva ou por uma empresa. As comidas servidas incluem pães, frios, salgados assados, saladas, tortas salgadas, doces, café, suco, chás e refrigerantes. Este evento pode acontecer na antiga ou futura casa da noiva, em um salão de festas ou em uma confeitaria elegante.

Os noivos que preferirem uma opção mais moderna de brunch ou chá da tarde podem inovar realizando este evento em formato de piquenique em um belo parque de sua cidade.

Em todos os modelos de festa possíveis, providenciar bolo e champanhe a serem consumidos no fim da festa com um discurso dos noivos é uma boa pedida. Apenas cuide para que a festa de noivado não seja divergente do estilo do casamento, nem fique muito igual ao que vocês pretendem oferecer no dia do casório para não estragar a surpresa.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas