Dicas de Mulher Dicas para Mães

20 ideias criativas para revelar o sexo do bebê

Confira dicas para contar a novidade de forma diferente e tornar o momento ainda mais especial

em 16/10/2015

 Foto: Reprodução / Kendall Lynnette

Foto: Reprodução / Kendall Lynnette

Gravidez é um momento que muitos gostam de compartilhar com outros – familiares, amigos, pessoas próximas. Afinal, é uma fase importante e cheia de expectativas e surpresas; dividir cada descoberta com quem faz parte da sua vida pode ser uma experiência incrível.

Depois de anunciar a própria gravidez, uma das coisas que mais causam curiosidade nas pessoas a seu redor é o sexo do bebê. Embora muitos escolham saber o sexo apenas no momento do nascimento, a notícia é esperada com grande expectativa por outros a cada visita ao médico.

Uma vez que você sabe o sexo do bebê e quer compartilhar a notícia, as maneiras de fazer isso vão muito além do telefonema de “é menina!”. Há muitas formas criativas de comunicar o resultado do ultrassom, seja dando uma festa para contar a notícia aos convidados ou apenas publicando alguma coisa nas suas redes sociais.

Seja contando pessoalmente ou fazendo uma sessão de fotos, é possível contar a novidade de forma divertida e diferente, tornando o momento ainda mais especial para você e para aqueles a quem você deseja contar.

Confira algumas ideias para revelar o sexo do seu bebê!

1. Bolo surpresa

Foto: Reprodução / Mélanie Driedger Photography

Foto: Reprodução / Mélanie Driedger Photography

Ótima para quem quer reunir as pessoas para dar a notícia, fazer um bolo que revele a surpresa é uma ideia bastante prática. Basta fazer ou encomendar um bolo com o recheio ou a massa com uma cor que faça referência ao sexo do bebê. Assim, o momento mais esperado é o do corte do bolo – e você ainda tem um lanchinho para servir aos convidados!

2. Mande um cartão

Foto: Reprodução / Here’s Looking At Me Kid

Foto: Reprodução / Here’s Looking At Me Kid

Se você prefere alternativas mais discretas e intimistas, uma boa opção é enviar um cartão para aqueles a quem você quer contar a novidade. Receber a notícia pelo correio pode ser bastante inesperado e é uma boa forma de surpreender seus amigos, mesmo sem reunir todos eles. É também uma boa maneira de compartilhar o momento, também de forma especial, com pessoas que não puderam comparecer, caso você tenha feito uma festa.

3. Caixa cheia de balões

Foto: Reprodução / Radiant Bliss

Foto: Reprodução / Radiant Bliss

Essa é uma ideia divertida para quem quer ter um grande momento, marcante e diferente. Encha uma caixa com balões coloridos e abra-a para revelar o sexo do bebê. Você pode usar as cores tradicionais, rosa e azul, mas também pode quebrar o padrão escolhendo balões de outras cores e escrevendo neles, por exemplo. O ideal é que as bexigas sejam cheias com gás hélio, para que flutuem com a abertura da caixa.

4. Esconda dentro de um balão

Foto: Reprodução / The Little Umbrella

Foto: Reprodução / The Little Umbrella

Usando um único balão, você pode revelar o sexo do bebê escondendo alguma coisa dentro dele e reservando um momento da festa para estourá-lo e compartilhar a notícia. Pode ser um papel com a resposta escrita ou com o nome do bebê, por exemplo. Quem quiser utilizar as cores pode optar por encher o balão com confetes coloridos. Na hora de organizar a decoração da festa, faça do balão o ponto central do ambiente.

5. Faça uma pinhata

Foto: Reprodução / Ike And Tash

Foto: Reprodução / Ike And Tash

Seguindo a mesma linha de esconder a resposta dentro de alguma coisa, uma alternativa ainda mais diferente que o balão é apostar em uma pinhata. Dessa forma, o momento de revelação é ainda mais marcante, com a brincadeira de quebrar a pinhata. O objeto pode ser recheado de papéis coloridos ou doces, para mostrar às pessoas qual é o sexo do bebê.

6. Promova um jogo

Foto: Reprodução / Paging Supermom

Foto: Reprodução / Paging Supermom

Para deixar a festa mais divertida, você pode promover uma competição entre seus convidados. Incentive-os a darem seus palpites e tentarem adivinhar qual é o sexo do bebê. Você pode registrar os votos em um quadro de giz, fazer pequenas cédulas personalizadas de papel ou arranjar adereços para que os convidados “usem” seus palpites – bottons, fitinhas, chapéus, etc. Depois que anunciar qual é o sexo do bebê, você pode premiar aqueles que acertaram no palpite com um presentinho ou lembrancinha para levarem para casa.

7. Peça ajuda a seu outro filho

Foto: Reprodução / Evin Photography

Foto: Reprodução / Evin Photography

Se você já tem filhos, pode incluí-los no compartilhamento dessa notícia: faça com que ele anuncie se vai ter um irmãozinho ou uma irmãzinha. Para registrar o momento, vale apostar em quadros de giz, plaquinhas e até camisetas personalizadas. A ideia funciona tanto em uma reunião de convidados quanto para fazer uma fotografia bacana para contar a novidade através de redes sociais.

8. Use tinta

Foto: Reprodução / Evin Photography

Foto: Reprodução / Evin Photography

Essa também é uma ideia que funciona tanto como o momento de revelação em uma festa quanto para render boas fotos. Além disso, é uma ideia bastante simples: você vai precisar apenas de tinta. Escolha uma cor relacionada ao sexo do bebê, pinte as mãos e “carimbe” a revelação na barriga. Você pode fazer isso com as próprias mãos ou convocar alguém para fazer – seus outros filhos, seu parceiro ou parceira, seus pais; enfim, qualquer pessoa importante na sua vida e na do bebê.

9. Use o sapatinho do bebê

Foto: Reprodução / Day-Z Photography

Foto: Reprodução / Day-Z Photography

Usar o sapatinho do bebê é um jeito bastante fofo e criativo de revelar o sexo. Para a revelação, você pode mostrar o par a seus convidados, no caso de uma festa, ou aproveitar para registrar boas imagens. Nas fotos, brinque compondo cenários – usar sapatos de toda a família ao lado dos sapatinhos de bebê é uma boa dica.

10. Faça um cartão de raspar

Foto: Reprodução / Our Change Of Art

Foto: Reprodução / Our Change Of Art

Fazer um cartão de raspar que revele a notícia é uma ideia que funciona bem em festas e em fotos, além de poder chegar a pessoas distantes: você pode distribuir aos convidados que estão comemorando com você ou enviar pelo correio.

Os cartões podem ser encomendados ou feitos em casa. Para fazê-los, será preciso papel, fita adesiva, tinta acrílica e detergente. Cubra no papel a área com a resposta (pode ser o sexo ou o nome do bebê!) com fita adesiva e aplique por cima uma ou duas camadas da tinta misturada a algumas gotinhas de detergente. Depois é só esperar secar e o cartão está pronto para raspar!

11. Caixinhas surpresa

Foto: Reprodução / Evermine

Foto: Reprodução / Evermine

Monte caixinhas personalizadas que escondam a resposta. Dentro, você pode colocar doces e outras lembrancinhas que façam referência ao sexo do bebê; ou simplesmente usar um cartão que conte se é menina ou menino. As caixas podem tanto ser distribuídas em uma festa quanto enviadas às pessoas com quem você deseja compartilhar a notícia.

12. Fogos de artifício

Foto: Reprodução / Emma Loffler

Foto: Reprodução / Emma Loffler

Se a sua intenção é organizar um evento e compartilhar a notícia em um grande momento, uma boa alternativa para a revelação é utilizar fogos de artifício coloridos. Escolha uma cor relacionada ao sexo do bebê e chame todos aqueles para quem você quer contar a novidade para assistir a uma queima de fogos.

13. Aproveite datas comemorativas

Foto: Reprodução / A Paper Proposal

Foto: Reprodução / A Paper Proposal

Aproveitar outras datas comemorativas para contar às pessoas qual é o sexo do seu bebê é uma maneira de deixar a ocasião ainda mais especial e memorável. Você pode fazer isso no aniversário de alguém importante para você, no dia das mães, no dia dos pais, no Natal, numa data religiosa e até no Halloween – o que vale é escolher alguma data com a qual você se identifica. A ideia pode gerar boas fotografias com elementos temáticos para quem quer compartilhar a informação via internet.

14. Com spray de serpentina

Foto: Reprodução / Carley Rehberg Photography

Foto: Reprodução / Carley Rehberg Photography

O spray de serpentina é uma maneira bastante divertida de revelar o sexo do bebê. Caso vá fazer a revelação em uma festa, você pode usar a serpentina de duas maneiras, em ambas encapando a lata de spray para que ninguém veja qual é a cor. Uma das opções é ter latas apenas para os pais ou mães, que ficam com a missão de disparar a serpentina. A outra é providenciar unidades para todos os convidados, fazendo com que eles possam participar ativamente do momento da revelação.

A ideia também pode render fotografias bacanas para quem pretende fazer a revelação nas redes sociais. Nesse caso, pegue os sprays de serpentina da cor que desejar e divirta-se em uma sessão de fotos!

15. Com o ultrassom

Foto: Reprodução / A Small Snippet

Foto: Reprodução / A Small Snippet

Essa ideia pode servir tanto como uma forma de revelar o sexo do bebê em uma festa, para ser enviada às pessoas para quem você deseja contar ou ainda para o compartilhamento da notícia nas redes sociais. Basta fazer cópias do seu último ultrassom e acrescentar um detalhe que revele o sexo – pode ser digitalmente ou manualmente, com colagens.

16. Com camisetas personalizadas

Foto: Reprodução / Simply Real Moms

Foto: Reprodução / Simply Real Moms

Personalizar camisetas com o nome do bebê é uma ideia bem interessante e que ajuda a dar duas notícias de uma vez só – o sexo e o nome! Em uma festa, você pode usar um casaco por cima da camiseta e tirar no momento da revelação, por exemplo. Além disso, as camisetas abrem espaço para uma sessão de fotos bacana.

17. Com chiclete colorido

Foto: Reprodução / Being Mrs. Murray

Foto: Reprodução / Being Mrs. Murray

Fazer uma sequência de fotos com chicletes coloridos tem um resultado muito legal. Chame o seu parceiro ou parceira e façam bolas de chiclete de cores diferentes em uma imagem; na outra, estourem uma das bolas e deixem apenas a cor que faz referência ao sexo do seu bebê. A ideia também funciona para o momento de revelação em uma festa. Uma alternativa é substituir o chiclete por balões coloridos.

18. Com pó colorido

Foto: Reprodução / Dream Town

Foto: Reprodução / Dream Town

Se você gosta de criar situações divertidas e quer envolver bastante gente no momento da revelação, usar pó colorido (como aquele da Holi, o Festival de Cores tradicional da Índia) é uma boa maneira de revelar o sexo do seu bebê. Isso pode ser feito tanto em uma festa quanto em uma sessão de fotos – as imagens ficam incríveis!

19. Com seu pet

Foto: Reprodução / The Confessions of a Redhead

Foto: Reprodução / The Confessions of a Redhead

Quem tem um animal de estimação que é praticamente um membro da família pode querer incluir o bichinho nesse momento especial. Coloque seu cachorro ou gato no cenário das fotos, com balões, plaquinhas ou roupinhas personalizadas para revelar o sexo do bebê.

20. Com cartazes

Foto: Reprodução / Baby Shower Ideas

Foto: Reprodução / Baby Shower Ideas

Cartazes, banners, plaquinhas, pôsteres – são coisas bem simples, mas que podem ser ideias bem bacanas para a revelação. Capriche na escolha do cartaz, personalize de acordo com o seu estilo ou o da sua família. Você pode extrapolar a ideia tradicional de rosa e azul, incluir o nome do bebê, entre outras coisas. Aproveite para criar! Essa ideia pode tanto servir de decoração em uma festa de revelação quanto render fotos bacanas para a contar a notícia na internet.

Vale lembrar que esse é um momento, acima de tudo, especial para você! Então, aproveite-o e compartilhe-o da forma que mais tenha a ver com você. Anote as dicas e tome a liberdade de adaptar e personalizar a ideia do seu jeito!

Comentários
Dicas relacionadas