Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Serotonina: o hormônio do bem estar

Alimentos ricos em serotonina melhoram a sensação de bem-estar e a falta dessa substância pode causar mau humor e depressão

em 06/06/2014

A serotonina é uma substância que existe naturalmente em nosso cérebro e desempenha um papel importante no sistema nervoso. Ela é um neurotransmissor, ou seja, serve para conduzir a transmissão de um neurônio para outro e age na regulação do sono, controle da temperatura corporal e do apetite.

Outra função bem conhecida da serotonina é sua ação sobre o cérebro, que promove uma alteração química capaz de proporcionar uma grande sensação de alegria. Por isso a serotonina é conhecida como o hormônio do bem-estar.

A falta dela deixa o organismo vulnerável ao mau humor e doenças como a depressão. Quando o nível de serotonina no corpo está baixo, a pessoa fica mais ansiosa, pode ter comportamentos compulsivos e tem menos capacidade de resistir à agressividade.

Onde encontrar a serotonina?

Alimentos ricos em carboidratos, como massas ou pães e os doces são os principais responsáveis pela produção da serotonina. Eles aumentam a sensação de bem-estar além de estimularem a atividade cerebral e energizarem o corpo. É por isso que quando a serotonina está em baixa, sentimos uma vontade incontrolável de assaltar a geladeira. As mulheres são as mais afetadas, principalmente quando se aproxima o período menstrual.

A serotonina também pode ser encontrada no chocolate, cafeína, alimentos gordurosos e os ricos em minerais como potássio (vegetais de cores fortes), magnésio (abóbora, amendoim, tofu), selênio (noz e castanha-do-pará), em ácido fólico (brócolis, feijão, frutas cítricas), em e nas vitaminas C (mamão, frutas cítricas) e do complexo B (atum, frango, amendoim). Mas é preciso controlar o consumo destes alimentos, pois apresentam uma grande quantidade de calorias e se ingeridos em excesso, fazem mal à saúde.

Além dos alimentos ricos em serotonina, uma forma alternativa de suprir a necessidade dessa substância é consumindo alimentos com um nutriente chamado triptofano e está presente na carne bovina e de peru, nos peixes, amendoim, banana, leites e seus derivados.

A endorfina é mais uma substância que está ligada à sensação de bem-estar. Ela é produzida durante e depois da prática de atividades físicas e ajuda na redução do estresse e da ansiedade.

Portanto, a combinação de uma boa alimentação é uma ótima maneira de levar uma vida saudável e ainda reduzir as tensões.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas