Dicas de Mulher Dicas de Moda

A onda das hot pants: veja como adotá-las nos looks

Aprenda a usar essa peça que vai dos looks da beira da praia aos mais urbanos e que faz parte do figurino da atriz Bruna Marquezine na novela "Em Família"

em 09/09/2014

Foto: Reprodução / Fashion Coolture

Shorts de cintura alta curtíssimos usados pelas pin ups dos anos 50, muito populares na era disco dos anos 70, as hot pants voltaram às festas e às ruas. Hot pant é uma peça que faz o intermédio entre o shorts e a calcinha.

Nos anos 50 era um shorts curto e justo até o comprimento no qual ainda podia ser chamado de shorts. Nos anos 70 a peça teve seu auge, ganhou alguns centímetros na parte traseira e variedade de tecidos, alguns deles mais larguinhos.

Saiu das ruas para as passarelas quando Mary Quant, estilista antenada da época captou a tendência e a levou para suas coleções. Segundo a consultora de imagem Cláudia Piantini, ela causou frisson não só pela estética, mas pelo valor histórico para a história das mulheres.

Carrie Bradshaw (Sex and the City) e Mulher Maravilha. Foto: Reprodução

A hot pant mais famosa da história é a que vestiu a atriz Lynda Cartner na série de TV Mulher Maravilha nos anos 70. Outra personagem de série famosa que já usou uma hot pant foi Carrie Bradshaw, do seriado Sex and The City.

No Brasil desde de 2010 essa peça vem aparecendo, nas passarelas e nas revistas. Na novela Joia Rara da Globo ganhou popularidade e a cada dia ganha mais adeptas. Mas antes de adotar a peça, Cláudia Piantini aconselha uma análise de guarda-roupa e de life style, para ver se as hot pants combinam realmente com você.

“Uma mulher é interessante visualmente quando ela expressa nas suas roupas sua personalidade, se não for assim, ficará uma personagem e personagens somente são interessantes na ficção. Na vida real, quanto mais verdadeira, mais linda e expressiva será sua imagem, e assim a peça de roupa que você usar somente irá interagir para te valorizar”, diz a especialista.

Hoje são chamadas hot pants tanto a parte de baixo de biquínis cintura alta que cobrem o bumbum, que conferem um look moderno e comportado para o ambiente praia/piscina, como o microshort cavado nas laterais numa ousada produção urbana.

As hot pants proporcionam um visual descontraído e atual se usadas com harmonia. “É preciso ter atitude e cuidado para não ir para o lado do exagero. É uma peça muito sensual, mas se usada corretamente, demonstra segurança e passa a imagem de uma mulher que conhece seu estilo”, diz a consultora.

Looks com hot pants o verão

Como a hot pant deixa boa parte do corpo à mostra, ela é ideal para o verão. Na versão shorts, para quem está com o corpo em ordem, ou na versão biquíni, que combina até para quem não está com o corpo tão sarado assim.

A blogueira Flávia Desgranges (primeira foto) optou por um modelo de tachas, combinado com uma regata cavada e solta que junto com o boné deu um ar street, mesmo que ela esteja de salto. A blogueira Camila Coutinho (segunda foto), que tem um corpo bonito optou por fazer um estilo usando um biquini com a calcinha estilo hot pant. Já a modelo da terceira foto tem um corpo mais próximo da realidade da maioria das brasileiras, ela optou pela hot pant para manter a barriguinha no lugar.

Foto: Reprodução / Fashion Coolture

Foto: Reprodução / Garotas Estúpidas

Foto: Reprodução / Cosmopolitan Austrália

Looks com hot pants para meia-estação

As hot pants são populares também para dias que começam quentes e terminam frios. Para acertar na produção é possível usar camisa, jaqueta, meia-calças fio 80 e dar um ar boho com um chapéu, como no primeiro look.

Usá-las com blusa de lã e botinhas cano médio, como no look da blogueira Ana Loureiro na segunda foto são uma boa opção. Ou sair de dia com hot pants e blusinha e à noite arrematar com uma jaqueta – como no look da blogueira Flávia Desgranges – ou ainda com uma camisa xadrez de flanela, como fez a Miley Cyrus. O look dela é ideal para festivais ao ar livre, é fresco, à prova de barro e lama e precavido (a camisa pode ser usada para esquentar ou fazer estilo amarrada na cintura).

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução / Moda Custom

Foto: Reprodução / Fashion Coolture

Foto: Reprodução

Looks com hot pants para a balada

Sensuais, as hot pants são boas companheiras para a balada. Usar como a Júlia Petit, com transparência por cima ou como na segunda foto, com tecidos nobres como o veludo e bolsa de corrente, dá mais elegância ao look.

Foto: Reprodução / Petiscos


Foto: Reprodução

8 dicas para usar hot pants sem erro

Seja na praia ou na cidade, no alto-verão ou no começo do inverno, a consultora de imagem Claudia Piantini deu dicas certeiras para quem quer aderir à essa peça.

  1. Como toda e qualquer peça de roupa, em primeiro lugar devemos entender o que ela expressa na nossa imagem e se o que estamos usando tem identificação com nossa personalidade.
  2. Os estilos que mais combinam com a peça são o sexy, o dramático e o criativo, pois estes três universos visuais vão buscar nesta peça uma identificação. A sexy busca por sensualidade e atenção, a dramática busca por uma imagem forte e contemporânea, e a criativa expressa a identidade da moda, uma maneira de colocar informações no seu visual.
  3. A peça hot pant no estilo shorts não é indicada para quem está acima do peso, as mulheres com pernas grossas e/ou quadril largo também devem evitar se não quiserem ressaltar essas características.
  4. No dia a dia, use-as em lugares mais descontraídos com sapatos baixos.
  5. À noite para uma balada procure tons mais escuros e sapatos mais pesados.
  6. Sandálias altas geralmente não caem bem com hot pants. Sapatos de salto sim, mas cuide da altura deste salto e também dos acessórios que irá combinar com esta peça. “Sofisticação busca por equilíbrio. Como se trata de um short curto, com linhas bem cavadas, ele já tem muita informação visual”, explica Cláudia.
  7. O valor desta peça está nas combinações que você pode fazer com ela, por exemplo se usar algo muito justo, pode correr o risco de ficar muito impactante, e se colocar uma blusa muito larga pode não ficar visualmente interessante, o interessante mesmo é avaliar bem as formas do seu corpo, as cores e os acessórios.
  8. Uma dica interessante é usar o hot pant estilo biquíni em sobreposições com vestido ou saia transparente, por exemplo, de tule: “Essa brincadeira faz parte de uma macro-tendência chamada Atelier, que é quando você cria seu modo de usar a roupa. Por exemplo, calça com vestido, jeans com tule”, exemplifica.

Onde comprar hot pants?

Confira uma seleção de lojas online onde você pode encontrar as peças para comprar.

Faça as suas próprias hot pants

Nos dois vídeos abaixo, você aprende como customizar um jeans velho e fazer um shorts jeans estilo hot pant:

Comentários
Dicas relacionadas